Resinas de Commodities: Preços Estáveis ou em Queda Prometem Economia para Indústrias!






Preços do PE, PP, PS e PET Caíram em Dezembro

Os preços de PE, PP, PS e PET caíram em dezembro, com PP e PS em destaque, e esperava-se que permanecessem estáveis em janeiro e no início deste mês. Os principais fatores foram a continuidade da queda dos preços das matérias-primas globalmente, começando pelo petróleo bruto, e o aumento dos estoques dos fornecedores globalmente, com a demanda sazonal fraca.

Estas são as opiniões de consultores de compras da Resin Technology, Inc. (RTi), Fort Worth, Texas; editores seniores da PetroChemWire (PCW) com sede em Houston; e CEO Michael Greenberg da The Plastics Exchange em Chicago.

PREÇOS DO POLIETILENO CAEM

Queda dos Preços de Polietileno em Dezembro

Os preços do polietileno caíram 3¢/lb em dezembro, seguindo uma queda semelhante em novembro. Em janeiro de 2019, os fornecedores de PE emitiram aumentos de preço de 3-6¢/lb para o dia 1º de janeiro e aumentos adicionais de 3-4¢ para este mês, dependendo do fornecedor.

Tanto Mike Burns, vice-presidente da RTi para mercados de PE, quanto David Barry, editor sênior da PCW, afirmaram que não havia fatores de mercado apoiando qualquer aumento de preços. Pelo contrário, citaram tendências globais de queda nos preços das matérias-primas, lideradas pela queda nos preços do petróleo e inventários saudáveis de PE. Burns observou que os estoques domésticos continuam a exceder a forte demanda nos EUA. Além disso, enquanto as exportações foram muito robustas no final de 2018, esperava-se uma desaceleração na Ásia devido às economias em desaceleração e ao Ano Novo Chinês, de modo que as condições do mercado provavelmente seriam incertas até o final de fevereiro.

Perspectivas para os Preços do PE em 2019

Salvo uma grande interrupção na produção ou o aumento acentuado dos preços do petróleo, Burns da RTi prevê estabilidade relativa para os preços do PE até pelo menos o primeiro trimestre, senão para a maior parte do ano. Barry da PCW observou que apenas um grande aumento no preço do petróleo sustentaria um crescimento. Ele aventurou-se a prever que a demanda doméstica seria forte em janeiro, em parte devido ao reabastecimento e ao empurrão dos fornecedores por aumentos. Ele via a pressão descendente no PE como tendo se esgotado e previu uma tendência de preços estáveis a possivelmente ascendentes no primeiro trimestre. Ambos observaram que 2018 terminou com os fornecimentos domésticos de PE aumentando mais de 1 bilhão de libras após uma nova grande capacidade ser posta em operação.

Impacto das Exportações no Preço do Polietileno

Comentando sobre a culminação das tendências de preços do PE de 2018 e o mercado à vista, Greenberg da The Plastics Exchange disse: “Em geral, a necessidade de exportar a grande maioria da nova produção de polietileno diante das tarifas chinesas e da queda dos preços do petróleo exigiu descontos acentuados; e, consequentemente, vimos o desconto de Houston/exportação em relação aos preços domésticos mais altos crescer para talvez níveis sem precedentes.”

PREÇOS DO POLIPROPILENO CONTINUAM CAINDO

Queda dos Preços de Polipropileno em Dezembro

Os preços do polipropileno caíram mais 8¢ em dezembro, em consonância com os preços dos contratos de monômero de propileno, para um total de 18¢/lb de queda nos últimos dois meses de 2018. Não havia sinais de aumento de margem de 3¢/lb tentado pelos fornecedores. Barry da PCW observou: “É difícil justificar esse tipo de aumento de margem com o monômero caindo para 42¢/lb e o PP homopolímero à vista a 54-57¢/lb.” Os preços no primeiro mês do ano provavelmente seriam estáveis ou cairiam mais 1-2¢ se os preços do monômero caíssem um pouco mais, de acordo com Scott Newell, vice-presidente de mercados de PP da RTi. Enquanto isso, Greenberg relatou que a disponibilidade de PP à vista era esporádica, com os preços à vista caindo muito menos que os preços dos contratos.

Previsões para o Mercado de Polipropileno

Essas fontes da indústria geralmente viam preços estáveis, pelo menos em janeiro. Newell disse que muito dependerá da demanda de PP e de até que ponto o excesso de monômero será reduzido com as paradas de manutenção planejadas no final do primeiro trimestre. No início de 2019, os preços do monômero doméstico eram os mais baixos do mundo, enquanto os preços do PP haviam caído para cerca de equivalência com os preços europeus, mas cerca de 10-15¢/lb mais altos que o PP chinês. Newell também observou que, enquanto as importações de PP estavam em níveis recordes no quarto trimestre de 2018, ele esperava que as importações diminuíssem no primeiro trimestre.

