raio [rey-dee-uhs] – substantivo (plural -de-i). 1. uma linha reta que se estende do centro de um círculo ou esfera até sua circunferência ou superfície: o raio de um círculo é metade do diâmetro. 2. um canto arredondado ou borda em uma peça usinada, moldada por injeção ou fundida de metal ou plástico.
O raio humilde é um fator importante no design do seu produto, provavelmente tão (ou até mais) importante quanto a borda reta ou plana. O raio deve ser calculado durante o projeto para cantos redondos, largura do furo, raios da parede interna e externa, sem mencionar quaisquer planos curvos. Qualquer superfície que não seja completamente reta terá sido projetada usando um raio. Aqui está um relato do uso da viga ao projetar o produto a ser enviado para a moldagem por injeção.
- Cantos. Bordas afiadas são uma má ideia no design do produto. Ângulos retos de 90 graus podem levar a uma alta concentração de tensão em uma pequena área (especialmente no canto interno de uma parede inclinada). É muito importante arredondar os cantos usando um raio uniforme. A fórmula geralmente aceita diz que o raio externo deve ser 1,5 vezes a espessura da parede e o interno deve ser 0,5 vezes a espessura da parede. Por exemplo, se a espessura da sua parede for de 6 mm e você tiver duas paredes que se encontram em um ângulo de 90 graus, os cantos precisarão ser arredondados. O raio externo será de 9 mm, enquanto o raio interno será de 3 mm.
- Raio do filete. Um raio de filete é um raio que suaviza a conexão entre duas peças, semelhante à função de um raio interno para um canto. Isso tem o mesmo benefício – redução do estresse – e pode ser complementado por uma costela. Um raio de filete pode ser usado para conectar uma varredura a um plano ou uma nervura a uma parede. Um raio de filete deve ser aplicado sempre que dois planos se encontram para criar um ângulo, agudo ou obtuso.
- Se o conceito de design do produto exigir um plano curvo de qualquer tipo, um raio deve ser aplicado para garantir um design consistente e esteticamente agradável. Da mesma forma que você usaria uma régua para desenhar uma linha reta, você deve usar um raio para desenhar uma linha curva.
A aplicação de spokes ao seu projeto traz muitos benefícios. Um raio permite que o plástico deslize muito mais suavemente do que um canto faria. Se um molde for criado com cantos vivos, há menos garantia de que todo o molde será preenchido, deixando lacunas e uma borda confusa. Um raio pode lidar com o estresse muito melhor do que um canto ou aresta. Uma borda interna nada mais é do que o ponto inicial de uma trinca; é onde todo o estresse se concentrará caso seu lado esteja sob qualquer pressão. Finalmente e simplesmente, cantos arredondados geralmente parecem melhores do que cantos afiados.
Última atualização em 31 de dezembro de 2022