Polypropylene (PP) está se tornando a próxima grande estrela do mundo do reciclagem
A reciclagem de polipropileno (PP) é um material popular que está se tornando a próxima grande coisa. Mas históricamente, a reciclagem de PP está longe de ser considerada um sucesso, pois apenas cerca de 1% dos 77 quilos de PP consumidos no último ano foram reciclados, em comparação com quase 20% para PET, de acordo com o Conselho de Química Americano (ACC). O relatório 2020 State of Curbside Recycling da Recycling Partnership também afirma que pode haver cerca de 725 quilos de polipropileno disponíveis por ano em residências unifamiliares, que poderiam ser reciclados em novos produtos, indo desde partes automotivas até embalagens de cuidados pessoais e alimentos.
Tecnologia baseada em solventes
PureCycle possui licença global para comercializar a única tecnologia de reciclagem patenteada baseada em purificação de solventes, desenvolvida pela Procter & Gamble (P&G) para restaurar PP reciclado em um resina “similar a virgem”. O processo proprietário remove cor, odor e outros contaminantes da matéria-prima reciclada, resultando na resina reciclada adequada para qualquer mercado de PP.
Precursores de parcerias
Colaboração é fundamental para avançar na economia circular. As parcerias da PureCycle incluem a Milliken & Co., onde a PureCycle usará seus aditivos no produto reciclado. A Total, a empresa francesa de energia e produtora de plásticos, concordou em adquirir parte da produção da futura instalação dos EUA da PureCycle Technologies e avaliar o interesse em desenvolver uma nova planta juntos na Europa. A Nestlé S.A. está trabalhando com a PureCycle para desenvolver novas embalagens. L’Oréal concordou em adquirir uma parte da capacidade da planta de Ohio, e também tem a opção de estar entre os primeiros compradores volume da primeira futura planta da PureCycle na Europa.
Última atualização em 4 de fevereiro de 2024