A Huawei anunciou oficialmente nesta quarta-feira (2) o seu primeiro sistema operacional, o HarmonyOS. Ele poderá ser usado em vários dispositivos móveis, como celulares, smartwatches, tablets e outros dispositivos inteligentes. O sistema operacional existe desde 2019, mas só agora será utilizado em um amplo ecossistema de produtos da marca.
A empresa também revelou que pretende expandir o ecossistema do sistema operacional. A iniciativa tem o objetivo de ganhar espaço no setor de software e mais autosuficiência no mercado de dispositivos móveis. Isso porque a gigante chinesa foi afetada pelas proibições do governo dos Estados Unidos, privando a empresa de utilizar o sistema Android, do Google.
O software passou por um longo período de testes e deve chegar primeiro aos dispositivos Huawei Mate 40, Mate X2, P40, Mate 30, MatePad e MatePad Pro.
Casa mais integrada
O novo sistema oparacional promete conectar o usuário em diferentes dispositivos inteligentes ao mesmo tempo com um único aparelho, transformando-o no que a empresa chamou de “super dispositivo”. Com ele, é possível combinar várias funções em um espaço só. Ou seja, o usuário poderá “enviar” uma videochamada para a Smart TV ou tranferir a imagem do celular para um tablet ou notebook. Assim, não será preciso acessar cada produto separadamente para controlar a música ou a TV, por exemplo.
Huawei/Divulgação
HarmonyOS Connect
Com mais integração entre os diferentes dispositivos inteligentes da casa, a Huawei também promete que será possível conectar dois aparelhos apenas por aproximação. Ou seja, basta que o usuário aproxime o celular do micro-ondas para consultar receitas, por exemplo. O objetivo da empresa é garantir que os consumidores da marca consigam aproveitar 100% das funcionalidades inteligentes dos aparelhos.
Painel de controle
Parecido com o iOS, o painel de controle do HarmonyOS concentra todas as funcionalidades de um dispositivo, garantindo mais rapidez para o usuário na hora de gerenciar recursos do celular, tablet ou smartwatch.
Ele contará com widgets de controle para Wi-Fi, Bluetooth, lanterna, dados móveis, entre outros, sem que seja necessário acessar as configurações do dispositivo. Além disso, é no painel de controle que o usuário poderá integrar e controlar os aparelhos conectados.
Huawei/Divulgação
Tela personalizada
Com o Harmony, o usuário poderá escolher quais widgets aparecerão na tela inicial. Assim, ao desbloquear o celular, será possível acessar informações importantes sem ser necessário abrir um aplicativo específico. O usuário também poderá criar telas diferentes com temas distintos, como saúde, jogos, entretenimento e outros.
Segurança e privacidade
A chinesa assegurou que está trabalhando com várias certificações internacionais de segurança, com o intuito de proteger os usuários contra ameaças na rede. A empresa também afirma que, para se tornar um “super dispositivo”, os aparelhos passam por uma série de autenticações para comprovar a identidade do usuário.
Última atualização em 4 de junho de 2021