4 Tendências Inovadoras em Embalagens para 2020 que Você Precisa Conhecer!







Tendências de Embalagens para 2020 e Além: Sustentabilidade e Economia Circular

Sustentabilidade e a Ascensão da Economia Circular

Meus colegas e eu temos reportado continuamente sobre a questão da sustentabilidade e os esforços em direção a uma economia circular em toda a indústria, incluindo fornecedores de materiais e aditivos que visam integrar conteúdo reciclado e/ou materiais de base biológica aos seus portfólios de resinas virgens. Estes esforços vêm acompanhados de avanços em reciclagem mecânica e química.

Recentemente, nos deparamos com um artigo bem elaborado escrito por Bishop Beall, vice-presidente de vendas e desenvolvimento de negócios na Chroma Color Corp., abordando quatro tendências de embalagens muito importantes para 2020 e além.

Chroma Color Corp.: Inovação e Expertise Técnica

A Chroma Color é uma grande protagonista no mercado de concentrados de cores e aditivos especiais de alta qualidade e prazos curtos na indústria de plásticos. Com sua vasta experiência técnica e de manufatura, ao longo de mais de 50 anos, ela tem encantado clientes com suas tecnologias inovadoras de cor.

A empresa atua em diversos mercados, incluindo: embalagens, fios e cabos, construção civil, produtos de consumo, produtos médicos, saúde, jardinagem, bens duráveis, saneamento, recreação e lazer, transporte, entre outros.

Tendência 1: Reduzir, Reutilizar, Reciclar

Está claro para os executivos da indústria que não existe uma resposta simples para resolver os problemas das embalagens plásticas. Há um consenso geral de que designers, processadores, proprietários de equipamentos de reciclagem, instalações de recuperação de materiais (MRF), cidades/estados, escolas e cidadãos devem trabalhar juntos para promover melhorias.

Dessas conversas desafiadoras, surgiram boas ideias sobre como aumentar as taxas de reciclagem, incrementar o uso de resinas pós-consumo (PCR) e enfrentar os desafios atuais da infraestrutura de reciclagem. Por exemplo, as cidades que criaram programas educacionais para suas comunidades sobre o que pode ou não ser reciclado diminuíram a contaminação nas correntes de reciclagem. Além disso, as MRFs estão adicionando novos equipamentos com robótica de triagem para reduzir a contaminação. Contudo, ainda não se chegou a um consenso sobre a eficácia das proibições de plásticos como motivadoras para produzir os resultados desejados.

Iniciativas Locais e Robótica de Triagem

Cidades que implementaram programas educacionais têm visto uma redução significativa na contaminação de materiais recicláveis. As inovações também desempenham um papel crucial, com a introdução de robôs de triagem que tornam o processo mais eficiente e menos propenso a erros humanos.

Eficácia das Proibições de Plásticos

Embora as proibições de plásticos aparentem ser uma solução direta, a eficácia dessas medidas ainda está sob escrutínio. Algumas regiões relataram melhorias, mas a falta de consenso destaca a complexidade do problema.

Tendência 2: Comércio Eletrônico

Não podemos mais ignorar o aumento dos pedidos de comércio eletrônico para produtos embalados nem os novos requisitos de empresas como a Amazon, que garantem que o recipiente chegue ao seu destino final sem danos.

Se você ainda não está ciente ou se ainda não começou a modificar suas embalagens, a Amazon listou os critérios para pacotes enviados dos armazéns em seu site, incluindo um dos maiores desafios — pacotes contendo líquidos. A Amazon implementou um teste de queda de três pés para embalagens de líquidos. O pacote deve ser deixado cair sobre uma superfície dura sem quebrar ou vazar. O teste de queda consiste em cinco quedas: flat na base, flat no topo, flat no lado mais longo e flat no lado mais curto.

