Pouco mais de um mês após a Apple liberar o seu esperado recurso de privacidade, o App Tracking Transparency (ATT), com a atualização iOS 14.5, agora foi a vez do Google anunciar que está aprimorando a proteção dos seus usuários do Android que não desejarem que anunciantes os rastreiem durante a navegação, segundo o Financial Times.
De acordo com o jornal londrino, o Google criou uma opção adicional para exclusão que permite aos usuários do Android utilizarem a chamada “Ad ID”, uma identidade de publicidade na qual os usuários podem redefinir os próprios identificadores ou desativarem totalmente anúncios personalizados em apps do Google Play.
O próprio Google anunciou a alteração em um e-mail para desenvolvedores da Play Store na quarta-feira (2). Afirmando claramente que “quer dar aos usuários mais controle sobre seus dados para maior segurança e privacidade”, a gigante de Mountain View colocou a interface API Advertising ID em sua página de suporte para IDs de publicidade.
Assumindo o controle
Fonte: Financial Times/ReproduçãoFonte: Financial Times
Atualmente, já é possível optar por não receber anúncios personalizados no Android. Você só precisa acessar o aplicativo Configurações, acessar a aba do Google e selecionar a opção “Anúncios”. Na prática, no entanto, os desenvolvedores conseguem contornar o bloqueio e acessar normalmente o ID de publicidade do seu dispositivo.
Com o update, os desenvolvedores não conseguirão mais dar esse “drible”, e os que tentarem acessar o ID de publicidade de pessoas que fizerem a opção pela exclusão receberão “uma string de zeros em vez de um identificador”, garante o Google.
O lançamento da nova política será realizado em fases, segundo a página de suporte da empresa. Os dispositivos que já estiverem com o Android 12 instalado receberão as mudanças até o “final de 2021”, mas no início do ano que vem elas já estarão disponíveis em todos os aparelhos com Google Play.
Essa revisão é uma verdadeira revolução na publicidade, pois permitirá que bilhões de usuários de Android escolham não receber as tais “publicidades baseadas em interesses”.
Última atualização em 6 de junho de 2021