Uma introdução às pavimentadoras intertravadas

Uma introdução às pavimentadoras intertravadas

As primeiras estradas segmentadas foram construídas pelos minóicos há cerca de 5.000 anos. Os romanos construíram o primeiro sistema interestadual segmentado, que era mais longo do que o atual sistema rodoviário interestadual dos EUA. A maioria concordaria que as pedras de pavimentação oferecem uma beleza e charme do “Velho Mundo”, mas a força e a longevidade das pavimentadoras interligadas são frequentemente negligenciadas na América do Norte. Este artigo explicará os conceitos básicos de pavimentadoras intertravadas e abordará equívocos comuns sobre pavimentadoras intertravadas.

É importante entender que uma instalação de pedra de pavimentação é um sistema de engenharia; as pavimentadoras são simplesmente uma parte deste sistema. Os componentes de uma instalação de pedra de pavimentação, de baixo para cima, são: subleito compactado (ou camada de solo), tecido geotêxtil, base agregada compactada, areia de assentamento, contenção de borda, pavimentadoras e areia de junta. Ao contrário do concreto moldado no local, as pavimentadoras intertravadas são um pavimento flexível. É essa flexibilidade que permite que a carga pontual de um caminhão ou pneu de carro seja transferida e distribuída ao longo da camada de base até o subleito. Quando a carga atingiu o subleito, a carga foi distribuída por uma grande área e o subleito não deformou.

O concreto, por outro lado, é um pavimento rígido. Sua função é simplesmente preencher os pontos fracos do solo. O concreto derramado irá rachar e quebrar devido às cargas do subleito, encolhimento, expansão do solo e congelamento. O concreto é um dos materiais mais vitais na construção, mas o concreto moldado no local cria uma superfície de pavimentação ruim. Isso se deve à sua relativa incapacidade de flexionar e à sua baixa resistência à tração. O reforço de fibra e o vergalhão podem aumentar a resistência à tração do concreto, mas rachaduras e rachaduras são inevitáveis.

As pedras de pavimentação modulares são normalmente feitas de concreto pré-moldado endurecido ou argila cozida em forno. As pavimentadoras instaladas corretamente são interconectadas, de modo que uma carga em uma pavimentadora é distribuída entre várias pavimentadoras e finalmente transferida através da camada de base. Os fatores que afetam o intertravamento são espessura da pavimentadora, formato da pavimentadora, tamanho da pavimentadora, larguras das juntas, padrão de instalação e restrição de borda. A maioria dos fabricantes de pavimentadoras oferece garantia vitalícia quando seus produtos são instalados profissionalmente. Pedras naturais, como Flagstone e Bluestone, não são adequadas para pavimentadoras flexíveis e são normalmente fixadas com argamassa em uma laje de concreto. Como as pavimentadoras intertravadas são unidas com areia (em vez de argamassa), elas podem ser levantadas e substituídas de forma barata. Por exemplo, as pavimentadoras podem ser levantadas para acessar os serviços públicos subterrâneos e redefinidas quando o trabalho estiver concluído.

Os projetos de sistemas de piso são baseados em variáveis, incluindo composição do solo, tensão de carga esperada, clima, lençol freático e precipitação. Os materiais usados ​​para a base de agregados e a areia de assentamento variam geograficamente. Solos argilosos e argilosos não são adequados para compactação e não podem ser usados ​​como material de base; nestes casos, uma pedra graduada é substituída. A compactação adequada do subleito e do material de base é crítica para o desempenho a longo prazo de um sistema de piso e, em aplicações veiculares, a profundidade da base compactada pode ser superior a 12 polegadas. As bordas de uma instalação de pavimentadora devem ser protegidas para garantir o travamento e evitar o deslizamento lateral. Os tipos mais comuns de restrições de borda são a restrição de borda de plástico estaqueada, meio-fio de concreto pré-moldado e concreto moldado no local. Materiais de areia de cama incluem areia angular, areia manufaturada e areia polimérica.

A beleza e a longevidade de um sistema de pavimentação em pedra são determinadas pelo seu projetista e instalador. As pavimentadoras instaladas corretamente oferecem uma solução de piso para toda a vida. As pavimentadoras instaladas incorretamente podem falhar dentro de alguns anos. Ao escolher um instalador, procure treinamento, experiência e referências.

perguntas frequentes

P: Os pavimentos são permeáveis ​​(ou permeáveis)?

R: A maioria das instalações de pavimentadoras são à prova d’água (à prova d’água). No entanto, a maioria dos fabricantes oferece pavimentadoras permeáveis, que são instaladas em uma base escalonada aberta. Um sistema permeável é projetado para armazenar água no material de base para que ela possa ser liberada de volta ao solo. Esses sistemas reduzem o escoamento, recarregam as águas subterrâneas e eliminam a necessidade de lagoas de captação.

P: As pavimentadoras podem ser instaladas em um declive acentuado?

R: Sim, as pavimentadoras funcionam muito bem em encostas íngremes, mas a erosão das juntas pode ocorrer em caso de chuva forte. Nestes casos, os polímeros são adicionados à areia da junta para evitar a lavagem da areia.

P: As pavimentadoras assentam com o tempo?

R: O assentamento quase nunca é um problema com pavimentadoras instaladas corretamente. No entanto, áreas moles no contrapiso devem ser tratadas antes da fundação ser colocada. Fossas de lixo e material orgânico em decomposição devem ser removidos e substituídos por material de base compactado.

P: As pavimentadoras podem ser usadas em rodovias?

R: Os sistemas de pisos são capazes de suportar cargas enormes e por isso são frequentemente utilizados em aeroportos e portos marítimos. No entanto, as pavimentadoras não são adequadas para tráfego de veículos de alta velocidade e forças de frenagem.

P: As pavimentadoras me ajudarão com meus problemas de drenagem?

R: A gestão da água é abordada durante a fase de projeto. Quando existe uma inclinação muito pequena ou negativa, a superfície drena; drenos; e as linhas de drenagem são usadas para transportar a água para longe das estruturas.

P: As ervas daninhas crescerão nas juntas?

R: As ervas daninhas transportadas pelo ar podem criar raízes na areia dos canteiros, mas são facilmente controladas com herbicidas. A areia de junta de polímero pode ser usada para prevenir o crescimento de ervas daninhas e estabilizar as juntas.

P: Onde posso encontrar um bom instalador?

Última atualização em 27 de dezembro de 2022

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