Conduzir reforço é realizado para aumentar a espessura da parede do tubo em defeitos de tubo sem vazamentos. Esses defeitos ocorrem devido a corrosão ou danos externos, amassados, sulcos, fricção ou desgaste de montagens, corrosão interna e/ou erosão, fabricação ou defeitos de fabricação. O objetivo do reforço da tubulação é reconstruir e aumentar a espessura da parede do tubo para que a resistência mecânica resultante do tubo seja suficiente para suportar as condições de operação.
Especialmente em indústrias onde o trabalho a quente não é facilmente permitido, a implementação de reforço de dutos por trabalho de reparo a frio é benéfica em trabalhos de reparo e reabilitação de dutos.
Dados do duto e condições de operação
Antes que o trabalho efetivo de reabilitação e reforço da tubulação seja realizado, os dados da tubulação e as condições operacionais são coletados. Esses dados são revisados e avaliados em relação aos padrões e diretrizes internacionais, como os padrões e requisitos ASME PCC2 e ISO 24817, para projetar uma solução eficaz e adequada para reparo e reforço de dutos.
Cálculo técnico detalhado e declaração do método de aplicação
Com base nos dados coletados no duto, o fabricante projetará e fornecerá um cálculo detalhado de engenharia e técnica de aplicação para os trabalhos de reparo e reabilitação do duto. Também deve ser assegurado que o aplicador seja bem treinado na aplicação de produtos de envoltório de reparo de tubos e que uma avaliação de risco do local tenha sido realizada antes do início do trabalho. Equipamento de proteção individual apropriado deve ser usado e medidas de mitigação/mitigação de risco devem ser implementadas para minimizar ou evitar todos os riscos desnecessários.
Passo 1: Prepare, limpe e torne áspero a superfície do tubo
A superfície do tubo deve ser limpa e preparada de acordo com o padrão mínimo de St2.5. Isso é para garantir uma boa ligação entre a resina de reparo e o substrato (superfície do tubo). O perfil da superfície do tubo também é rugoso para atender à rugosidade mínima de 60 mícrons. Uma vez que a superfície do tubo tenha sido limpa e rugosa, o trabalho de reparo e reabilitação da tubulação deve começar imediatamente.
Etapa 2: Reconstrução para garantir a lavagem da superfície do tubo
A primeira etapa em qualquer trabalho de reabilitação é garantir que todas as superfícies dos tubos tenham sido reconstruídas para garantir que a superfície esteja nivelada. O composto de resina ou massa de metal é bem misturado de acordo com as instruções do fabricante e aplicado nas superfícies afetadas, certificando-se de que não haja acúmulo de ar. O composto de reparo é aplicado de acordo com a espessura de revestimento necessária e o comprimento de reparo especificado no cálculo técnico.
Etapa 3 – Reforço da tubulação por revestimento do tubo
O passo final é reparação de tubos e o reforço é o enrolamento da fita de reparo do reforço. Comece a enrolar a fita de reparo de reforço ao redor da circunferência do tubo antes do local do defeito. A cada rodada de enrolamento, enrole a mangueira o mais firme e uniformemente possível enquanto puxa com força suficiente. Certifique-se de que haja uma sobreposição de 50% da camada de embalagem anterior. Repita o enrolamento de acordo com o relatório de cálculo técnico. A direção do enrolamento pode ser alternada entre camadas sucessivas de enrolamento para aumentar sua resistência final.
Inspeção de obras de reparo e reforço de dutos
Inspecione a tubulação reforçada quanto a quaisquer defeitos visuais. Verifique se a espessura e o comprimento do reparo estão de acordo com os requisitos indicados no cálculo técnico. Deixe a área reparada curar por várias horas e o trabalho de reforço estará completo.
Última atualização em 28 de dezembro de 2022