Os recipientes de plástico são essenciais para as necessidades de embalagem de muitas indústrias. As embalagens de cosméticos requerem frascos de plástico para maquiagem e produtos para a pele. As embalagens farmacêuticas requerem frascos de plástico para conter vitaminas e outros medicamentos. E as embalagens de alimentos e bebidas fazem uso eficaz de todos os tipos de recipientes de plástico, como garrafas de plástico para água e potes de plástico para uso como recipientes de delicatessen. Todo mundo sabe da importância das embalagens plásticas. No entanto, embora esse conhecimento possa ser útil para as empresas, poucas pessoas realmente sabem como os recipientes de plástico são feitos.
Os fornecedores de garrafas de plástico têm vários métodos à sua disposição. Os mais populares desses métodos são moldagem por sopro por extrusão, moldagem por sopro por injeção, moldagem por sopro por estiramento, moldagem por injeção e coextrusão. Cada um tem seus pontos fortes. E conhecê-los pode ajudá-lo a escolher a empresa certa na hora de procurar um distribuidor de embalagens plásticas…
A moldagem por sopro por extrusão é uma forma de produzir recipientes de alto desempenho com peso e custo reduzidos. Primeiro, o tubo oco redondo (parison) é formado por uma extrusora. Uma cavidade de molde que consiste em duas metades se fecha em torno do parison e destaca uma extremidade dele. Em seguida, o ar comprimido molda o recipiente, ele esfria e o excesso de plástico é cortado.
A moldagem por sopro por injeção é feita em três estágios. Primeiro, o plástico fundido é injetado em um molde para produzir um parison. O ar comprimido então sopra através de um pino central para expandir o molde. Finalmente, o contêiner é transferido para uma terceira estação para ejeção.
A moldagem por sopro é usada para fazer recipientes rígidos de baixo peso. É frequentemente usado para recipientes de plástico para bebidas carbonatadas. Envolve o alongamento biaxial de um parison durante o sopro para orientar e alinhar as moléculas.
A moldagem por injeção é usada para fazer recipientes de boca larga, como frascos de plástico, banheiras e frascos. O material é injetado em uma cavidade onde a pressão força a resina a se conformar ao corpo do molde. Estes recipientes de plástico são produzidos sem sucata.
A coextrusão é a mais recente tecnologia de moldagem por sopro de garrafas plásticas. Envolve a união de várias resinas plásticas juntamente com camadas de ligação para produzir garrafas com qualidades de barreira e estáveis ao calor, adequadas para uso com produtos alimentícios hermeticamente fechados e envasados a quente. As possíveis aplicações incluem: sucos, molhos, geléias, guarnições, maionese e produtos em conserva.
Conhecer as várias maneiras pelas quais os fornecedores de contêineres fabricam seus produtos ajudará você a escolher a empresa certa para suas necessidades de embalagem. Esta visão geral do processo de distribuição de garrafas, potes e jarros de plástico deve fornecer o conhecimento necessário para fazê-lo!
Última atualização em 22 de fevereiro de 2023