O Facebook suspendeu as vendas do Oculus Quest 2 após relatos de consumidores com irritação na pele. Em parceria com a US Product Safety Commission (CPSC), a marca também fará um recall dos óculos de realidade virtual.
Conforme as informações, uma capa de silicone será adicionada à estrutura do fone de ouvido. A fabricante revela que a proteção vai evitar que a espuma do acessório provoque novas reações no rosto dos usuários.
Oculus Quest 2 chegou ao mercado em outubro de 2020.Fonte: Facebook/Divulgação
“Os consumidores que sentirem irritação na pele devem interromper imediatamente o uso da interface facial de espuma colapsada. Todos devem entrar em contato com o Facebook para receber uma capa de silicone gratuita”, diz o comunicado do CPSC.
Segundo a agência, a empresa também está entrando em contato direto com todos os proprietários do Oculus Quest 2. Cerca de 4 milhões de unidades vendidas entre outubro de 2020 e julho de 2021 serão afetadas pelo recall.
O Facebook planeja retomar as vendas dos produtos no dia 24 de agosto, quando apresentará um novo modelo com 128 GB por US$ 299 – cerca de R$ 1.545. Por fim, a fabricante afirma que os acessórios sairão de fábrica com a capa de silicone.
Rosto de um usuário que sentiu irritação na pele após usar o fone de ouvido.Fonte: UploadVR/Reprodução
Jornada ao Recall
Os primeiros casos de irritação por conta do Oculus Quest 2 surgiram em dezembro de 2020. Na época, o Facebook disse ter recebido “relatos de cerca de 0,01% dos compradores” e que eram “quadros leves que poderiam ser resolvidos por conta própria”.
Em abril deste ano, a marca informou que os casos de irritação eram “ainda menos prováveis”. No entanto, as vendas do acessório foram temporariamente interrompidas na Amazon Europe devido a uma ação da Comissão Europeia do Consumidor.
Última atualização em 12 de dezembro de 2022