A ciência médica é aquele ramo que surpreendeu a todos. A forma como evoluiu ao longo do tempo é notável. Se olharmos para o gráfico, haverá um aumento constante nos números. Isso se deve a dois motivos principais. A primeira é o aumento do número de novas técnicas que agregaram um novo grupo de pessoas e a segunda é a taxa de sucesso. As pessoas que se submeteram a esses procedimentos estão satisfeitas com o resultado, o que encorajou outras pessoas a experimentar essas técnicas por conta própria. Um dos ramos que tem chamado bastante atenção é a cirurgia plástica.
A cirurgia plástica é o ramo da medicina que trata da restauração funcional e estética do corpo. Isso é feito principalmente por dois motivos. Uma é restaurar a aparência do corpo que foi danificada devido a feridas, queimaduras, acidentes ou outros percalços e a outra é melhorar a aparência cosmética do corpo. Pessoas que perderam a função ou a aparência por qualquer motivo passam por esse procedimento. Também é feito para melhorar a aparência estética do corpo.
Uma das subcategorias comuns desta cirurgia é a cirurgia estética. Você não deve confundir um com o outro. Ambos são diferentes. É a disciplina da medicina que se concentra justamente em melhorar a aparência estética do corpo. Assim como a cirurgia plástica, pode ser feita em qualquer parte do corpo. Melhorar o aspecto estético, simetria e proporção é o principal objetivo. Mais da metade das cirurgias concentram-se na face e na pele. Eles são tomados apenas por razões estéticas e não por motivos de saúde.
Algumas das técnicas comuns são explicadas abaixo:
• Lipoaspiração
É uma das cirurgias estéticas mais comuns que removem a gordura de uma determinada parte do corpo. É realizado principalmente nos quadris, coxas, rosto e nádegas. Também pode ser feito em combinação com facelifts, reduções de mama e abdominoplastias. Mas você deve ser um candidato ideal para o procedimento. Pele firme e macia é o primeiro requisito. Seu peso corporal deve estar dentro de 30% do seu peso ideal.
Neste procedimento, primeiro você receberá anestesia geral para não sentir dor durante o procedimento. Existem vários tipos para realizar este procedimento. A lipoaspiração tumescente é a técnica mais utilizada. Uma solução estéril é injetada na área da qual a gordura será removida. Facilita a sucção da gordura. Depois, há a lipoaspiração assistida por ultrassom, que usa a energia das ondas sonoras para quebrar as paredes celulares da gordura. A gordura é liquefeita, o que facilita a aspiração.
• Cirurgia de vitiligo
Nossa pele tem melanócitos que produzem células de melanina. Essas células dão à pele sua cor. O vitiligo é a condição na qual a pele perde esses melanócitos. Isso leva à perda da cor da pele, resultando em manchas descoloridas em várias áreas do corpo. Também pode afetar nossa boca e cabelos. Esta condição é mais perceptível em pessoas com pele mais escura. Essa condição pode estar relacionada a um distúrbio do sistema imunológico que ataca e destrói os melanócitos da pele. A exposição ao sol e produtos químicos industriais também pode ser um motivo.
Esta cirurgia pode ser feita com enxerto de pele ou enxerto de bolha. No enxerto de pele, pequenas seções de pele normal são removidas e anexadas a áreas que perderam o pigmento. É preferível quando você tem pequenas manchas de Vitiligo. No enxerto de bolhas, as bolhas são criadas na pele pigmentada com a ajuda de sucção. Essas bolhas são então transplantadas para uma área de pele descolorida.
• Depilação à laser
O cabelo está presente em diferentes partes do corpo. O crescimento do cabelo varia de indivíduo para indivíduo. Às vezes, o crescimento extra pode causar obstáculos no aspecto cosmético. É nessa hora que você deve fazer a depilação a laser. O fundamental básico é irradiar luz de alta concentração para os folículos pilosos. O pigmento nos folículos absorve a luz que, por sua vez, destrói o cabelo.
Eles são muito precisos e são um procedimento rápido. Nesse procedimento, os pelos da área a ser depilada são aparados. Um pulso de luz será dado e a área será observada para garantir que as melhores configurações estão sendo usadas. Imediatamente após o procedimento, você receberá compressas de gelo.
• Cirurgia de cicatriz de acne
A acne ocorre no corpo quando os folículos pilosos estão cheios de óleo e células mortas da pele. Ao secarem, deixam uma cicatriz que afeta diretamente o aspecto estético. Eles se formam quando uma erupção tem o potencial de penetrar na pele e danificar o tecido subjacente. O tratamento da cicatriz depende do tipo de cicatriz que afetou o rosto.
O método de excisão por punção é usado neste procedimento. A anestesia local é usada para anestesiar o rosto. As cicatrizes são cortadas individualmente e a ferida é fixada com enxertos de pele e pontos. Existe outra técnica chamada subcisão. Nesta técnica, agulhas são inseridas sob a pele para soltar as fibras sob as cicatrizes. Isso ajuda a melhorar a aparência geral.
Última atualização em 31 de dezembro de 2022