O novo processador da Qualcomm, Snapdragon 8 Gen 1, possibilitará que os próximos telefones de última geração tenham um recurso polêmico: câmera sempre ligado. Isso significa que a câmera frontal do dispositivo estará sempre assistindo tudo o que você faz, assim como com os assistentes de voz.
- Snapdragon 8 Gen 1 é o novo chip poderoso da Qualcomm para Android
Apesar de parecer invasivo, a Qualcomm defende que a Inteligência Artificial será uma aliada da ferramenta, que poderá ver quando alguém está atrás do usuário e bloquear automaticamente as prévias de notificações ou até mesmo deixar a tela preta para que o conteúdo fique protegido. bisbilhotando. .
Câmera remota pode alcançar telefones de última geração com Snapdragon 8 Gen 1
E a privacidade?
A fabricante mostra preocupação com os dados do usuário e afirma que as imagens não serão salvas, mas usadas para facilitar as atividades rotineiras e permitir novos recursos que não precisam ser ativados pelo toque.
Quando alguém tira o celular da mão do usuário, por exemplo, o sensor da câmera vai perceber que o rosto dele não está mais aparecendo ali e bloqueará automaticamente o aparelho. Nesse caso específico, isso pode ser positivo para quem mora em cidades como São Paulo e sofre com o aumento do número de roubos de celulares desbloqueados para acessar aplicativos bancários.
Quando o usuário sai do celular, a tela pode ser bloqueada automaticamente
Vale lembrar que, por enquanto, essa é apenas uma possibilidade que a Qualcomm oferece aos fabricantes de celulares, que podem ou não adotar o recurso em seus futuros aparelhos. Caberá aos OEMs optar por colocar um LED indicando que a câmera está sendo utilizada, como já é o caso do iPhone, e ao consumidor escolher se o recurso ficará ou não ativo no aparelho.
- Gangue rouba celulares para hackear contas bancárias de vítimas
Mas o o que você acha dessa possibilidade? É a favor ou contra as câmeras sempre ligado em smartphones? Compartilhe sua opinião nos comentários!
* O jornalista viajou para o Havaí a convite da Qualcomm.
Última atualização em 25 de setembro de 2022