Komatsu Revoluciona a Mineração: 700º Caminhão Autônomo Já Está em Ação

Komatsu entrega 700º caminhão autônomo para operação nas mineradoras

Foto: Caminhão autônomo em operação na mina de Lomas Bayas, no Chile – Divulgação

Veículo com tecnologia de ponta traz redução de custos operacionais, aumento de produção e torna os sites onde opera muito mais seguros

Komatsu Alcança Novo Marco com Caminhões Autônomos

A Komatsu, multinacional japonesa fabricante de máquinas pesadas, anunciou esta semana que alcançou a marca de 700 caminhões autônomos em operação em todo o mundo com o sistema FrontRunner. Cem deles são do modelo 980E-AT, um dos maiores equipamentos basculantes de ultra classe do mundo, capaz de transportar 400 toneladas.

Inovação nas Minas: A Evolução do Sistema Autônomo de Transporte

O 700º caminhão AHS (Autonomous Haulage System, em português Sistema Autônomo de Transporte) foi implantado na mina de cobre Lomas Bayas da Glencore, no Chile, que introduziu o Komatsu AHS pela primeira vez em novembro de 2023. Este marco é uma conquista significativa para a Komatsu, que iniciou o teste AHS em 2005 e implementou o primeiro equipamento comercial do mundo em janeiro de 2008.

Resultados Globais da Implementação de Caminhões Autônomos

Desde então, a empresa já implantou seus caminhões autônomos em 23 minas, em cinco países, transportando mais de sete bilhões e meio de toneladas métricas de materiais: “Nossos primeiros caminhões autônomos na região já estão operando. Isso significa a conclusão da primeira etapa deste grande projeto, que pode se estender para outros locais, levando o benefício do que está sendo conduzido aqui hoje”, disse Abraham Chahuán, diretor de Ativos de Cobre da Glencore na América do Sul.

Parcerias e Perspectivas Futuras

Masayuki Moriyama, presidente global da Divisão de Negócios de Mineração da Komatsu falou sobre a parceria e como os próximos passos serão implantados: “Expressamos nossa profunda gratidão ao inestimável espírito de parceria da Glencore, que lidera a implantação bem-sucedida do AHS na mina de cobre Lomas Bayas. O FrontRunner está trazendo operações de minas mais seguras, confiáveis ​​e consistentes, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais e aumenta a produção. A Komatsu continua comprometida em fornecer soluções de qualidade aos nossos clientes”, disse.

Segurança das Operações e Pessoas

Os equipamentos automatizados e operados remotamente não só aumentam a segurança das operações e protegem as pessoas, mas também oferecem benefícios ambientais notáveis. Por meio de uma gestão operacional contínua, possibilitada pelo controle autônomo, é viável prolongar a durabilidade dos equipamentos e de seus componentes.

Benefícios Ambientais e Operacionais

Destaca-se também o aumento de aproximadamente 40% na vida útil dos pneus e uma diminuição de até 13% em manutenções gerais, resultando em menos resíduos quando comparado às operações convencionais. Como resultado, as operações autônomas e operadas virtualmente contribuem para a diminuição da emissão de gases nocivos ao meio ambiente.

Economia e Produtividade

Todas essas características resultam em economia e produtividade. Isso porque, a maior estabilidade da operação resulta em menor frequência de interrupções para manutenção ou trocas de turno em máquinas autônomas, e com isso, eleva a produtividade em até 15%. “Observamos que a automação impacta positivamente em todas as fases do processo produtivo. Por exemplo, os custos com carregamento e transporte de materiais caem até 15% em relação às operações que utilizam máquinas tripuladas”, analisou Ricardo Alexandre Vieira dos Santos, vice-presidente da Divisão de Equipamentos de Mineração da Komatsu.

Equipe Glencore e Komatsu comemoram implantação de AHS na mina de cobre Lomas Bayas, no Chile
Equipe Glencore e Komatsu comemoram implantação de AHS na mina de cobre Lomas Bayas, no Chile

Impacto da Automação em Condições Adversas

O executivo avaliou ainda que, em condições de baixa visibilidade, como chuva ou neblina, comuns na região Norte do País, os caminhões autônomos conseguem operar com segurança, o que também favorece a produtividade. O uso eficiente dos equipamentos gerenciados pelo Sistema Autônomo Komatsu com a capacitação de pessoas resulta em um desempenho mais estável dos caminhões, com maior eficiência operacional e traz redução do consumo de combustível.

Sustentabilidade e Consciência Ambiental

Essa redução se torna um resultado positivo em relação à sustentabilidade e consciência ambiental, pois leva a uma emissão menor de CO2 (para cada litro de diesel economizado aproximadamente 2,6 kg de CO2 deixam de ser emitidos) e também diminui a liberação de partículas poluentes na atmosfera.

Histórico de Testes e Operação Comercial

A Komatsu realizou o primeiro teste de caminhão autônomo no Japão em 1990. Implementou a tecnologia no Chile (2005), Austrália (2008), Canadá (2013) e Brasil (2019). A Vale foi a primeira parceria no Brasil a implantar caminhões autônomos na mina de Carajás (PA). O primeiro caminhão autônomo entrou em operação no País em setembro de 2021. Hoje são 14 em operação.


#Komatsu #entrega #700º #caminhão #autônomo #para #operação #nas #mineradoras

Última atualização em 7 de junho de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Arco Norte: A Revolução Silenciosa que Domina 36,8% das Exportações de Grãos em 2023, segundo Conab

Next Article
Capim Marandu: confira as dicas para melhorar o vigor do pasto

Segredos do Capim Marandu: Potencialize Seu Pasto Agora!




Related Posts