Nas últimas décadas, as indústrias de construção e encanamento têm usado tubos e tubos de plástico duro ou rígido para sistemas de abastecimento de água e gerenciamento de resíduos. O material usado é o PVC resistente e forte, considerado mais fácil de trabalhar do que os tubos de metal ou concreto estampado usados no passado.
Vantagens: Os tubos de plástico rígido são leves, robustos e resistentes a um grande número de danos internos e externos. Pode resistir à corrosão e corrosão. Graças ao seu baixo peso, reduz os custos de transporte, manuseio, instalação, etc. Eles também podem resistir a danos causados por impactos acidentais, o que é um problema com tubos de ferro fundido convencionais. Comprimentos de tubos de plástico podem ser cortados em seções maiores, reduzindo assim o número de juntas. O plástico é resistente à ferrugem, bolor e mofo, tornando-o melhor no transporte de água de forma mais higiênica, proporcionando assim melhores benefícios para a saúde. Outro benefício observado nos tubos de plástico rígido é que eles podem permanecer flexíveis o suficiente para se adaptar aos movimentos do solo. Esta é uma boa qualidade para ter em zonas de terremoto. O plástico, sendo um composto inerte e estável, pode resistir à ação de muitos produtos químicos. Também é muito econômico em comparação com os tubos de encanamento tradicionais que são feitos de ferro fundido, GI etc. Como o plástico é um material com superfície lisa, ele oferece menos resistência ao fluxo. Assim, há maior eficiência no transporte de líquidos por grandes distâncias. Como os tubos de plástico resistem à corrosão e corrosão, as perdas por desperdício são reduzidas, proporcionando grandes benefícios de economia de custos. A instalação de tubos de plástico é relativamente mais simples e não requer habilidades especiais.
As desvantagens de usar tubos de plástico rígido são que, como o plástico não pode suportar temperaturas muito altas, seu uso em água quente ou sistemas líquidos é limitado, a menos que seja especialmente tratado com um revestimento interno de compostos resistentes ao calor. A resistência e a durabilidade dos plásticos podem ser reduzidas pela exposição a altas temperaturas. Rachaduras e rachaduras são características comuns de tubos de plástico rígido. Isso ocorre porque o plástico é bastante frágil em sua forma dura. Perdas e desperdícios podem ser comuns. Em tais situações, todo o comprimento do tubo pode precisar ser substituído, pois as juntas podem não ser desejáveis a longo prazo. Rachaduras e rachaduras são comuns em ambientes muito frios e gelados. Não deve ser instalado próximo a fontes de calor radiante ou fornos abertos, pois não suporta nem mesmo temperaturas muito altas. A exposição à luz ultravioleta pode causar alterações químicas no plástico, portanto, os tubos de plástico não são adequados para aplicações externas. Outro problema relatado por moradores de complexos de apartamentos é que a água e os resíduos que fluem através de canos de plástico duro causam muito barulho e perturbação.
A utilização adequada de tubos rígidos de plástico, tendo em conta as suas vantagens e desvantagens, pode conduzir a uma maior poupança de custos, eficiência e benefícios ambientais.
Última atualização em 27 de dezembro de 2022