O Windows 10 Sun Valley ou Windows 10 20H2, próxima atualização do sistema operacional da Microsoft, deverá substituir ícones de aplicativos e ferramentas que quase não sofreram alterações desde o Windows 95, de acordo com o site especializado Windows Latest.
- App de mensagens tenta expor Facebook em polêmica de dados; veja
A fabricante planeja uma repaginação total no visual do software com o Project Sun Valley, em redesenho apelidado de Fluent. Os participantes do programa Windows Insider já estão recebendo uma prévia das mudanças prometidas.
Microsoft começa a liberar novos ícones do Windows 10 para participantes do Insider — Foto: Reprodução/Windows Latest
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Desde o ano passado, a Microsoft começou a atualizar os ícones do aplicativos pré-instalados no Windows 10. Desde então, continuou com a modernização de ícones em todo o sistema operacional, substituindo algumas miniaturas de apps como “Segurança do Windows”, “Narrador” e “Bloco de Notas”. Recentemente, a empresa lançou ícones para pastas como “Desktop”, “Documentos”, “Downloads” e “Imagens”.
A nova aparência do Windows 10 Sun Valley promete alterações até nos ícones de aplicativos e ferramentas mais antigos, como disquete, chip de computador e modem, que não sofreram mudanças desde o Windows 95. Alguns desses ícones já vinham sendo modernizados, trazendo design “flat” e aparência colorida, semelhante aos ícones exibidos no Microsoft 365 e Microsoft Launcher.
A Microsoft já havia ajustado alguns aplicativos, pastas e configurações com ícones mais modernos e coloridos em versões de testes anteriores. Já os ícones de outras pastas importantes como “Meu Computador”, “Lixeira” e “Documentos” também foram modificados, conforme anunciado oficialmente pela Microsoft no início deste ano.
As mudanças, entretanto, ainda não alcançam vários ícones desatualizados há mais tempo. É o caso, por exemplo, do “WinDirStat”, um visualizador de estatísticas de uso de disco e limpeza incluído em várias versões do Windows 10 que permanece inalterado há 17 anos. Mesmo assim, a atualização promete mudanças que podem deixar a aparência da área de trabalho muito diferente da atual.
Última atualização em 27 de maio de 2021