Reciclagem Química e Mecânica: uma combinação perfeita para o reaproveitamento de materiais.

O Papel da Reciclagem Química na Economia Circular

A Complementaridade entre a Reciclagem Química e Mecânica

A reciclagem é um tema recorrente quando se discute o modelo de economia circular. A divisão de máquinas para plástico da VDMA selecionou o professor Manfred Renner, diretor do renomado Instituto Fraunhofer, para explorar a relação entre a reciclagem química e mecânica.

Quando a Reciclagem Química é Necessária

Segundo Renner, a reciclagem química se torna uma opção viável quando a reciclagem mecânica atinge seus limites. Isso acontece, por exemplo, quando o esforço para separar e limpar o resíduo se torna excessivo ou quando o material já passou por várias etapas de reciclagem mecânica.

A Importância da Reciclagem Química para a Qualidade do Material Reciclado

No caso de plásticos destinados ao reúso como matéria-prima, a reciclagem química desempenha um papel fundamental na obtenção de um material reciclado de alta qualidade. Ela é responsável por desmembrar o termoplástico em seus componentes antes da etapa posterior de polimerização, garantindo assim um processo eficiente.

O Foco da Reciclagem Química

A reciclagem química, em sua maioria, é focada em materiais poliolefínicos devido à disponibilidade de resíduos e facilidade de reprocesso. Renner atribui o desinteresse pela reciclagem química de materiais mais complexos à expectativa realista de ganhos a médio prazo com as poliolefinas.

Os Desafios da Reciclagem Química

A tecnologia da reciclagem química não é um empecilho para os empreendedores. Porém, a construção de capacidades e a montagem de um fluxo eficaz de suprimento de matéria-prima para reprocesso são desafios a serem superados.

Alta Qualidade ao Recuperado

A reciclagem química possibilita o trabalho com materiais complexos, o que resulta em um produto recuperado de alta qualidade. No entanto, Renner ressalta que o esforço necessário para o fracionamento do polímero em monômeros é alto e caro, o que pode tornar a reciclagem química economicamente inviável.









#Reciclagem #química #mecânica #são #complementares

Última atualização em 2 de agosto de 2023

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Recuo na Produção da Indústria em Junho: Dados Revelam Tendência Negativa

Next Article

Associados da Adirplast realizam investimentos em projetos sustentáveis




Related Posts