A Microsoft confirmou hoje (18) que o Windows 10 X será descontinuado. Apresentado como um sistema para computadores de duas telas, o SO não será lançado de maneira independente e se tornará parte da versão principal do Windows.
A informação foi revelada pela Microsoft em uma publicação no blog do Windows 10. A companhia anunciou a chegada da versão 21H1 do sistema operacional e aproveitou a ocasião para trazer uma atualização sobre a versão paralela do programa, após muitos rumores sobre o cancelamento do projeto.
Surface Neo, um dos dispositivos feitos para usar o Windows 10X.Fonte: Microsoft
Segundo a Microsoft, o time realizou discussões internas e decidiu desistir da ideia de lançar o Windows 10 X como um produto em 2021. A empresa disse que o objetivo agora é integrar as principais funcionalidades do sistema no Windows 10, processo que já começou a ser realizado.
Segundo a companhia, as versões prévias do Windows 10 já contam com algumas novidades que foram inspiradas na versão 10X, e que devem aparecer na atualização Sun Valley. As novidades que chegarão na edição principal do sistema futuramente incluem uma experiência melhorada de digitação por voz e um teclado touchscreen aprimorado, além de mudanças visuais.
“Estamos aproveitando os aprendizados de nossa jornada até agora e acelerando a integração das tecnologias fundamentais do 10X em outras partes do Windows e produtos da empresa. Nossas equipes continuam investindo em áreas onde as tecnologias do 10X ajudarão a atender às necessidades de nossos clientes”, explicou a Microsoft.
Sistema para duas telas
Revelado em 2019, o Windows 10X foi apresentado como uma nova versão do sistema da Microsoft para dispositivos de duas telas. A solução deveria ser lançada com o Surface Neo e outros dispositivos baseados em display duplo.
No meio do caminho, a Microsoft alterou os planos para a plataforma e transformou o sistema em uma solução para competir com o Chromebook. Um vídeo mostrando a build do Widows 10X para PCs até vazou no começo do ano, dando uma ideia de como seria a experiência de uso.
Além de servir de inspiração para a própria Microsoft, o design do Windows 10X também influenciou o sistema Linux Zorin, que receberá uma nova interface similar ao SO da Microsoft.
Última atualização em 3 de junho de 2021