Sua escultura mais famosa – Cabeça construída no. 2 – Naum Gabo

Sua escultura mais famosa - Cabeça construída no.  2 - Naum Gabo

Naum Gabo (5 de agosto de 1890 – 23 de agosto de 1977) foi um escultor “construtivista” americano nascido na Bielorrússia. Em 1910 ele foi para Munique para estudar medicina e assuntos científicos. Enquanto estudava física e engenharia, Gabo leu os escritos de Henri Bergson e assistiu a palestras do historiador de arte Heinrich Wölfflin que combinavam arte e ciência. Essas lições tiveram um impacto significativo em Gabo. A inclinação romântica e literária de Naum se refletiu em suas primeiras pinturas. Ele começou a trabalhar usando o “método estereométrico” de construção enquanto estava na Noruega e, com isso, contribuiu substancialmente para o crescimento do “construtivismo”. Nascido como Naum Neemia Pevsner, o artista mudou seu nome para Gabo para se diferenciar de seu irmão, o artista Antoine Pevsner. Uma das obras mais famosas de Gabo é sua primeira obra-prima chamada “Cabeça Construída nº 2” de 1916.

A “Cabeça Construída nº 2” data da época em que Gabo começou a expressar suas teorias em forma de arte. Começou construindo as representações de cabeças e torsos, começando com papelão, depois madeira e por fim metal. A abordagem de Gabo foi completamente radical, sem fundição e escultura. A estrutura era aberta e celular com pisos que se cruzavam, em vez de uma obra de arte sólida e fechada. A criação original “Constructed Head No. 2” foi feita de chapas de metal que foram galvanizadas e pintadas com tinta amarela ocre.

A criação, depois de exposta em Moscou, depois em Berlim e na Holanda, foi devolvida à União Soviética por engano. Gabo recuperou a escultura em pedaços na década de 1950. Então ele o reconstruiu. Naum o remontou depois de retirar a tinta e depois fez seis réplicas de diferentes suportes e tamanhos. Gabo criou uma versão em plástico do “Head Built No. 2” em meados da década de 1920 na Alemanha e uma cópia em bronze fosforoso foi produzida trinta anos depois. Ambas as esculturas eram da mesma escala que o original. O original “Constructed Head No. 2” foi exibido, junto com uma das réplicas de metal, em 1968.

Em 1920, Gabo também criou uma escultura usando um motor para girar uma lâmina de aço, abrindo caminho para um novo tipo de escultura chamada “escultura cinética”. Em agosto de 1920, Gabo escreveu o “Manifesto realista” junto com Antoine Pevsner e proclamou os princípios do “construtivismo” puro e criticou o “futurismo” e o “cubismo” como “artes abstratas” não completas. Gabo indicou que a experiência espiritual era a base de todas as criações artísticas. Trabalhando na Rússia durante o período revolucionário, Gabo teve que fazer sua criatividade usando matérias-primas de baixa qualidade e muitas de suas criações foram perdidas ou arruinadas durante esse período. O original “Constructed Head No. 2”, no entanto, continua sendo uma de suas obras-primas mais admiradas e inovadoras.

Última atualização em 2 de janeiro de 2023

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Samsung mostra novas telas flexíveis em vídeo promocional

Next Article

Você sabe o que é madeira plástica? Conheça todos os seus benefícios.




Related Posts