Tanques de plástico moldado: que tipo de expectativa de vida eles têm?

Tanques de plástico moldado: que tipo de expectativa de vida eles têm?

Dimensões totais do tanque de polietileno moldado rotativamente:

Muitos tamanhos para tanques verticais de parede única estão disponíveis, variando de 5 galões a 15.000 galões, bem como centenas de tamanhos para configurações de fundo horizontal, retangular e cônico. Existem geralmente dois estilos de sistemas de contenção de parede dupla variando em tamanho de 15 a 10.500 galões.

Os tanques de polietileno são excelentes para aplicações que armazenam uma grande variedade de líquidos até 120 graus F. Os tanques de polietileno podem lidar com temperaturas abaixo de zero, mas temperaturas acima de 120 F começarão a amolecer as paredes do tanque e inchar. A exposição prolongada a temperaturas elevadas pode causar rachaduras por tensão. Os tanques com reforço de fibra de vidro nas paredes podem suportar temperaturas mais altas.

Os Tanques de Polietileno também são conhecidos como – Poly Tanks | Tanques de Plástico | tanques PE

Expectativa de vida dos tanques de plástico:

Não há nenhuma maneira comprovada de determinar a vida útil de um tanque de polietileno. Muitas variáveis ​​podem afetar o tanque, como:

  • Há produtos químicos misturados no tanque?
  • Os produtos químicos são reagidos ou misturados no tanque?
  • Qual é a temperatura do produto químico?
  • Qual é o peso do produto químico? Alguns produtos químicos são mais agressivos ao tanque do que outros, como o hipoclorito de sódio e alguns surfactantes.
  • Quantas conexões de processo estão instaladas no tanque e qual o tamanho delas?
  • Que outros recursos ou acessórios estão presos às paredes do tanque e eles são adequadamente suportados?
  • Há agitação mecânica no tanque?
  • Existem cargas externas ou vibrações mecânicas no tanque ou bicos?
  • O tanque é usado temporariamente em um lugar e depois movido com frequência? Quanto mais frequentemente um tanque é movido, mais esforço físico ele é exposto ao levantar, carregar e amarrar em um caminhão, etc. e essa tensão física também pode afetar a integridade do tanque.
  • O tanque é usado em ambiente interno ou externo?
  • Se o tanque estiver ao ar livre, em que parte do país ele está? Os tanques usados ​​ao ar livre no Arizona ou na Flórida recebem luz solar mais intensa do que em Minnesota, por exemplo. Embora as resinas de polietileno usadas na moldagem de tanques de armazenamento de produtos químicos contenham inibidores ultravioleta, os raios UV terão um efeito prejudicial na vida útil de qualquer tanque de polietileno.
  • O tanque é usado exclusivamente para armazenamento fixo ou para transporte? Cada um desses fatores afetará a vida útil do tanque de polietileno.

Os tanques de plástico rotomoldados estão no mercado há quase 40 anos. Obtivemos, portanto, uma boa visão geral de qual será a vida média de um tanque de polietileno moldado rotacionalmente. Esta é apenas uma observação geral, em média, devido a muitos fatores desconhecidos exclusivos de cada aplicativo, conforme descrito acima. Muitas aplicações são muito “amigas do tanque” e, portanto, os tanques têm uma vida extraordinariamente longa. Outras aplicações são particularmente exigentes e, como resultado, os tanques têm uma vida útil muito curta. Vimos tanques quebrarem em menos de dois anos e vimos outros com mais de 20 anos.

Embora não possamos garantir a vida útil real de um tanque de polietileno, sabemos por experiência que a média tanque de armazenamento de plástico durará de 10 a 20 anos, dependendo do tipo de produtos químicos no tanque e das condições ambientais em que são usados. Há exceções a isso, como 12-1/2% de hipoclorito de sódio, que geralmente faz com que os tanques envelheçam prematuramente após apenas 5-7 anos. Isso ocorre em todos os tanques de polietileno HD linear, independentemente do fabricante (ocorre mais rapidamente em tanques de polietileno reticulado) devido à natureza química do hipoclorito de sódio. Como cada aplicação tem suas próprias condições únicas, é impossível fazer uma declaração geral sobre quanto tempo um tanque específico pode durar em uma determinada aplicação, a menos que você conheça todas as especificidades dessa aplicação específica. Novamente, o melhor que alguém pode oferecer razoavelmente é uma expectativa geral, com base nas informações disponíveis. Houve casos em que um tanque foi comprado para um produto químico específico em uma concentração específica e, posteriormente, a concentração foi aumentada ou o tanque foi reutilizado para uma condição química e de serviço completamente diferente. Nesses casos, é claro, não podemos prever que efeito essas mudanças podem ter na vida útil do tanque.

Garantias gerais em tanques:

Existem garantias padrão em tanques quando usados ​​em aplicações aprovadas. Este tipo de garantia é de 3 anos para tanques padrão e 5 anos para tanques pesados. A garantia cobre o reparo ou substituição de um tanque que quebre devido a defeitos de materiais e mão de obra. A maioria dos tanques que falham devido a um defeito de fabricação o fará nos primeiros meses após o tanque ser colocado em serviço. Se o tanque sobreviver além do período de garantia, provavelmente durará de 10 a 15 anos ou mais.

Se um tanque tem vários anos, como você determina se ainda é seguro para uso?

Se um tanque de plástico estiver começando a mostrar sua idade, você poderá ver rachaduras finas ou rachaduras finas chamadas fissuras. Procure rachaduras na cúpula de um tanque vertical na área onde a luz do sol é mais intensa ou ao redor dos bicos na parede lateral do tanque, especialmente onde a carga mecânica de tubos e válvulas está conectada. O topo de um tanque de transporte, que foi deixado ao ar livre o ano todo, também é um bom ponto de observação. Essas rachaduras finas se tornarão mais intensas e visíveis com o tempo e se tornarão rachaduras de estresse. Deixar cair uma luz dentro do tanque pode ser útil em exames visuais, porque qualquer rachadura por estresse será mais fácil de detectar com a fonte de luz interna instalada. A resiliência de um bom tanque será óbvia. Um tanque além de sua expectativa de vida soará abafado quando atingido e pode se romper como resultado. É melhor verificar regularmente e com antecedência para ter certeza contra a perda de produtos químicos valiosos e despesas de limpeza devido a uma falha não examinada do tanque. Inspeções documentadas regulares (pelo menos anualmente) de tanques devem ser uma parte normal do programa de segurança e manutenção da instalação. Quando um tanque mostra sinais de desgaste ou é considerado inseguro, é melhor substituí-lo.

Última atualização em 25 de dezembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Xiaomi lança aspirador Mi Vaccum Cleaner G10 por R$ 3,9 mil

Next Article

Xiaomi Mi Band 6 chega ao Brasil mais cara e com bateria de 14 dias




Related Posts