Governo Federal apresenta ‘Plano Mais Produção’ visando alavancar o setor industrial

1708685605 governo federal apresenta plano mais producao visando alavancar o setor


A Política Industrial do Governo Federal

A recente política industrial lançada pelo Governo Federal se apresenta como um grande potencial de incentivar o desenvolvimento do setor. O plano de desenvolvimento para a indústria, chamado ‘Plano Mais Produção’, também teve anúncio.

Na imagem aparece o presidente Lula, de pé, comentando sobre a nova política para indústria brasileira
Governo Federal apresenta 'Plano Mais Produção' visando alavancar o setor industrial 3

O plano de desenvolvimento para a indústria

O plano prevê, entre os instrumentos para estimular o setor, 300 bilhões de reais em linhas de crédito, subsídios a empresas e exigências de conteúdo local nos produtos.

Segundo o economista-chefe da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Igor Rocha, essa ação incentivará tanto quanto o Plano Safra tem impulsionado o agronegócio do país ao longo dos últimos anos.

As vantagens do Plano Mais Produção

Diante do novo plano Rocha comenta: “O grande mérito do plano que foi apresentado é colocar de forma muito clara a indústria da transformação como vela propulsora do desenvolvimento”.

Além disso, o plano pretende também conter um movimento de queda da participação da indústria da transformação do PIB. Vale ressaltar que ele já chegou a mais de 20% durante as décadas de 1970 e 1980. Porém, atualmente, ele está com cerca de 13%, de acordo com Rocha.

Frente disso, o economista-chefe da Fiesp destaca: “Olhando para essa experiência do Plano Safra no agro, o Plano Mais Produção tem condição de ser o Plano Safra da Indústria”, disse Rocha. Nesta fala ele cita o pilar da política que engloba mecanismos para o financiamento do setor industrial de forma contínua nos próximos três anos.

Assim, ele completa: “O Plano Safra não é uma medida apenas, são várias medidas que formam um ecossistema de ações. O Plano Mais Produção procura trazer uma isonomia com outros setores. Ninguém pode ser contra inovação, descarbonização e produtividade”.

As questões que envolvem a implementação na indústria

Sendo assim, entre os 300 bilhões de reais do Mais Produção até 2026, 106 bilhões de reais tiveram anúncio em julho do ano passado, conforme afirmado pelo o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).

Desse modo, questionado em relação aos temas recorrentes da indústria da transformação como proteção comercial e simplificação tributária, Rocha diz que a política industrial apresentada pelo Governo trata de questões estruturais. No entanto, necessita de temas como regras de conteúdo local “construídas em sinergia com o setor privado” nos próximos meses.

Enquanto isso, para o presidente da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), a proposta trata-se de um bom ponto de partida. Porém, precisará de muita determinação do Governo para ser implementada.

Logo, José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Abiplast, diz: “É um bom começo, muito bem elaborada e abrangente, mas precisa de muito foco para ser executada. O custo Brasil vai continuar sendo o maior impedimento para desenvolvermos uma indústria competitiva no Brasil”.

O impacto do plano no mercado financeiro

Assim, no setor financeiro, este plano está sendo visto como um fator de risco para o equilíbrio fiscal, pois na segunda-feira em que foi anunciado, fez o dólar à vista subir mais de 1% ante o real. Em movimento sustentado ainda pela recuperação da divisa dos Estados Unidos no exterior durante a tarde.

No entanto, apesar de o valor de 300 bilhões estar ligado à operação do BNDES, não necessariamente acarretará impacto fiscal. Sendo assim, quanto à percepção mais geral, os 300 bilhões de reais anunciados elevam o risco em relação às contas do governo. Em reação, o dólar se reaproximou dos 5,00 reais.

Portanto, o diretor da Correparti Corretora, Jefferson Rugik, pontua, ao justificar a alta firme do dólar ante o real.: “Há uma recomposição de posições defensivas. O programa pode trazer despesas para o governo e o mercado se ajusta, vai para a proteção do dólar.”

Você gostaria de ficar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.


#Governo #Federal #lança #Plano #Mais #Produção #para #impulsionar #indústria

Última atualização em 25 de abril de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior
capacitacao de profissionais do setor de embalagens flexiveis atraves de

Capacitação de profissionais do setor de Embalagens Flexíveis através de um Curso

Próximo Artigo
braskem completa construcao de instalacao de pp de escala mundial.gifmaxwidth1200

Braskem Completa Construção de Instalação de PP de Escala Mundial em LaPorte, Texas




Posts Relacionados