Contaminantes e mescla: dicas de purga no processo de moldagem por injeção
A contaminação das peças na forma de riscos e/ou pontos pretos é um problema comum em moldagem por injeção. Quando encontramos contaminação, a próxima etapa é determinar a origem do problema. Neste artigo, abordaremos como localizar a área problemática e, em seguida, forneceremos alguns procedimentos de purga para lidar com áreas específicas de preocupação. Isso otimizará o processo de purga e permitirá que você utilize seu composto de purga de maneira mais econômica.
Identificando a fonte
Se o risco ou contaminação aparecer aleatoriamente, é provável que esteja no barril ou no sistema de alimentação. A cor ou resina degradada podem estar presas em uma área de fluxo negativo. Pode não haver turbulência física suficiente na área para mover toda a contaminação, e o próximo material só pega quantidades mínimas de contaminação, que aparecem intermitentemente.
Possíveis causas no material e no barril
Examine sua resina em busca de manchas e verifique se o sistema de secagem está funcionando de forma confiável. Filtros sujos em um sistema de alimentação podem causar estragos. A moagem – se utilizada – é outro possível culpado, causado por moedores mal limpos, multas e poeira. Se não estiver na alimentação, pode estar no barril. Tempos de residência longos podem levar à degradação e causar manchas pretas. Lembre-se desta regra básica: use de 25% a 65% da capacidade do barril ao escolher a melhor máquina para o seu trabalho. Óleo penetrando no barril em máquinas mais antigas – por falha de vedação – é outro possível culpado.
Como encontrar a contaminação no processo
Para determinar se o barril é a questão, execute tiros de composto de purga pelo barril. Certifique-se de que o barril esteja completamente cheio para garantir que qualquer material deixado para trás em um ponto morto também seja captado. Examine a pilha de purga em busca de manchas e distribuição irregular de cores. Se houver manchas ou riscos aleatórios na pilha, então seu problema provavelmente está no parafuso e no barril.
Solucionando o Problema
Métodos para eliminar a contaminação no barril
Se a contaminação ou riscos estiverem no barril, tente uma ou mais das seguintes ações:
- Aumente a temperatura do barril em aproximadamente 50-100° F (28-56° C) acima da temperatura normal de operação.
- Execute várias rajadas curtas de agitação em alta velocidade do parafuso.
- Aumente as rotações por minuto e/ou a pressão traseira para melhorar os resultados, adicionando força e agitação ao processo de purga.
- Se sua contaminação estiver na válvula de retenção, execute vários tiros curtos em alta velocidade.
- Desligue a máquina entre as trocas de resina ou cor, deixando um barril cheio de composto de purga na máquina e, em seguida, desligue-a e deixe-a esfriar.
Métodos para eliminar a contaminação no bocal ou corredores quentes
Se a contaminação ou riscos estiverem no bico ou corredores quentes, tente o seguinte:
- Aumente a temperatura do bocal ou corredores quentes em 50-100° F (28-56° C) para reduzir a viscosidade da resina residente.
- Se seus corredores quentes forem de válvulas e você estiver experimentando mais contaminação com uma ou mais entradas, feche as outras entradas e purgue através das problemáticas separadamente para aumentar a pressão e a turbulência.
- Use tiros curtos e de alta velocidade para desalojar e remover a contaminação.
Métodos para eliminar a contaminação no funil ou sistema de alimentação
Se o problema estiver no funil ou sistema de alimentação, tente o seguinte:
- Implemente um procedimento padrão para limpar completamente o funil e os ímãs com uma mangueira de ar e/ou pano macio, tanto antes de introduzir a purga quanto antes de introduzir a próxima resina.
- Evite o aglomerado ou “bolas” na garganta de alimentação, mantendo-a fria. A temperatura do líquido de arrefecimento da garganta deve ser mantida entre 80-120° F (27-49° C).
Seguindo estas dicas práticas, problemas relacionados à contaminação e riscos na moldagem por injeção podem ser significativamente reduzidos ou eliminados, resultando em peças de maior qualidade e processos de produção mais eficientes.
#Streaks #Black #Specs #Heres #Find #Fix
Última atualização em 5 de março de 2024