Surpresas No Mercado: Entenda as Oscilações de Preços das Resinas de Volume Agora!






Preços de Matérias-Primas Plásticas: Tendências e Perspectivas


Preços de Matérias-Primas Plásticas: Tendências e Perspectivas

PE: Preços Estáveis ou em Queda

Os preços do polietileno (PE) em maio apresentaram uma variação mista pela primeira vez em anos. Dois fornecedores ofereceram uma redução de 3¢/lb para o LLDPE, enquanto os preços de outras categorias permaneceram inalterados. A Dow anunciou um aumento de 4¢/lb para junho, enquanto outros fornecedores adiaram seus aumentos de 3¢/lb.

Segundo Mike Burns, vice-presidente de serviços ao cliente da RTi para PE, os preços em junho deveriam se manter estáveis, com boas chances dessa tendência continuar nos meses subsequentes. Nos mercados secundários, os preços do PE se mostraram praticamente inalterados, refletindo a lentidão nas atividades de negociação até a primeira semana de junho. O volume de exportações foi limitado enquanto os fornecedores aguardavam uma visão mais clara sobre a demanda doméstica e os níveis de inventário.

PP: Preços em Alta

Os preços do polipropileno (PP) subiram 5¢/lb em maio, acompanhando os contratos de monômero de propileno, com um adicional de 2¢/lb para reforçar as margens dos fornecedores. Os preços de monômero no mercado à vista dispararam em até 6-7¢/lb, sugerindo um novo aumento de preço do PP para junho. Scott Newell, vice-presidente de mercados de PP da RTi, prevê que os preços de junho subirão 5¢/lb ou mais, acompanhando os contratos de propileno.

Newell acredita que os preços de PP em julho poderiam se estabilizar, e talvez até cair, caso junho marque o pico da escassez de monômero. Ele também observa que a forte demanda por PP, iniciada em abril, deverá se manter, apesar de um longo período anterior de baixa demanda.

PS: Preços em Queda

Os preços do poliestireno (PS) caíram 4¢/lb em maio, com uma expectativa de movimento estável a ligeiramente ascendente em junho e julho. Mike Burns, da RTi, destacou uma leve pressão de custo do benzeno e do butadieno, embora os contratos de etileno tenham se estabelecido em baixa em abril e maio, com tendências de queda também para junho.

Além disso, ele prevê uma pressão ascendente para agosto, devido à alta sazonal de demanda por PS – especialmente com algumas compras antecipadas para a temporada de furacões e uma possível escassez de benzeno e monômero de estireno. Ao entrar em junho, os preços de GPPS e HIPS estavam em queda, com custos de matérias-primas estabilizadas.

PVC: Preços Estáveis

Os preços do PVC permaneceram estáveis em maio, impulsionados pelos baixos custos contratuais do etileno, que poderiam cair mais 2-3¢/lb, reduzindo assim os custos de fabricação do PVC. Contudo, os preços do etileno à vista chegaram ao fundo do poço a 12¢/lb e subiram 3.25¢/lb até o final de maio.

Relatos da PCW indicam que os contratos de etileno de abril, definidos tardiamente, caíram 1.5¢/lb para 26.75¢/lb, e os contratos de maio caíram mais 0.75¢/lb, para 26¢/lb. Com isso, os compradores de resina estavam tentando discernir o impacto dessas quedas nos preços do PVC, visto que uma redução de 2.25¢/lb no etileno poderia implicar em uma queda de cerca de 1¢/lb no preço do PVC.

PET: Preços em Alta

Os preços do PET grau garrafa no mercado interno dos Estados Unidos subiram entre 3-5¢/lb em maio, chegando à faixa de 70¢/lb, impulsionados pelos preços crescentes do petróleo e das matérias-primas do PET. Segundo a PCW, os custos médios das matérias-primas do PET nos EUA subiram 2.4¢/lb em maio, atingindo 61.28¢/lb.

A previsão da PCW é de que os preços do PET primário, de fora de padrão e o PET reciclado aumentem mais 1-3¢/lb em junho-julho, impulsionados pelo consumo crescente de refrigerantes e água engarrafada. Essa projeção de aumento de preços também assume que os preços do petróleo se mantenham elevados ou subam ainda mais.

ABS: Preços Estáveis

Os preços do ABS se mantiveram relativamente estáveis durante o segundo trimestre, após aumentos de 5¢/lb em janeiro. Esforços dos fornecedores para empurrar aumentos de 6-7¢/lb falharam, uma vez que os preços das matérias-primas recuaram e a competição com importações mais baratas aumentou.

Mike Burns, da RTi, observa que o mercado está mais equilibrado agora, e os preços devem se manter estáveis pelo menos até junho, com algum potencial de alta no final do terceiro trimestre, dependendo das condições de oferta e demanda.

PC: Preços Geralmente Estáveis

Os preços do policarbonato (PC) se mantiveram estáveis durante o segundo trimestre, após os aumentos de até 14¢/lb em janeiro, com fornecedores independentes e secundários implementando aumentos semelhantes em fevereiro-março. Algumas tentativas de novos aumentos de preços foram anunciadas para maio, mas a implementação foi mista.

Além disso, Mike Burns, da RTi, prevê que os preços do PC permanecerão majoritariamente estáveis durante o terceiro trimestre. Ele aconselha atenção aos preços de benzeno, propileno e às importações de preço mais baixo, apontando que a demanda global está boa, mas a demanda automotiva doméstica não está tão forte quanto em 2017.

Nylon 6 Estável; Nylon 66 em Alta

Os preços do Nylon 6 permaneceram estáveis de março a maio, com o benzeno estabilizando em $1.90/gal e subindo ligeiramente para $1.96/gal em maio. Existe potencial para alguma pressão ascendente neste mês, à medida que o excesso de oferta de benzeno diminui e os preços se firmam.

Os preços do Nylon 66, por outro lado, mantiveram-se estáveis em maio, após aumentos de 15-20¢/lb no primeiro trimestre, impulsionados por um mercado global muito apertado. “Tivemos sete casos de força maior em intermediários nos primeiros dois trimestres”, relata Mike Burns da RTi. Ele prevê uma pressão ascendente nos preços no terceiro trimestre devido à escassez de oferta e possíveis aumentos nos preços de butadieno e monômero de propileno.






#Mixed #Bag #Prices #Volume #Resins

Última atualização em 26 de agosto de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Negociações sob pressão: leis contra a moratória da soja avançam. Quais são os impactos?

Next Article

PlantSwitch Recebe Apoio para Comercialização de Materiais Biológicos Avançados: Revolução Sustentável!




Related Posts