PREÇOS DO POLIESTIRENO CAEM

Redução dos Preços de Poliestireno

Os preços do poliestireno caíram 7¢/lb em dezembro, e esperavam-se concessões adicionais de preço na ordem de 3-5¢/lb tanto por Robin Chesshier, vice-presidente da RTi para os mercados de PE, PS e nylon 6, quanto por Barry da PCW. A queda dos preços dos contratos de benzeno foi o principal fator, com os contratos de janeiro se estabelecendo 27¢ mais baixos a $1,83/gal. Preços mais baixos de butadieno e monômero de estireno, juntamente com uma demanda sazonalmente reduzida, também contribuíram.

Possíveis Alterações no Mercado de Poliestireno

No entanto, essas fontes da indústria previam um cenário um pouco diferente já neste mês, baseado em uma recuperação potencial dos preços do benzeno que dependeria tanto dos preços do petróleo quanto do fato de que o benzeno é percebido como estando cerca de 50¢ subvalorizado, observou Barry. Ele acrescentou que em fevereiro de 2017 vimos um aumento acentuado nos preços de PS—até 8¢, impulsionado por um aumento acentuado nos preços do petróleo e do benzeno. Chesshier aventurou que os preços de PS neste mês seriam estáveis ou ligeiramente mais altos. Barry relatou que no final de 2018 o PS prime GPPS à vista estava a 76-78¢/lb, 10¢ mais baixo do que em 2017, enquanto o HIPS prime à vista estava a 81-83¢/lb, caindo 12¢/lb no mesmo período.

PREÇOS DO PVC ESTÁVEIS

Estabilidade nos Preços do PVC

Os preços do PVC mantiveram-se estáveis em dezembro, assim como em novembro, apesar das tentativas dos fornecedores de impor um aumento de 2¢/lb, que tanto Mark Kallman, vice-presidente da RTi para mercados de PVC e resinas de engenharia, quanto Donna Todd, editora sênior da PCW, disseram que tinha pouca chance de implementação.

Ambas as fontes citaram preços mais baixos das matérias-primas e demanda sazonalmente baixa e esperavam que esses fatores contribuíssem para a manutenção dos preços estáveis em janeiro e possivelmente este mês. Os preços de contratos de etileno, definidos no final de dezembro, permaneceram inalterados em relação a novembro, e os suprimentos pareciam estar em boa forma. Kallman previu preços relativamente estáveis para o PVC no primeiro trimestre, salvo ocorrências de interrupções imprevistas na produção ou aumentos nos preços do petróleo e/ou na demanda. Ele observou que após paradas de manutenção planejadas no final do ano passado, os fornecedores de PVC provavelmente aumentariam as taxas de utilização para a faixa de 80% a 85% para reconstruir algum estoque. Todd relatou que aumentos de preços de PVC em janeiro (e os aumentos de preços de tubos que inevitavelmente se seguem) não tiveram um bom histórico de sucesso no passado.

PREÇOS DO PET ESTÃOVEIS OU EM QUEDA

Situação Atual dos Preços de PET

Os preços do PET grau garrafa doméstico entrando em 2019 estavam na faixa de 60¢/lb médios—uma queda em comparação com a ampla faixa de 68-75¢/lb no início de dezembro. A demanda caiu devido a fatores sazonais típicos, enquanto as importações de PET de mais de 50 países estavam novamente disponíveis para compradores domésticos, de acordo com o editor sênior da PCW, Xavier Cronin.

Um distribuidor de resina PET esperava um potencial “rebote” nos preços do PET no mês passado, observando que alguns fornecedores reduziram estoques inflados em dezembro por razões de encerramento de livros de final de ano e outros motivos comerciais. Ainda assim, Xavier Cronin da PCW previu que os preços de PET em janeiro permaneceriam estáveis ou possivelmente cairiam alguns centavos. Quanto a este mês, ele esperava que os preços oscilassem em torno de 65¢/lb, salvo interrupções no fornecimento devido a problemas logísticos como mau tempo criando problemas de entrega para cargas de caminhão e caminhão a granel.





#Prices #Flat #Commodity #Resins

Última atualização em 2 de agosto de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

China reduz compras e exportação brasileira de frango cai no semestre. É possível recuperar?

Next Article

Inove com Embalagens Sustentáveis: Descubra os Benefícios dos Compostáveis à Base de PHA




Related Posts