O iFixit provou que o Face ID pode parar de funcionar com a troca de tela iPhone13. Um dos sites mais tradicionais na avaliação de eletrônicos — em termos de facilitar a assistência técnica — realizou a desmontagem do aparelho em uma live na semana passada, onde os telespectadores puderam acompanhar o processo.
De acordo com o experimento, o Face ID exige um display oficial da Apple para funcionar, embora o novo arranjo facilite a troca de componentes. A equipe até tentou transferir os sensores para a nova tela, mas sem resultados positivos.
O relatório de desmontagem mostra que o Face ID funciona mesmo quando desconectado do sensor frontal. No entanto, qualquer substituição de tela impossibilita o trabalho. “Tentamos remover os sensores de Face ID da tela antiga e transferi-los para o novo hardware, mas sem sucesso. Parece que a tela está bloqueada em série para o telefone”, diz a publicação.
Mudança de comportamento
“A menos que a Apple analise esse comportamento no software, as substituições de tela fora do Apple Authorized Repair perdem toda a funcionalidade do Face ID”, alerta o iFixit em seu relatório. O iPhone 13 recebeu 5 de 10 em reparabilidade.
- iFixit critica Apple por dificultar o reparo de produtos
A análise aponta que ainda não há uma maneira fácil de substituir a janela traseira em caso de queda e o emparelhamento de componentes de software complica muitos reparos. Também prejudica a credibilidade dos reparos de terceiros, reduzindo a funcionalidade crítica do dispositivo quando executado sem as ferramentas proprietárias da Apple.
Última atualização em 23 de outubro de 2022