Humankind pode ser um concorrente de peso para a série Civilization

Os apaixonados por games do gênero 4X vivem a expectativa de um dos grandes lançamentos do ano. Desenvolvido pelo Amplitude Studios e publicado pela Sega, Humanking tem tudo para fazer frente a um dos mais queridos jogos deste estilo, a série Civilization.

Eu acompanho o desenvolvimento do jogo desde o início do ano passado. Tive a oportunidade de jogar o Opendev Lucy, que ocorreu no fim de 2020 e, agora, a prévia disponibilizada pela empresa.

O estúdio cresceu de patamar depois que lançou a série Endless. principalmente com Endless Legend, que chegou ao mercado em 2014. Para se ter ideia, o jogo fez tanto sucesso que foi lançado para o Nintendo Switch recentemente.

A grande questão que paira sobre a nossa mente é saber se a empresa terá condições de se dissociar do construído ao longo dos anos e mostrar que Humankind pode ser a grande cereja do seu bolo.

Novidades

Diferentemente do Opendev Lucy, a versão que testamos possibilitou ingressar na aventura em duas eras, a neolítica e o início da moderna. Tudo isto ocorreu para que pudéssemos entender muito da diferença do apresentado em cada uma delas.

Apesar de não estar disponível, o estúdio informou uma novidade muito interessante para o game: será possível customizar o seu personagem com roupas típicas e acessórios. Mas não pense que será apenas souvenir.

A customização também atinge a inteligência artificial, podendo deixar os adversários com características distintas. Eles podem ser mais pacíficos e menos tolerantes, entre outras opções. Além disso, será possível incluir bônus especiais para cada um deles. Isto pode ser essencial para aumentar o fator replay do jogo.

Vale lembrar que Humankind já recebeu um adiamento, devido ao feedback dos jogadores que participaram das sessões fechadas. Tudo porque algumas mecânicas estavam muito lentas e de difícil entendimento, deixando o jogo muito, mas muito arrastado. Por isso foi importante conferir esta prévia, para termos certeza de que as modificações foram significativas.

A grande alteração foi a implementação do crescimento da população. Agora ela acontece de forma mais simples, utilizando como base a quantidade de alimento extra que a cidade gera por turno.

Desbalanceado

Outra questão, que ainda não foi solucionada, se refere a passagem rápida de eras. Creio que ainda precise passar por um novo balanceamento para tornar a aventura mais “real”. O fato é que conseguimos recursos científicos e de desenvolvimento muito rápido, acelerando tudo o que encontramos.

Humankind segue sendo pouco convidativo para os jogadores, trazendo dificuldades de entendimento até mesmo para os mais experientes com o gênero. Isto foi muito criticado anteriormente e ainda segue sendo um problema.

Como os tutoriais demandam bastante tempo de leitura, eles acabam se perdendo na formatação dos menus, dificultando muito a interatividade entre o game e o jogador. Isto tem que ser repensado urgentemente, caso a empresa tenha interesse em atingir uma nova gama de clientes.

Apesar disso, eu adoro os menus do jogo. Eles são leves, possuem uma formatação simples, tirando o foco do que realmente deve caminhar em paralelo com a interatividade do mapa.

Já cansei de jogar games de estratégia 4X onde era necessário caçar espaços na tela para poder se situar, saber exatamente onde estava e qual ação tomar de forma certeira. Humankind torna nossa vida mais fácil neste quesito.

Vale destacarmos a parte gráfica, de muito bom gosto e colorida na medida certa. Eles são leves e possuem características únicas, como é possível ver nas imagens. Infelizmente, como na versão Opendev Lucy, ainda era possível reparar problemas na otimização do jogo.

Nesta nova versão, o jogo melhorou, mas ainda apresenta problemas neste sentido, principalmente ao se jogar em 4k e 60 fps. Espero que isto seja resolvido até a versão final. Minha preocupação é de que nada seja feito, pois o time está focado nas mecânicas de jogo.

Mesmo com todos estes pontos trazidos no texto, Humankind segue com grande expectativa entre os apaixonados por jogos 4X. A empresa já é experiente neste gênero e aproveita para escutar muito a comunidade, o que pode ser um grande ponto à favor.

A previsão é de que Humankind seja lançado no dia 17 de agosto, para Google Stadia, PC e Mac.

Última atualização em 2 de junho de 2021

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

AMD anuncia FidelityFX Super Resolution, o concorrente do DLSS

Next Article

Doutor Estranho 2: roteirista diz que o filme será sombrio




Related Posts