A carne do futuro é o foco do ‘Workshop sobre Proteínas Alternativas’

Gemü realiza Workshop de Proteínas Alternativas para discutir sobre a carne cultivada em laboratório

No dia 21 de novembro, a Gemü, uma das líderes mundiais na fabricação de válvulas, realizará o Workshop de Proteínas Alternativas. O evento acontecerá na Gemü Brasil, localizada na Rua Marechal Hermes, 1141, em São José dos Pinhais. No entanto, é possível participar de forma remota, de qualquer parte do mundo. O Workshop conta com o apoio do The Good Food Institute – GFI Brasil e da JBT FoodTech, e terá todo o conteúdo transmitido em inglês.

Desafios da indústria e dos órgãos governamentais

Atualmente, um dos grandes desafios tanto da indústria de alimentos quanto dos órgãos governamentais é encontrar soluções para fornecer proteínas para uma população mundial que deverá atingir 10 bilhões de pessoas até 2050, ao mesmo tempo em que se preocupa em preservar o meio ambiente.

Fontes alternativas de proteínas

Nesse contexto, a busca por fontes alternativas de proteínas tem se tornado cada vez mais importante. A carne cultivada em laboratório é um setor promissor que tem despertado interesse de empresas de diversos segmentos.

Objetivo do Workshop

O objetivo do Workshop de Proteínas Alternativas é reunir empresas, institutos de pesquisa, startups, órgãos governamentais e não governamentais, entre outros, para fomentar a inovação nos sistemas alimentares. O evento será híbrido, proporcionando a participação de pessoas de todos os lugares do mundo.

Gemü Brasil e as válvulas no processo de produção da carne cultivada em laboratório

Como uma das líderes mundiais na fabricação de válvulas, sistemas de medição e controle, a Gemü Brasil tem um papel relevante nas discussões e se coloca à disposição das empresas que podem se beneficiar do uso das válvulas Gemü no processo de produção da carne cultivada em laboratório.

Sobre New Meat

Parece ficção científica, mas é possível que, em um futuro próximo, seja possível fabricar cortes inteiros de carne através de impressoras 3D, utilizando proteínas de plantas ou células in vitro de células animais.

A produção desse tipo de carne ocorre a partir de células-tronco de animais, que se multiplicam em um biorreator, gerando uma biomassa. Essa biomassa, uma vez separada em tecidos musculares e de gordura comestíveis, é utilizada na impressora 3D. O principal desafio é conseguir reproduzir a textura, o sabor e o valor nutricional da carne convencional, ao mesmo tempo em que se promove uma abordagem mais sustentável e ética na produção de alimentos.

Pesquisas mostram que esse tipo de carne apresenta várias vantagens, como a redução da dependência da agricultura animal, a diminuição das emissões de gases de efeito estufa, a economia de água e a preservação de terras. Além disso, contribui para evitar práticas cruéis na criação e abate de animais, permitindo a recuperação de populações marinhas devido à redução da pesca. Além disso, a carne cultivada em laboratório pode ser personalizada para atender às preferências dos consumidores, tanto em relação à textura e sabor quanto ao conteúdo nutricional.

Serviço

Vagas presenciais para o Workshop de Proteínas Alternativas são limitadas, portanto, é importante se inscrever com antecedência através do link disponibilizado abaixo:

Link para inscrição: https://forms.office.com/e/AzywwpYAph

Data: 21 de novembro de 2023

Horário: 8h às 17h15 (horário de Brasília)

Local: Gemü Brasil – Rua Marechal Hermes, 1141 – Iná – São José dos Pinhais/PR

#Carne #futuro #tema #Workshop #Proteínas #Alternativas

Última atualização em 3 de março de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Parceria de sucesso: Bockatech e Westfall Technik firmam acordo de licença para tecnologia EcoCore Foam!

Next Article

Marfrig e Michel Teló convidam os consumidores a cantar e concorrer a um ano de carne grátis.




Related Posts