Polícia devolve quase 2 mil celulares roubados em SP no 1º semestre

A Polícia Civil de São Paulo devolveu 1.907 celulares aos seus proprietários no 1º semestre de 2021. Os dados foram enviados, a pedido do Mundo Tecnológicopela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-SP).

Segundo a pasta, a polícia realiza regularmente a “Operação Celular”, que visa identificar estabelecimentos comerciais que compram, vendem e desmontam e remontam smartphones usados ​​e novos de procedência duvidosa.

Uma dessas operações ocorreu no dia 27 de janeiro deste ano, quando foram apreendidos 120 aparelhos em estabelecimentos dos bairros Jardim São Luís e Jardim Figueira Grande, ambos na zona sul de São Paulo.

Smartphone

Além de apreender os produtos, os agentes efetuaram prisões, já que os responsáveis ​​pelos locais revendiam os eletrônicos que foram roubados ou roubados das pessoas.

Segundo a SSP-SP, entre janeiro e junho de 2021, foram visitados 804 estabelecimentos do tipo. Nas ações, foram apreendidos 6.537 celulares.

Importância do boletim de ocorrência

A SSP-SP informa que 30% dos roubos e furtos em São Paulo são direcionados a smartphones. Portanto, em casos de furto ou furto de celular, é fundamental que a vítima faça um Boletim de Ocorrência (BO), pois é a partir desse documento que será possível localizar o dono de um aparelho que foi recuperado em uma operação policial.

E, em caso de furto de celular, o BO pode ser feito online por meio dos sites das Polícias Civis de estados como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e outros. No Mato Grosso, por exemplo, existe uma página especial para esses casos. Para realizar o BO, é necessário fornecer informações como:

  • data e hora da ocorrência;
  • localização do fato;
  • narração sobre o fato;
  • endereço do fato;
  • documento (RG);
  • IMEI móvel.

Bloqueio de IMEI

Outro fator importante nesses casos é a Identidade Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), o número de identificação de um telefone celular. Todos os usuários precisam se cadastrar para informar a operadora que um aparelho foi furtado, furtado ou mesmo perdido.

Pela importância do código, em 2015 a Polícia Civil de SP passou a registrar também os IMEIs de produtos furtados ou furtados nos BOs. Um site do governo checa até a identificação de um aparelho, informando se ele está impedido de ser usado por causa de um bloqueio.

Veja abaixo como identificar o IMEI:

  • Se o smartphone estiver acessível, basta digitar *#06# no aplicativo de chamada.
  • Caso o smartphone esteja inacessível, tente localizar o número na nota fiscal de compra ou na caixa original do aparelho, conforme a imagem abaixo.

IMEI

Última atualização em 16 de dezembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

LG lança TV OLED com tela 'enrolável' por R$ 500 mil

Next Article

Apple lança bateria MagSafe para iPhone 12 por R$ 1.200




Related Posts