A fabricante Western Digital orientou os consumidores que mantêm os modelos de discos rígidos externos My Book Live e My Book Live Duo em funcionamento a desconectarem imediatamente esses aparelhos da internet.
O motivo é uma falha registrada nos últimos dias em ambos os modelos. Em alguns casos, o problema levou ao apagamento total dos dados armazenados nos discos de diversos usuários.
My Book Live é o modelo mais afetado.Fonte: Western Digital
Por enquanto, a WD não confirmou exatamente o que aconteceu, mas há suspeitas de que contas de usuários individuais tenham sido comprometidas, o que permite ação remota nos aparelhos.
As suspeitas foram levantadas com base em alguns logs de ações publicados por usuários que tiveram até 2 TB de dados apagados durante a noite e sem fornecer qualquer autorização. Ao que tudo indica, o aparelho recebeu o comando para realizar um reset de fábrica, voltando às configurações originais do aparelho.
O log de comandos executados no HD sem autorização do usuário.Fonte: TechPowerUp
A empresa também lembrou que a linha My Book Live deixou de receber atualizações de firmware em 2015. Ou seja, os produtos estão há seis anos sem melhorias de desempenho ou segurança.
O que WD diz?
“O incidente está sob investigação ativa pela Western Digital. Não temos nenhuma indicação de violação ou comprometimento de nossos sistemas ou serviços em nuvem. Entendemos que alguns dispositivos My Book Live foram comprometidos por uma ameaça ativa. (…) Neste momento, recomendamos que os clientes desconectem os aparelhos da internet para proteger os dados do aparelho”, diz o comunicado oficial da marca.
Última atualização em 21 de dezembro de 2022