Previsão de queda nos preços das resinas: oportunidades para otimização de custos na sua produção

Cenário Atual dos Preços de Resinas

Price reductions são esperadas para os quatro principais termoplásticos de commodities à medida que o ano se aproxima do fim, com a possibilidade de que essa tendência continue no primeiro trimestre de 2023 para algumas resinas. Até o momento, um aumento nos preços das matérias-primas havia contribuído para uma alta nos valores do polipropileno (PP), poliestireno (PS) e policloreto de vinila (PVC) no mês passado. Apesar disso, a relação entre a oferta e a demanda para as principais matérias-primas permanece bem equilibrada. A demanda interna morna para esses quatro tipos de resinas e a redução nas exportações são outros fatores que indicam uma possível queda nos preços.

Além disso, fornecedores de PP e PS estão se preparando para fazer mudanças significativas na forma como definem os preços dos contratos, desvinculando-os diretamente dos preços dos monômeros. Essas e outras observações foram apresentadas pelo CEO Michael Greenberg, da The Plastics Exchange em Chicago, e por consultores de compras da Resin Technology, Inc. (RTi), de Fort Worth, Texas.

Preços de PE: Estabilidade em Meio à Incerteza

Os preços dos contratos de polietileno (PE) permaneceram estáveis, apesar das tentativas recorrentes dos fornecedores de impor um aumento de 5 centavos por libra. Essa elevação, entretanto, parece ter pouca chance de ser implementada. De acordo com Mike Burns, vice-presidente de PE da RTi, os estoques dos fornecedores cresceram em setembro e outubro, somando 400 milhões de libras, o que corresponde à retirada de inventário nos meses de junho e julho. Como resultado, os níveis de estoque se recuperaram para 38 dias, o mais alto em três anos, devido à demanda interna fraca e às exportações quase inexistentes neste ano.

Enquanto isso, os processadores estão comprando conforme necessário. Em meados de novembro, Greenberg observou que a disponibilidade de PE spot continuava a melhorar, com carros padrão genéricos disponíveis, mas a preços que refletiam a terceira tentativa dos fornecedores de aumentar os preços. Greenberg espera que os processadores continuem relutantes em pagar mais e que alguns deles até estejam esperando por uma leve redução nos preços contratuais. “Os revendedores nacionais e exportadores estão geralmente ansiosos para mover o estoque não comprometido e fazer espaço para compras oportunas conforme as ofertas surgem perto do final do ano”, acrescenta.

Preços de PP: Alta Temporária

Recentemente, os preços do polipropileno (PP) apresentaram expectativa de aumento, com fornecedores buscando hikes de até 7 centavos por libra, com base nas nomeações de preços de contratos de monômeros. Scott Newell, diretor de serviços ao cliente para PP na RTi, acreditava que os preços subiriam apenas de 4 a 5 centavos. “Os preços dos monômeros subiram devido a paradas programadas, mas a maioria das fábricas retornou à operação e o equilíbrio de monômeros deve ser mantido”, relata Greenberg, que acrescentou que, enquanto estava em discussão um aumento de 7 centavos por libra no monômero de propileno para novembro, o monômero spot estava sendo negociado a menos de 3 centavos acima dos níveis de outubro.

Tanto a demanda quanto a produção de PP em outubro foram mais altas do que no mês anterior, e Newell prevê que a demanda em 2022 aumentará cerca de 2% em relação a 2021. No entanto, ele prevê que a demanda desacelerará até o final do ano. Os estoques dos fornecedores de PP estão relativamente baixos, a 31,5 dias. Ele e Greenberg notaram que os fornecedores de PP pretendem mudar a base de seus contratos para 2023, essencialmente desvinculando o preço do PP de uma conexão direta com o propileno monômero.

Preços de PS: Alta em um Cenário Difícil

Os aumentos de preço no poliestireno (PS) médias de 5 centavos por libra para GPPS e HIPS entraram em vigor em 1º de novembro. Aumentos de preço de 4 centavos por libra para EPS também estavam em andamento no mês passado, o que torna os beads importados bastante atraentes para entregas em novembro e dezembro, segundo Stacy Shelly, diretora de desenvolvimento de negócios da RTi. Os preços dos contratos de monômeros de estireno de outubro se estabeleceram tarde, e presumivelmente mais altos. No entanto, mesmo com os custos mais altos do benzeno, os preços spot dos monômeros em outubro e novembro mantiveram-se estáveis, refletindo uma demanda muito fraca, diz Shelly.

A demanda fraca e os altos custos do benzeno em novembro tornaram o negócio inviável para os produtores de monômeros, levando alguns a vender o benzeno de volta ao mercado e reduzir suas taxas de operação. Ao mesmo tempo, os preços spot de etileno aumentaram ligeiramente, porém permaneceram dentro da mesma faixa de 4 centavos por libra por mais de um mês. O butadieno está bastante equilibrado, com preços spot e de contrato firmes há vários meses. As disponibilidades estão apertadas, mas a demanda continua fraca. Também no cenário global, os preços estão em queda, com os preços spot caindo cerca de 62% em relação ao pico deste ano.

PVC: Expectativa de Aumento e Queda

Os preços do policloreto de vinila (PVC) estavam previstos para aumentos no mês passado, mas mais próximos de 2 a 3 centavos por libra ao invés dos 5 centavos desejados pelos fornecedores em 5 de outubro. Mark Kallman, diretor de serviços ao cliente para resinas de engenharia e PVC na RTi, relatou que os contratos de etileno se estabeleceram 1 centavo por libra mais baixos em outubro, aumentando as esperanças de novas reduções em novembro, o que ajudaria a manter os preços do PVC estáveis ou até menores até o final do ano. Kallman afirmou que a produção de PVC em outubro e a demanda geral se mantiveram constantes, embora a demanda interna tenha aumentado em 3%, refletindo números de construção melhorados antes da temporada de inverno.

Por outro lado, as exportações caíram 6% e devem continuar a diminuir devido a fatores sazonais e econômicos no início do próximo ano. Os estoques aumentaram mais 4% em outubro, pois as taxas de operação ainda superavam a demanda. Essa combinação de fatores sugere que o mercado de PVC poderá não ver um grande aumento nos preços, mas, ao invés disso, uma estabilização ou até mesmo uma queda.

Perspectivas Futuras para o Mercado de Resinas

À medida que as mudanças nas condições de mercado e nas relações entre oferta e demanda continuam a evoluir, as expectativas para o setor de resinas permanecem incertas. As iniciativas de desvinculação dos preços dos contratos de resina em relação aos custos das matérias-primas indicam que os fornecedores estão tentando se adaptar para evitar um impacto direto nos preços que afete suas operações. No entanto, a resiliência dos consumidores e a busca por preços mais baixos continuam a moldar o comportamento do mercado.

Embora a previsão para o final de 2022 e o início de 2023 ainda possa apresentar desafios, as mudanças nas políticas de preços e as flutuações da demanda serão cruciais para determinar a trajetória futura dos preços das resinas. A capacidade de inovar e se ajustar às novas realidades econômicas será um fator determinante para empresas que desejam se manter competitivas nesse mercado dinâmico.




#Softer #Resin #Prices #Expected


Última atualização em 12 de abril de 2025

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Guerra comercial e seus impactos: como proteger seu negócio no comércio global de aves

Next Article
Com pouca diferença de pontos, categoria F-Truck promete disputa acirrada pela liderança em Guaporé

Liderança em disputa: acompanhe a emocionante batalha da F-Truck em Guaporé com talentos em ascensão.




Related Posts