O processo de moldagem rotacional é um método de fabricação comumente usado para muitos itens que usamos diariamente. Alguns bons exemplos incluem caminhões-tanque, canoas, caiaques, capacetes, bolas de futebol, equipamentos de playground, lixeiras e contêineres de lixo.
Outro nome para o processo de moldagem rotacional é rotomoldagem ou rotomoldagem. É um daqueles processos que as pessoas dão como certo e quase nunca percebem. No entanto, inclui muitos produtos que todos nós usamos e gostamos.
No passado, a moldagem rotacional era muito lenta e tinha uma aplicação muito limitada. Com as tecnologias em constante mudança da indústria moderna, tornou-se mais eficiente e tem uma área de aplicação mais ampla.
Quais plásticos podem usar o processo de moldagem rotacional?
O principal plástico utilizado é a família de plásticos polietileno; PE, HDPE, LLDPE e HDPE. Alguns outros plásticos usados na moldagem rotacional incluem nylon, PVC e polipropileno.
Por que é chamado de processo de moldagem rotacional?
É chamado de processo de moldagem rotacional porque o molde gira! Na verdade, gira em dois eixos. Isso permite que o plástico se espalhe uniformemente pela superfície de moldagem do molde. No processo de moldagem rotacional, uma quantidade predeterminada de pó plástico é colocada no molde e aquecida até seu ponto de fusão. O molde é então girado em dois eixos, o que espalha o plástico fundido na face do molde.
São necessários moldes especiais?
A maioria dos moldes rotativos são bastante simples, especialmente em comparação com os moldes de injeção. Quando você considera que o produto acabado é uma lata de lixo ou um caiaque, é compreensível que o encaixe e o acabamento não precisem ser tão precisos.
O projeto de moldagem rotacional enfrenta vários obstáculos diferentes de um molde de injeção típico e deve levá-los em consideração. Um bom exemplo é a dificuldade encontrada no processo de rotomoldagem em tentar preencher áreas altamente detalhadas. Como o processo de moldagem rotacional usa alta temperatura e baixa pressão, pode ser bastante limitante em sua capacidade de preencher cantos e outras áreas difíceis de preencher.
Existe futuro no processo de rotomoldagem?
Sim, há definitivamente um futuro para a moldagem rotacional. O tipo de produto normalmente produzido pelo processo de moldagem rotacional é o tipo de coisa que nunca sai de moda. Imagine o mundo sem lixeiras verdes ou um playground sem escorregador de plástico? As empresas que adotam essa baixa/alta tecnologia certamente encontrarão vagas.
Última atualização em 26 de dezembro de 2022