Grupo Heineken adota embalagem retrátil com PCR para a marca Amstel em todo o Brasil.

O Grupo Heineken adota embalagem shrink com PCR para a marca Amstel em todo o Brasil

O Grupo Heineken deu mais um passo em busca da circularidade do plástico em suas operações. A cervejaria substituiu as embalagens do tipo Shrink que revestem as latas da marca Amstel – também conhecidas como embalagens termoencolhíveis – para a tecnologia Shrink PCR, produzidas com 30% de resina de Polietileno pós-consumo reciclada. Esta iniciativa é resultado de uma colaboração com a Dow e a Lord. Além disso, segundo a empresa, a parceria permitirá uma redução anual de 39 toneladas de emissões de CO2.

Uma solução sustentável para reduzir emissões de CO2

Em 2022 o Grupo Heineken implementou o uso do material em suas embalagens secundárias da marca Devassa, que foi a primeira a utilizar o material mais sustentável para distribuição em todos os pontos de venda. Segundo a empresa, a substituição permitiu a redução de 777 toneladas de plástico das embalagens da marca em 12 meses, distribuída majoritariamente na região Nordeste do país.

A expansão da solução para outras marcas

“A experiência inicial com a marca Devassa nos deu ainda mais estímulo para expandir os esforços para outras marcas do portfólio, como Amstel, com crescimento expressivo e que tem ganhado cada vez mais reconhecimento do consumidor. Estamos seguros de que ao implementar essa solução para a marca Devassa e agora para Amstel, estamos adotando um modelo circular, que além de reduzir a quantidade de plástico no meio ambiente contribui para uma gestão eficiente de resíduos sólidos em nosso ecossistema”, afirma Ornella Vilardo, diretora de Sustentabilidade do Grupo Heineken.

O impacto das embalagens no meio ambiente

Segundo dados do relatório “The Global Waste Management Outlook” (2022), da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as embalagens são um dos principais componentes do lixo urbano, sendo responsáveis por cerca de 20% do volume total de resíduos sólidos gerados no mundo.

Compromisso com a circularidade das embalagens

Para combater esse problema em sua cadeia de distribuição, o Grupo Heineken assumiu o compromisso de promover 100% de circularidade das suas embalagens no ON Trade – bares, restaurantes e estabelecimentos de consumo imediato – até 2025. Para a redução de embalagens plásticas a meta é atingir 100% de circularidade de embalagens plásticas também no OFF Trade – supermercados, lojas de conveniência etc.

Parceria para a sustentabilidade

“Temos consciência de que não é possível construir essa jornada sozinhos, por isso em parceria com fornecedores comprometidos com a sustentabilidade e outros aspectos da agenda ESG para trabalharmos de forma colaborativa, gerando valor efetivo para toda a nossa cadeia de atuação”, afirma a executiva.

Parceiros comprometidos com a sustentabilidade

“Para a Lord, fazer a diferença na redução dos impactos das embalagens no meio ambiente é primordial. E a utilização das resinas PCR em nosso portfólio de filmes flexíveis corrobora com nossos valores e missão no que tange pesquisa e desenvolvimento, tecnologia, inovação e responsabilidade ambiental”, explica Herman Moura, presidente da Lord.

Soluções avançadas em sustentabilidade nas embalagens

A Dow, através da sua linha de resinas plásticas recicladas Revoloop, oferece uma gama de opções para embalagens flexíveis primárias, secundárias e rígidas. “Uma vez mais, temos um trabalho em colaboração com a cadeia de valor trazendo avanços em requisitos de sustentabilidade nas embalagens, permitindo que a reciclagem ocupe um espaço cada vez mais relevante nesse mercado sem abrir mão de qualidade e da entrega técnica também tão importantes em embalagens termoencolhíveis. Contar com parceiros como a Heineken e a Lord, que estão comprometidos em colocar na prática estas soluções, fez toda a diferença para que esse notável caso de sucesso pudesse se concretizar e chegar às mãos dos consumidores.” Letícia Vanzetto, Gerente de Desenvolvimento de Mercado, Embalagens e Plásticos Especiais.

Siga o Blog do Plástico no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Tags: Amstel, Dow, Ecofilm, Embalagens, Filmes, Heineken, Indústria de Bebidas, Lord, PCR, Plásticos, Reciclado pós-consumo, Revoloop

#Grupo #Heineken #adota #embalagem #shrink #PCR #para #marca #Amstel #todo #Brasil

Última atualização em 20 de fevereiro de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
Charolês: “O único insumo gratuito da pecuária é a heterose. Use a heterose!”, aconselha pecuarista

Aproveite a Heterose Gratuita: Revolucione Sua Pecuária!

Next Article

Prêmio Plástico Sul premia os destaques de 2023 em Inovação e Sustentabilidade




Related Posts