Vasos de plástico ou terracota para plantas?
Uma das considerações mais importantes ao tentar cultivar plantas é decidir o tipo de vaso a ser usado para abrigá-las. Dois tipos de habitações têm sido populares, ou seja, potes de barro não vidrado (faiança) e potes de plástico. Ambos têm vantagens e desvantagens, gostaríamos de fazer uma comparação para ajudar os jardineiros a fazer sua escolha.
potes de barro
Uma panela de barro não é à prova d’água. Ele absorve o excesso de umidade da planta e, assim, contribui para a saúde da planta. Vasos de terracota mantêm o sistema radicular da planta na temperatura certa e ajudam o sistema radicular a respirar e a se manter saudável.
Um pote de barro manterá o solo úmido por um longo período de tempo. Por serem geralmente muito cozidas, não absorvem a água utilizada para os materiais de plantio. É por isso que as plantas prosperam facilmente e por um longo período de tempo em uma panela de barro. Não se esqueça que se a panela rachar ou lascar, esse selo vai quebrar e a água vai encontrar essa rachadura e tentar entrar.
Você também deve levar em consideração o tamanho das plantas, uma planta maior com raízes grossas ficaria mais confortável em uma argila grande e teria espaço para crescer e se tornar estável. Em sua maioria, os potes de barro são mais adequados para ambientes externos porque geralmente são pesados e difíceis de mover. Eles são geralmente de cor escura ou enferrujada e combinam bem com o solo e dão uma aparência completa de jardim.
Uma desvantagem de um pote de barro é que ele é um material quebradiço e pode ser quebrado facilmente com manuseio brusco ou pode quebrar com muito movimento.
vasos de plantas de plástico
Os vasos de plantas de plástico, por outro lado, são geralmente brilhantes e de cor clara e podem ajudar a apimentar o seu interior quando usados em combinação com a decoração do seu interior. Devido à sua qualidade não absorvente, eles também são a escolha ideal para jardineiros que não regam suas plantas com frequência, pois o excesso de água pode ser lentamente consumido pela planta.
Uma das considerações de usar o vaso de plástico é regar demais a planta. O vaso de plástico mantém o solo muito úmido se for regado demais devido à sua natureza não absorvente e isso pode causar danos às raízes da planta. Com poucos orifícios de drenagem, o vaso realmente ajudaria a reter a umidade e isso colocaria estresse na planta, afetando o crescimento da planta.
No entanto, os potes de plástico não são frágeis e são flexíveis. Eles também são feitos de material reciclável e, portanto, ecologicamente corretos. Quer se trate de um vaso de barro ou de um vaso de plástico, ambos têm as suas vantagens e desvantagens, e ambos são adequados numa ou noutra situação, por isso é basicamente dever do jardineiro fazer uma escolha sábia entre o vaso de barro ou o vaso de plástico para promover o bem-estar das plantas.
Última atualização em 2 de janeiro de 2023