10 anos de ABPA: Conquistas que revolucionaram o setor!

Celebração de uma década da Associação Brasileira de Proteína Animal

Um importante marco na história da avicultura e da suinocultura do Brasil é comemorado hoje (24/04): o décimo aniversário da criação da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A entidade, fundada em 2014, surgiu da necessidade dos diferentes setores da cadeia produtora e exportadora de aves e suínos de ter uma organização única que pudesse atuar de forma estruturada e eficiente como representante político-institucional, incentivadora do desenvolvimento setorial e promotora das cadeias nos mercados interno e internacional.

A fusão de duas organizações

A ABPA é resultado da união de duas organizações: a UBABEF (associação avícola, fruto da fusão da UBA com ABEF) e a ABIPECS (associação suinícola). Com mais de 140 associados, incluindo agroindústrias produtoras e exportadoras, empresas fornecedoras da cadeia e entidades representativas de estados e segmentos fornecedores, a entidade busca utilizar as sinergias entre os setores para promover avanços e superar desafios.

Grandes nomes e conquistas

A ABPA contou com a liderança de Francisco Turra, ex-ministro da agricultura e atual presidente do conselho consultivo, desde sua fundação até 2020, quando Ricardo Santin assumiu a presidência. A associação também teve influentes nomes da cadeia produtiva em seu quadro, como os médicos veterinários Rui Vargas e Ariel Antônio Mendes. Ao longo dessa década, a ABPA conquistou avanços significativos e superou crises, graças à sua força institucional, associados e aos milhões de brasileiros que atuam nos setores.

Ampliação da presença internacional

Através das sinergias construídas, a ABPA apoiou a expansão da avicultura e suinocultura do Brasil no mercado internacional. Parcerias com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) resultaram em quase 80 eventos organizados, incluindo campanhas e feiras, que geraram negócios de US$ 14,7 bilhões para as empresas participantes. Além disso, foram realizadas missões rumo a mercados estratégicos e considerável apoio na validação e habilitação dos frigoríficos brasileiros.

Promovendo o consumo e defendendo as cadeias

No mercado interno, a ABPA se empenha na promoção do consumo e na defesa das cadeias produtivas. Foram realizadas diversas campanhas em conjunto com os associados para fomentar o consumo dos produtos e conscientizar sobre temas emergenciais, como a Influenza Aviária e a Peste Suína Africana, enfatizando que o Brasil é livre das duas doenças.

Gestão de crises e superação de desafios

A ABPA também enfrentou grandes desafios ao longo dessa década, como a crise dos insumos em 2016 e no triênio 2020-2022, o equívoco de informações da Operação Carne Fraca em 2017, a Greve dos Caminhoneiros em 2018 e os efeitos da Pandemia Global no abastecimento. Em todas essas situações, a entidade atuou de forma incisiva junto aos governos federal e estaduais, demonstrando a importância da ampla articulação existente entre a ABPA e suas entidades filiadas nos estados.

Um reflexo do sucesso da cadeia produtiva de proteína animal

A ABPA é o reflexo de uma história de sucesso e conquistas, promovendo e defendendo uma cadeia produtiva que influencia diretamente a vida de centenas de milhões de pessoas no Brasil e em mais de 150 países. Com um impacto econômico de quase US$ 100 bilhões em exportações, a ABPA contribui para a segurança alimentar do Brasil e do mundo.

“A ABPA é o reflexo de uma história setorial de sucesso e de anseios conquistados, que crescem e se modernizam com a força e a visão da dinâmica cadeia de proteína animal, no auxílio à segurança alimentar do Brasil e do mundo”, destaca Ricardo Santin, presidente da ABPA.


#ABPAcomemora #anos #fundação #conquistas #para #setor

Última atualização em 25 de abril de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
Brangus americano é opção para cruzar com fêmeas Nelore e F1 Bonsmara?

Por que cruzar Brangus Americano com Nelore e F1 Bonsmara é a melhor escolha?




Related Posts