FriGol registra lucro líquido de R$ 54,5 milhões em 2023, com aumento de 21% na produção.

Resultados financeiros da FriGol em 2023

O quarto trimestre foi o melhor do ano, com lucro líquido de R$ 21,1 milhões, ante prejuízo de R$ 22,5 milhões no mesmo período de 2022

Receita líquida e lucro líquido

A FriGol registrou receita líquida de R$ 3,1 bilhões em 2023, uma queda de 14% em relação a 2022. O lucro líquido também apresentou queda, sendo de R$ 54,5 milhões, uma redução de 59% na comparação anual.

Ebitda e margem

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi de R$ 146,7 milhões, uma queda de 41%. A margem ficou em 4,8%.

Análise dos resultados financeiros

O CEO da FriGol, Eduardo Miron, destaca que o resultado financeiro de 2023 foi o segundo melhor da história da empresa. Ele ressalta que é importante analisar o comparativo anual levando em consideração que 2022 foi um ano atípico para o setor. Miron aponta que em 2023 houve a suspensão da exportação para a China e uma guerra no Oriente Médio, o que impactou negativamente os resultados da empresa.

Investimento na capacidade produtiva

No ano de 2023, a FriGol investiu para aumentar a capacidade produtiva em suas três plantas localizadas em Lençóis Paulista (São Paulo), Água Azul do Norte e São Félix do Xingu (Pará). Esse investimento resultou em um aumento de 21% no abate de bovinos, totalizando 573 mil animais. É o segundo ano consecutivo em que a empresa registra um aumento na produção acima de 20%.

Aumento da eficiência e redução de custos

O aumento da produção foi essencial para alcançar margens positivas tanto no mercado interno quanto externo. A FriGol ganhou mais eficiência e conseguiu diluir os custos fixos, o que contribuiu para os resultados financeiros da empresa.

Fatores que impactaram as receitas

O CFO da FriGol, Eduardo Masson, destaca que, apesar do aumento no volume de abate, as receitas foram menores comparativamente. Isso ocorreu devido a uma série de fatores, como a queda no valor médio da arroba, a redução do preço da carne no mercado nacional e internacional, além dos preços de venda para a China, principal mercado da empresa, que se mantiveram abaixo dos praticados em 2022.

Diversificação de mercados

Com o objetivo de diversificar seus mercados, a FriGol ampliou o número de países para os quais exporta sua carne bovina. Em 2023, a empresa conquistou habilitações para a Indonésia e Singapura, realizando os primeiros embarques para esses países. A companhia também vê o bloco de países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) como um grande potencial.

Mercado nacional e produtos de maior valor agregado

O mercado nacional se mostrou mais atrativo em alguns momentos de 2023, resultando em um aumento na participação do mercado doméstico nas vendas da FriGol. A empresa encerrou o ano com o mercado interno representando 50% das vendas, frente aos 47% do ano anterior. A FriGol tem focado em ampliar as vendas de produtos de maior valor agregado, como a linha FriGol Chef e a plataforma “Açougue Completo” em parcerias com supermercados.

Resultados do 4° trimestre de 2023

No quarto trimestre, a FriGol registrou um aumento na receita líquida, que totalizou R$ 855 milhões, representando uma alta de 16% em relação ao mesmo período de 2022. O lucro líquido foi de R$ 21 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 22,5 milhões do 4° trimestre de 2022. O Ebitda foi de R$ 72 milhões, 10 vezes maior, com margem de 8,4%. Esse resultado foi impulsionado pela forte demanda do mercado interno, principalmente devido às festas de fim de ano no Brasil e às compras realizadas pela China para o Ano Novo Chinês.

Sustentabilidade como estratégia de negócios

A FriGol tem a sustentabilidade como um dos pilares de sua estratégia de negócios. Em 2023, a empresa atingiu 100% de conformidade nos critérios determinados pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Pecuária Sustentável, em auditoria supervisionada pelo Ministério Público Federal no Pará. Isso comprova que todo o gado adquirido de fornecedores diretos no bioma Amazônia respeita critérios socioambientais. Além disso, a FriGol foi a primeira do setor a implementar o Protocolo de Monitoramento Voluntário de Fornecedores de Gado no Cerrado, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade.


#FriGolregistra #lucro #líquido #milhões #ano #aumentou #sua #produção

Última atualização em 7 de março de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Porco: motivo de orgulho nacional - Edição Mais Porco

Next Article
Suplementação do gado nas águas? Confira as dicas para não jogar dinheiro fora

Como economizar na suplementação do gado durante as águas




Related Posts