Aço é uma frase genérica usada para descrever um grupo de ligas de ferro. Todas essas ligas têm uma coisa em comum: maleabilidade. Todos os aços podem ser fundidos e usados no processo de moldagem por injeção para criar objetos do cotidiano. Os aços podem ser fundidos diretamente em moldes ou podem ser formados em outras formas que permitem que sejam tratados termicamente e usinados em um estágio posterior. Aqui estão quatro tipos diferentes de aço:
- Aços padrão.
- Aço carbono. Um aço carbono requer apenas carbono para fazer uma liga de sucesso. Outras ligas terão requisitos mínimos para materiais como cromo, níquel, tungstênio e um punhado de outros elementos. O aço carbono pode variar de baixo teor de carbono a muito alto teor de carbono (1,0-2,0%). Em geral, quanto maior o teor de carbono, mais a liga pode ser endurecida, aumentando a resistência, o desgaste e a resistência ao impacto.
- Liga de aço. O aço é ligado com outros elementos para melhorar suas propriedades mecânicas. A mistura de outros elementos pode variar de 1% a 50%, dividindo as ligas em dois campos: aços de baixa liga e aços de alta liga. A liga de aço mais comum é o aço de baixa liga. As ligas de aço são usadas para melhorar a temperabilidade e a resistência à corrosão. Freqüentemente, um aço de baixa liga terá menos carbono, pois os materiais não-carbono de baixa liga em combinação com um alto teor de carbono podem dificultar a soldagem.
- Aço inoxidável. Este é o material de que os bancos de cozinha são feitos. Também conhecido como aço inoxidável ou aço resistente à corrosão (geralmente na indústria aeronáutica), é uma liga que contém grande quantidade de cromo em massa (10,5%-11% no mínimo). O aço inoxidável não mancha, enferruja ou corrói tão facilmente quanto o aço comum (é um mito que não corrói). A principal diferença entre o aço inoxidável e outros tipos de liga de aço é a quantidade de cromo presente. O cromo na liga atua como um filme contra a ferrugem que geralmente afeta o aço, formando um filme de óxido de cromo, que atua como uma barreira, evitando que a corrosão se espalhe para dentro da superfície. Sua resistência à corrosão e manchas o torna um candidato ideal para aplicações comerciais, e existem mais de 150 variedades diferentes em uso, cada uma com propriedades diferentes e específicas.
- Aços ferramenta. É uma coleção de aços e ligas, agrupados porque suas propriedades particulares os tornam ideais para uso na fabricação de ferramentas. Eles são comumente resistentes à abrasão ou corrosão, são resistentes, resistentes a impactos e são capazes de segurar uma aresta de corte. Existem vários graus de aço para ferramentas, cada um com uma ou mais de suas propriedades aprimoradas para uso em sua indústria. Os aços-ferramenta são utilizados na fabricação de ferramentas de moldagem por injeção, pois são capazes de suportar a produção de milhares de peças sem apresentar sinais de abrasão.
O aço tem milhares de aplicações e cada aplicação tem sua própria composição particular de compostos. As extraordinárias propriedades do aço significam que sua composição pode ser direcionada especificamente para as necessidades do projetista ou engenheiro.
Última atualização em 23 de fevereiro de 2023