Uma pesquisa realizada pela Qualcomm com 5.000 usuários de smartphones nos Estados Unidos revela dados interessantes sobre quais são as expectativas dos consumidores em relação ao uso de fones de ouvido sem fio. Segundo a empresa, muitos estão interessados em melhorar a conexão dos aparelhos com o celular (35%), e os acessórios são usados para mais do que apenas “ouvir música”.
De acordo com a pesquisa, o aspecto mais importante levado em consideração pelo público é a qualidade do som: 77% dos participantes disseram que não abririam mão de reproduções em alta resolução. Além disso, uma bateria de longa duração é um requisito quase universal, ao lado do aspecto conforto, diz a empresa, que detalha que 83% dos entrevistados desejam experiências duradouras.
Complementando o relatório, foi apontado que o consumo de mídias visuais com suporte de fones de ouvido, como filmes e séries, passou a ser o terceiro mais popular entre os que utilizam o equipamento (42%), atrás apenas das chamadas de voz (45% ) e, claro, música (69%). Ouvir audiolivros e podcasts (33%), cancelar ruídos de trabalho ou viagens (28%) e complementar jogos para celular (26%) são ações que vêm a seguir.
Os consumidores esperam mais do que apenas “ouvir música”.Fonte: Unsplash
crescimento global
A adoção desses dispositivos, aponta a Qualcomm, é uma tendência crescente. No documento, é destacado o fato de que, em comparação com os dados do Relatório de situação 2019Na última edição, houve um salto de 23% para 42% globalmente de um ano para o outro – o que pode ter sido alterado pela pandemia de covid-19, conforme o relatório foi elaborado em maio de 2020.
“É possível que tenha ocorrido uma mudança brusca no estilo de vida de muitas pessoas, como deslocamento do trabalho para casa, ou movimentos econômicos imprevistos, que podem impactar na decisão de compra.”
Independentemente do cenário, uma coisa é certa, sugere o fabricante: “A liberdade proporcionada pelo uso de dispositivos sem fio permite que o usuário desfrute de seu conteúdo favorito em uma gama cada vez maior de ambientes, o que orienta a importância de empresas que fornecem baterias otimizadas e experiências robustas e de baixa latência.”
Última atualização em 13 de fevereiro de 2023