iOS 14.5 chega ao iPhone com função de anti-rastreamento de aplicativos

O update do iPhone tem como destaque o recurso de privacidade que traz mais transparência na obtenção de dados dos usuários por apps. A função causou polêmica entre o Facebook e a Apple, e a rede social se posicionou publicamente contra o mecanismo de segurança. Além do iOS, também são atualizados hoje o iPadOS 14.5 para iPads e o watchOS 7.4 para Apple Watch.

iOS 14.5 chega com novas atualizações que protegem usuários — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A nova política anti-rastreamento da Apple obriga desenvolvedores de aplicativos a pedirem a autorização de usuários para coletar seus dados fora do app. O recurso consiste em um pop-up de aviso que surge quando algum aplicativo quiser rastrear as atividades do usuário. Normalmente são coletadas informações como localização, históricos de pesquisas e sites navegados para personalizar os anúncios exibidos no aplicativo em questão.

A função de privacidade busca proteger os dados e a privacidade dos usuários, mas acabou virando polêmica. O Facebook se pronunciou totalmente contra a nova política da Apple, alegando que ela tornará as publicidades genéricas e menos personalizadas, diminuindo as chances de atrair compradores. Segundo a rede social, pequenas empresas que dependem de anúncios serão prejudicadas e a Internet ficará “mais cara”, pois aplicativos de graça precisam de publicidade para manter a gratuidade do serviço.

Agora é possível fazer o desbloqueio facial do iPhone pelo Apple Watch, evitando que o usuário retire a máscara para utilizar o Face ID. Com os dispositivos estiverem pareados e o recurso ativado, basta escanear o rosto mesmo coberto, porque o wearable já reconhecido pelo iPhone garante que é o dono do celular. O recurso está disponível para o iPhone X e superior, e a partir do Apple Watch 3.

Na nova versão do iOS, o modo dual-sim do iPhone 12 é compatível com o 5G. Antes, ao usar duas linhas ao mesmo tempo, as conexões ficavam restritas ao 4G, mesmo que o smartphone tivesse dois chips físicos.

A localização de dispositivos também fica mais fácil com a atualização. Os novos AirTags, rastreadores Bluetooth da Apple com tecnologia U1, agora podem ser rastreados pelo aplicativo Buscar do iPhone. Os AirTags podem ser adicionados a objetos importantes, como chaves ou carteira, para encontrá-los sempre que precisar pelo iPhone.

Novos emojis do iOS 14.5 — Foto: Divulgação/Apple

O iOS 14.5 trouxe mais de 200 novos emojis. O pack Emoji versão 13.1 disponibiliza novas variações de tons de pele, gêneros, corações, rostos e novos designs. Por exemplo, a figura de fones de ouvido, que antes era genérica, mas agora se parece com o AirPods Max. Já o Apple Maps ganhou a opção de reportar radares e acidentes nos Estados Unidos e na China.

A Siri ganhou novas opções de voz em inglês que poderão ser escolhidas manualmente pelos usuários, e para de ser feminina por padrão. Segundo a Apple, a mudança é um esforço da companhia em ser mais inclusiva.

O iOS traz atualizações na interface dos aplicativos de podcast e notícias. Com o novo software, o Apple Fitness+, serviço de assinatura fitness da empresa, pode ser transmitido do iPhone ou iPad para dispositivos compatíveis com o AirPlay 2, como uma Smart TV.

Com informações de MacRumors, MacWorld e Apple

Como usar o picture-in-picture (PiP) no iPhone com iOS 14

Como usar o picture-in-picture (PiP) no iPhone com iOS 14

Última atualização em 27 de maio de 2021

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Chip Apple M2 já está em produção e deve chegar ainda em 2021, diz site

Next Article

Hub portátil para MacBook adiciona oito entradas extras ao notebook




Related Posts