A recente decisão do governo canadense de proibir mamadeiras de plástico de policarbonato levantou muita preocupação sobre o uso de plástico para alimentos e bebidas. A atenção também levantou algumas questões sobre a reciclagem de plástico.
Existem sete categorias de plástico, indicadas por um número dentro de um símbolo de reciclagem. Os números vão do número 1 ao número 7. Todos têm uma composição química diferente que acaba determinando seu uso.
Os holofotes estão no plástico n. 7 com a designação PC (policarbonato) ao lado. Em alguns casos, tudo o que você verá é “PC”. O plástico nº 7 representa a mistura de todos os outros tipos de plástico. A adição de PC cria um plástico leve e de alto desempenho que possui um equilíbrio único de tenacidade, estabilidade dimensional, claridade ótica e alta resistência ao calor. É por isso que o vemos em tantas aplicações, incluindo recipientes e utensílios para alimentos.
A coisa assustadora sobre um recipiente de PC é a adição de bisfenol A (BPA), que é um componente chave do plástico de policarbonato. Em um recipiente de comida ou bebida, estudos mostraram migração de BPA para o alimento a partir do recipiente. A grande controvérsia é, claro, quanto do BPA entra na comida e quanto precisamos consumir antes que todos os nossos hormônios sejam desligados?
Não responderemos aqui. Mas vamos ver como isso afetará a reciclagem de plástico.
Essencialmente, não há mudança nas práticas atuais de reciclagem de embalagens plásticas. A coleta na calçada e quaisquer depósitos continuarão a coletar o plástico nº 7PC sem fazer perguntas. Os plásticos misturados serão triturados e transformados em novos plásticos n. 7, alguns dos quais podem ter uma designação de PC se a produção adicionar muito policarbonato à mistura nº 7.
Apenas para fins informativos, os plásticos a serem evitados nas operações de alimentos e bebidas incluem os nº 3, nº 6 e nº 7. Os plásticos mais seguros para usar são #1, #2, #4 e #5. No entanto, existem preocupações sobre a reutilização de recipientes de plástico e o aquecimento de plásticos contendo alimentos.
Última atualização em 21 de fevereiro de 2023