Multa isolada por compensação não homologada

Multa isolada por compensação não homologada

Por Marcelo Feitas

A multa isolada de 50% sobre o débito objeto da compensação é prevista na hipótese de não homologação da declaração, ou não aceite, por parte da Receita Federal do Brasil da PER/DCOMP

Isso porque, o artigo 74 da Lei n° 9.430/1996 prevê, de acordo com as regras previstas, a possibilidade de o contribuinte compensar créditos tributários federais com quaisquer tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Sendo, mediante a entrega da declaração de compensação (PER/DCOMP). 

.

Basta que o contribuinte tenha negado seu pedido administrativo de compensação para que se exija o pagamento da multa isolada de 50%, independentemente da comprovação de má-fé.

Quando poderá ser cobrada a multa isolada?

A princípio, os contribuintes têm acionado o Poder Judiciário, por conta dessa cobrança indevida, na tentativa de afastar a exigência desta multa.

Além de possuir efeito confiscatório, a multa isolada representa violação aos princípios da razoabilidade e da moralidade.

Bem como, da proporcionalidade, do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa.

A multa isolada configura evidente restrição do direito constitucional de petição.

Ou seja, se aplicável, a multa somente caberia na evidência de prática de ato doloso pelo contribuinte e não por mero indeferimento da compensação pleiteada.

A inconstitucionalidade

artigo tag brazil
Multa isolada por compensação não homologada 6

Os Tribunais Regionais têm afastado a imposição dessa multa, e a controvérsia por fim chegou no Supremo Tribunal Federal (Ação Direta de Inconstitucionalidade n° 4.905 e Recurso Extraordinário n° 796.939/RS).

Uma vez que, a própria Procuradoria Geral da República já emitiu parecer reconhecendo a inconstitucionalidade de tal multa, salvo quando comprovada a má-fé do contribuinte.

O relator do STF no RE 796.939 já se manifestou favoravelmente no sentido:

“É inconstitucional a multa isolada prevista em lei para incidir diante da mera negativa de homologação de compensação tributária por não consistir em ato ilícito com aptidão para propiciar automática penalidade pecuniária”.

O julgamento foi suspenso devido a um pedido de revisão, e a expectativa é que a decisão final seja favorável ao contribuinte.

1667123203 522 multa isolada por compensacao nao homologada
Multa isolada por compensação não homologada 7

Vale ressaltar que, em recentes casos relacionados à matéria tributária, o Supremo Tribunal Federal tem modificado os efeitos de suas decisões.

Assim, impossibilitando a recuperação de valores pagos indevidamente.

Portanto, recomenda-se buscar a tutela do judiciário com brevidade, para afastar a cobrança de multa aplicada.

Ou mesmo para pleitear a restituição daquelas já indevidamente pagas nos últimos cinco anos

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigo por Marcelo Feitas, da TAG BRAZIL, explica quando poderá ser aplicado o pagamento da multa isolada de 50%, de acordo com a Receita Federal da PER/DCOMP

Última atualização em 30 de outubro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior
1667118823 amazon lanca sua propria linha de smart tvs 4k com

Amazon lança sua própria linha de smart TVs 4K com Alexa

Próximo Artigo
1667126887 samsung mostra tela extensivel que se move com o conteudo

Samsung mostra tela 'extensível' que se move com o conteúdo




Posts Relacionados