O Google adquiriu recentemente uma empresa especializada na fabricação de microLED com foco em realidade aumentada (AR). O movimento é um indício de que a empresa ainda tem interesse no segmento, mesmo com o fracasso do óculos Google. Até o momento, a empresa não divulgou o valor da negociação, mas a última avaliação indica que a empresa em questão, a Raxium, tem um valor de mercado superior a US$ 1 bilhão.
Quando o Google Glass foi introduzido, os dispositivos vestíveis, em geral, ainda não eram uma realidade, e a tecnologia necessária para viabilizar os óculos inteligentes era muito limitada. Como as versões de teste do produto apresentavam muitos problemas em ambientes de uso real, principalmente aquecimento, a versão comercial do produto foi descontinuada.
Cada vez mais empresas utilizam produtos com elementos de RA para engajar o consumidor, e o movimento atual de criação de ecossistemas digitais que de alguma forma se integram à realidade cria demanda por novas soluções. Além da aplicação de microLEDs em headsets e óculos VR/AR, a tecnologia também é utilizada em vidros e painéis inteligentes.
Possibilidades para o Metaverso
A realidade aumentada é uma das possibilidades mais evidentes para o futuro do metaversoFonte: Raxium
A compra da Raxium pode representar uma nova incursão do Google no segmento de realidade aumentada, mas em um movimento em direção ao metaverso. O primeiro projeto do Google Glass, embora parecesse muito interessante, não tinha muito propósito além de uma experiência diferente. Já hoje, as aplicações dessa tecnologia são consistentes com demandas cada vez mais próximas de serem reais.
Última atualização em 2 de setembro de 2022