O que é hardware? Entenda tudo o que compõe o seu PC

Hardware é o nome dado aos componentes que compõem um PC. Do processador à memória RAM, ao seu periféricos externos, eles são vitais para o funcionamento de sua máquina, cada um com uma função particular.

Hoje o Blog do Plástico de Engenharia explica em detalhes o que é hardware, como compõe um PC e a diferença Programas. Verificação de saída:

  • Veja também: Windows 11 tem notificações constantes sobre personalização e hardware

O que é Hardware

Hardware é uma parte eletrônica que junto com outras formam um PC. Ele é formado por circuitos elétricos e controlado por um sistema operacional e software, que têm função semelhante à do cérebro desse componente.

O PC é composto por um conjunto de hardware interno e externo.O PC é composto por um conjunto de hardware interno e externo.Fonte: Shutterstock

O hardware pode ser interno ou externo, ou seja, pode estar localizado dentro ou fora do gabinete do computador. A grande diferença entre eles é que geralmente as peças que compõem a parte interna de um PC são conectadas diretamente na placa-mãe e não são facilmente trocadas e no mesmo período que as que ficam na parte externa.

É importante lembrar que outros aparelhos eletrônicos também são compostos por hardware, como notebooks e celulares. Estes, por sua vez, também possuem componentes semelhantes aos de um computador, mas com tamanhos menores e capacidades diferentes.

O telefone celular também é composto de hardware diferente.O telefone celular também é composto de vários hardwares.Fonte: Shutterstock

A evolução do Hardware

A evolução destas peças é algo que merece destaque. Na década de 1990, quando os computadores passaram a ser um item indispensável no dia a dia, muitos desses componentes apresentavam tamanhos maiores e menor capacidade do que os modelos atuais.

Tomando como exemplo o HD, que é o hardware responsável por armazenar dados e informações de um sistema operacional. Naquela época, os modelos mais usados ​​ofereciam em média 50 GB de espaço. Hoje, os discos rígidos têm pelo menos 500 GB de espaço. Sem falar nos modelos SSD, que possuem uma tecnologia de leitura de dados muito mais rápida.

Os discos rígidos dos anos 90 eram maiores e tinham menos espaço para armazenamento de dadosOs discos rígidos dos anos 90 eram maiores e tinham menos espaço para armazenamento de dadosFonte: Shutterstock

Outro exemplo de dispositivo que evoluiu muito é o mouse. Nos anos 90, era comum ter um modelo com uma bola de borracha que envolvia uma esfera de metal. Enquanto ela rolava pela mesa, o cursor na tela reproduzia o movimento.

Hoje em dia, além desse modelo estar extinto, muitos mouses possuem conexão sem fio (wireless), e velocidades bem maiores em relação à época. Sem falar nos LEDs RGB que permitem personalizá-los com as cores que você preferir.

Hoje em dia os mouses possuem velocidades mais altas além de LEDs e botões lateraisHoje os mouses possuem velocidades mais altas, além de LEDs e botões laterais.Fonte: Shutterstock

O hardware principal de um PC

Os principais dispositivos internos para o funcionamento de um PC são:

  • processador (CPU);
  • placa-mãe;
  • fonte de energia;
  • HD (ou SSD);
  • Memoria RAM;
  • placa de vídeo (GPU).

Os principais componentes externos de um PC, também chamados de periféricos, são:

  • monitor;
  • teclado;
  • rato;
  • Webcam;
  • fone de ouvido ou fone de ouvido.

O que é Software

O software é a parte digital do PC, ou seja, é um conjunto de instruções dadas ao hardware para que ele funcione corretamente. Pode variar desde um sistema operacional como o Windows que faz todo o computador funcionar, por exemplo.

Portanto, podemos dizer que o software convive com o hardware, sendo responsável pelo controle do dispositivo. Por exemplo, uma placa de vídeo não tem relevância se não tiver um programa rodando nela, seja um jogo ou um filme rodando no PC.

A placa de vídeo é um exemplo de hardware que necessita de software para seu funcionamento.A placa de vídeo é um exemplo de hardware que precisa de software para seu funcionamento.Fonte: Shutterstock

Com o software também é possível alterar o funcionamento de alguns componentes do PC. Com um determinado programa, é possível aumentar a velocidade do cursor do mouse, por exemplo, para torná-lo mais ágil e responsivo em um jogo FPS – no qual é fundamental ser rápido com a mira controlada pelo aparelho.

Também com software podemos aumentar a velocidade de um processador, realizando o procedimento chamado overclock. Nele, o software faz alterações diretas no processador, fazendo com que ele opere em uma velocidade maior que a especificada pelo fabricante e tenha um desempenho ainda maior.

O procedimento de overclock é todo feito através de um software que faz alterações no funcionamento normal do processador.O procedimento de overclock é todo feito através de um software que faz alterações no funcionamento normal do processador.Fonte: Shutterstock

Agora que você já sabe o que é hardware e a diferença de software, se quiser montar seu próximo PC, temos um tutorial que explica passo a passo o procedimento.

Você ficou com alguma dúvida? Conta pra gente aqui nos comentários.

Última atualização em 16 de setembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Asus admite falha na placa-mãe ROG Maximux Z690 e fará recall

Next Article

BlackBerry encerrará sistemas para seus telefones em janeiro




Related Posts