Desafio da Embalagem Excessiva

Há também um problema com produtos que têm muita embalagem. Atualmente, os consumidores consideram pacotes excessivamente projetados como “ambientalmente hostis.” No entanto, ir muito longe na outra direção com muito pouca embalagem fará com que sua marca pareça barata.

Equilíbrio e Parcerias

Beall aconselha: “Será crucial dedicar tempo extra para encontrar o parceiro certo que o ajude a cumprir essas diretrizes de comércio eletrônico, para que você não precise voltar à prancheta mais de uma vez.”

Tendência 3: Embalagens Feitas de Resinas Pós-Consumo (PCR)

Muitas marcas de embalagens estão adicionando mais PCR às suas linhas de produtos atuais, e o maior desafio é garantir que pareçam tão boas quanto as embalagens que você encontra atualmente nas prateleiras. Por quê? O material PCR muitas vezes tem uma tonalidade cinza/amarela, manchas pretas e/ou géis na resina que dificultam a produção de um recipiente verdadeiramente transparente ou a correspondência exata das cores da marca em comparação com os produtos feitos de resinas virgens.

Felizmente, algumas empresas de PCR e cores estão enfrentando esses desafios por meio de parcerias e deployando novas tecnologias de corantes, como a série G da Chroma. A série G patenteada é supostamente a solução de coloração mais altamente carregada na indústria e pode superar mais facilmente a variação de cor inerente na maioria dos PCRs. Este tipo de trabalho contínuo de desenvolvimento, juntamente com a inovação contínua de casas de cores, será necessário para produzir uma embalagem que atenda às metas de sustentabilidade das empresas de embalagem sem comprometer a estética ou o desempenho do produto.

Parcerias Estratégicas

Empresas de PCR estão colaborando com especialistas em cores para desenvolver soluções que atendam às necessidades estéticas das marcas, ao mesmo tempo em que cumprem metas ambientais.

Inovação na Tecnologia de Corantes

Novas tecnologias, como a série G da Chroma, permitem que as empresas superem os desafios de coloração associados às resinas pós-consumo, garantindo que as embalagens recicladas sejam visualmente atraentes e funcionais.

Tendência 4: Parceiros de Fornecimento de Embalagens

Devido aos desafios atuais com cadeias de suprimentos resultantes de novas tarifas e uma economia global em desaceleração, as empresas estão repensando suas estratégias atuais e os executivos de embalagens estão procurando novos parceiros de fornecimento de embalagens que agreguem valor.

Quais são as qualidades que os executivos devem procurar em um novo parceiro?

Foco em Atendimento ao Cliente e Inovação

Fique de olho em um grupo central de empresas fornecedoras de embalagens que têm investido fortemente nos últimos cinco anos em seus departamentos de atendimento ao cliente, melhorando seus processos de manufatura e mantendo uma cultura “real” de inovação.

Perguntas para Potenciais Parceiros

Finalmente, Beall da Chroma oferece um conjunto de perguntas para fazer a um parceiro potencial que ajudaria a determinar se eles são realmente uma empresa avançada que pode ajudá-lo a sobreviver nessa nova economia:

  1. Estão investindo em P&D a um percentual acima do mercado?
  2. Possuem capacidade de fazer prototipagem rápida?
  3. Sua folha de balanço permite investimento em novos equipamentos, automação ou outras iniciativas chave de melhoria de processos?
  4. Possuem histórias de sucesso? Seus clientes atuais são seus maiores fãs?

Beall conclui: “Se você obter um sim para todos os quatro itens, certifique-se de agendar uma reunião para aprender como eles podem ajudá-lo a superar seus desafios de embalagem.”





#Packaging #Trends

Última atualização em 4 de julho de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Preços de Suínos em Alta: Oferta Reduzida de Animais Promete Lucros na Suinocultura Independente

Next Article

Concept Materials lança novidades em Masterbatches Ultraconcentrados e apresenta nanopartículas para a indústria de plásticos na Interplast 2024




Related Posts