Descubra Por Que o Brasil É o 5º País Mais Perigoso No Trânsito, Segundo IPEA

Brasil é o quinto país com trânsito mais perigoso do mundo, segundo IPEA








Acidentes de Trânsito no Brasil em 2023: Desafios e Soluções

Em 2023, 67 mil acidentes ocorreram nas estradas do país, segundo a CNT. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada divulgou ranking com os países mais perigosos.

Acidentes de Trânsito no Brasil: Um Panorama Preocupante

O Brasil é o quinto país com o trânsito mais perigoso do mundo. É o que indica o ranking do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. De acordo com a CNT, de 2007 a 2022, 7 acidentes foram registrados a cada 10 km de rodovias. Apenas em 2022, foram gastos R$ 12,9 bilhões com tais ocorrências.

Estatísticas Alarmantes

Em 2023, 67 mil acidentes ocorreram nas estradas. Para reverter o cenário, campanhas como a de Maio Amarelo se fazem cada vez mais necessárias. O Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial de vítimas de trânsito, atrás apenas da Índia, China, Estados Unidos e Rússia, com cerca de 22 mortes por 100 mil habitantes e mais de um terço dessas vítimas são motociclistas.

Desafios para a Segurança no Trânsito

O país enfrenta desafios significativos na segurança no trânsito, colocando-o entre os países com os índices mais elevados de acidentes e fatalidades. Diversos fatores contribuem para essa triste realidade, como a infraestrutura viária precária, alto fluxo de veículos em condições ruins, pouco investimento em segurança e, principalmente, imprudências e práticas negativas para o trânsito.

Iniciativas para Melhoria da Segurança no Trânsito

Envolvimento de Toda a Sociedade

Para que se tenham resultados efetivos na redução dos acidentes e mortes, é necessário o envolvimento de toda a sociedade, contando com o apoio de operadores logísticos, motoristas, poder público e empresas. Um exemplo disso é a iniciativa “Programa Estradas do Futuro”, campanha da MundoLogística apoiada pela Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) e pela Associação Brasileira de Logística (ABRALOG).

Objetivos e Patrocinadores do Programa Estradas do Futuro

A campanha conta com o patrocínio da nstech – uma das maiores empresas de software para o setor da gestão da cadeia de suprimentos na América Latina -, juntamente com Quartzolit e Onisys. O objetivo é capacitar motoristas e impactar profissionais da área de logística com conteúdos educativos, visando zerar o número de acidentes nas estradas e dar visibilidade à urgência dessa discussão.

Os 5 Pilares Estratégicos do Programa Estradas do Futuro

Com base nos insumos levantados até o momento, o “Programa Estradas do Futuro” aponta cinco pilares estratégicos para a redução dos acidentes nas estradas do Brasil, de modo que o país atinja os objetivos propostos pela OMS e ONU. Confira abaixo:

1. Investimentos Públicos

Além dos impactos econômicos que comprometem a competitividade logística do país e aumentam o custo das entradas, a falta de investimentos em infraestrutura é um dos fatores que aumentam os riscos nas estradas brasileiras.

Dados da CNT indicam que rodovias com pontos considerados críticos têm um índice de morte de 14,8 para cada 100 acidentes. Em trechos sem pontos críticos, esse número é 27% menor. Trechos com placas de trânsito ilegíveis aumentam em quase 20% o risco de acidentes com óbitos e 47,7% dos acidentes ocorrem em estradas com problemas de pintura da faixa central.

2. Investimentos em Tecnologia

A inovação é uma importante aliada para a segurança nas estradas e também traz outros ganhos, como aumento da eficiência logística, redução de custos para empresas e condutores, além de contribuir para um trânsito mais sustentável. Algumas soluções que têm apoiado condutores e empresas logísticas são retrovisores inteligentes que aumentam a visibilidade em caminhões, soluções de monitoramento em tempo real com alertas anti-colisão, câmeras acopladas com inteligência artificial e gamificação em treinamentos mobile para condutores.

Neste sentido, os dados são positivos: em 2023, US$ 28,9 bi foram investidos em soluções digitais para a área de supply chain globalmente. A nstech, patrocinadora do Programa Estradas do Futuro, oferece mais de 100 softwares no setor que contribuem com a melhoria da segurança das estradas, como Gestão de Risco, Cadastro de Motoristas, TMS, Sistema de Gestão de Pátio e Torre de Controle.

3. Campanhas e Mobilização da Sociedade Civil

Além da participação pública e da evolução do ecossistema de tecnologias para a segurança logística, é essencial contar com a participação da sociedade como um todo para que haja uma efetiva redução dos acidentes nas estradas. Aí está a importância de iniciativas como Maio Amarelo, que explora o tema da segurança de diferentes maneiras, envolve a sociedade de forma educacional e dissemina informações que objetivam a redução de acidentes.

4. Envolvimento de Players e Lideranças Logísticas

Na mesma linha do envolvimento da sociedade civil, lideranças logísticas e empresas têm o dever de assumir um compromisso para contribuir com a redução de acidentes. Os líderes, por sua vez, precisam impactar profissionais e cidadãos de forma positiva e construtiva com conteúdos relevantes sobre segurança no trânsito rodoviário, além de capacitar motoristas com treinamento e conteúdo.

5. Mudança Comportamental

Após a junção dos cenários anteriormente citados, a transformação de hábitos dos condutores é necessária. Uma pesquisa da ABRAMET apontou as 10 principais causas de ocorrência nas estradas brasileiras: nove delas estão relacionadas a falhas humanas e a comportamentos de risco. São elas: reação tardia; falta de reação; falta de atenção; velocidade incompatível; pouca distância; ingestão de álcool; mudança de faixa; falha mecânica; sono e avançar no cruzamento.





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Última atualização em 22 de junho de 2024

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