O plástico é uma coisa muito complexa. Também é muito apropriado que o adjetivo usado para descrever pessoas com um ar de “falsidade” como o plástico. Isso porque, em sua essência, o plástico é muito falso e artificial.
O plástico é um subproduto do petróleo. Sim, este é o mesmo óleo usado para purificar a gasolina que alimenta nossos carros, aviões e usinas elétricas. A mesma substância tóxica e nociva que é tão familiar para todos nós pertence à mesma família da substância que usamos para embalar nossa comida e bebida!
Ao contrário do petróleo, no entanto, que leva milhões de anos para se formar, mas pouco ou nenhum tempo para vaporizar e se espalhar, os plásticos levam milhões de anos para se formar e milhões de anos para se decompor. Isso ocorre porque o plástico é o que é chamado de polímero em química. Um polímero é uma longa cadeia de moléculas unidas e mantidas juntas por ligações incrivelmente fortes que são muito difíceis de quebrar. É por isso que o plástico é um material tão durável e versátil.
Embora o plástico tenha seus muitos usos, a embalagem de alimentos é uma área em que é usado de forma um tanto liberal. De fato, existem estudos relacionando o aquecimento de alimentos em embalagens plásticas e um efeito cancerígeno.
Assim, quando os nossos alimentos são embalados num saco de plástico, entram em contacto com os mesmos materiais utilizados para fazer gasolina e gasóleo! O plástico também está cheio de produtos químicos nocivos, como BPA (bisfenol-A) e ftalatos (consulte a seção de glossário), que têm efeitos nocivos a longo prazo.
Esses efeitos nocivos são apenas aqueles que afetam nosso corpo imediatamente. Os danos que o plástico causa ao meio ambiente são múltiplos. Enquanto a maioria dos materiais naturais, como resíduos de alimentos, papel e itens semelhantes, se decompõem rapidamente (ou seja, são facilmente digeridos por micróbios e bactérias e decompostos em partículas menores), o plástico é praticamente indigerível – trocadilho intencional! Estima-se que as famílias nos Estados Unidos descartem mais de 200 milhões de toneladas de lixo plástico todos os dias! As sacolas plásticas contribuem muito!
Ao usar sacos de sanduíche reutilizáveis (marcas como LunchSkins e EcoDitty são ótimos exemplos) feitos com tecido e algodão seguros para alimentos, nossos alimentos não apenas tocam materiais naturais que são mais seguros, pois o tecido e o algodão são cultivados naturalmente em vez de produzidos quimicamente, mas os sacos de sanduíche reutilizáveis são laváveis, então você pode usá-los de novo e de novo. Eles ficarão como novos todas as vezes! E eles também não adicionarão materiais não biodegradáveis e decomponíveis aos nossos aterros sanitários já entupidos.
Última atualização em 23 de fevereiro de 2023