Você já deve ter ouvido falar de uma função de segurança do Windows 10 chamada “Reparo Automático”. Quando o computador passa por algum problema, o próprio sistema tenta solucionar o ocorrido – o que nem sempre é eficaz. Além de o erro persistir, podem surgir outros, como o PC continuar no loop de reparo automático.
Mas o que é o reparo automático?
Antes de discutirmos o loop, é preciso entender o que é o reparo automático. Trata-se de uma forma utilizada pelo Windows para resolver problemas de inicialização, que podem ser causados por um motivo bem conhecido por todos os usuários: desligar o aparelho incorretamente. Isso pode corromper arquivos essenciais ao sistema e até mesmo danificar o disco rígido, uma vez que a agulha de leitura não terá parado na posição correta.
Isso significa que, se a bateria do seu notebook gastar 100% do total de sua capacidade ou a energia elétrica for cortada repentinamente, arquivos essenciais podem ser corrompidos, e o Windows tomará a dianteira para acertar o que estiver errado.
Por esses motivos e outros semelhantes, você deve ter percebido como é importante desligar o computador sempre de forma correta. Contudo, não é sempre que o sistema conseguirá solucionar os problemas para que tudo volte a funcionar como antes, e é aí que entra o loop de reparo automático.
Primeiros passos
Antes de tudo, é importante que você inicie o sistema normalmente apenas para se certificar de que há algo realmente errado, porque às vezes acontece de o Windows “identificar” uma falha que simplesmente não existe, o que pode levar ao loop de reparo.
Para evitar isso, pressione a tecla F8 várias vezes quando o PC estiver ligando. Você acessará o Gerenciador de Inicialização do Windows e verá algumas opções. Entre elas, selecione “Iniciar o Windows normalmente”.
E se isso não funcionar?
Nesse caso, talvez seja interessante tentar uma restauração. Contudo, é importante que você saiba que é preciso ter a proteção do sistema ativada no Windows para que o processo funcione de forma correta.
Quando o loop de reparo automático começar, você verá uma tela azul chamada “Opções de inicialização avançada”. Nesta, selecione a opção “Solução de Problemas”.
Na tela seguinte, vá em “Opções avançadas”.
Selecione “Restauração do sistema” e escolha uma data antes de quando o problema surgiu. Tenha em mente que você perderá os arquivos posteriores a essa data.
O problema continua, e agora?
Certo, então podemos tentar utilizar um prompt de comando. Quando a tela azul de inicialização avançada aparecer, clique na opção “Solução de problemas”. Em seguida, vá em “Opções avançadas” e clique em “Prompt de comando. Agora, insira os comandos listados abaixo (é importante que você repare na letra do último, a qual mudará de acordo com a sua unidade de Windows).
Comandos
bootrec.exe /rebuildbcd
bootrec.exe /fixmbr
bootrec.exe /fixboot
bootrec.exe /chkdsk /r c:
Se nenhuma das dicas mostradas aqui funcionar, a última cartada pode ser reinstalar o Windows. Você poderá realizar o processo através da tela de reparo automático.
***
Quer dominar qualquer aparelho celular e se sobressair no mercado? Saiba mais aqui.
Última atualização em 2 de junho de 2021