Preços em queda para resinas: saiba como garantir economia e qualidade nas suas compras industriais

precos em queda para resinas saiba como garantir economia

Cenário Atual dos Preços de Resinas

Os preços das resinas de polietileno (PE), polipropileno (PP), poliestireno (PS) e PVC apresentaram uma tendência de queda no último mês, após um período de estagnação ou leve recuo em setembro. A demanda atual é fraca, exceto para o polietileno, onde o mercado, embora tenha se mostrado mais resistente, ainda se encontra em um ritmo morno. Além disso, a pressão para a diminuição dos preços está sendo impulsionada pela erosão nos preços das matérias-primas essenciais e pelo aumento dos estoques nas fornecedoras de resinas. De acordo com consultores de compras de resinas na Resin Technology, Inc. (RTi), em Fort Worth, Texas, essa tendência de preços mais baixos deve persistir até o final do ano, a menos que surjam eventos mundiais inesperados.

PE: Aumento de Preços Adiado

Os preços do polietileno se mantiveram estáveis durante setembro, enquanto os fornecedores não conseguiram implementar seus aumentos de 5¢ por libra. Apesar de não terem revogado nenhum desses aumentos, os preços de outubro estavam projetados para um aumento total de 11¢ por libra. No entanto, as expectativas não indicavam que haveriam aumentos efetivamente.

A demanda por polietileno apresentou um cenário lento, mas não desesperador. O que se nota, porém, é que a vivacidade do mercado vista no início do ano não se repetiu. As exportações robustas para a Ásia, que ocorreram em julho e agosto, foram interrompidas devido à incerteza econômica, levando os compradores a recuarem e deixando material acumulado sem destino. A disponibilidade de resinas no mercado secundário é satisfatória, mesmo que o movimento de vendas esteja fraco. A produção doméstica caiu 5%, as taxas de operação reduziram em 6%, e as vendas, embora tenham tido um leve aumento de 3%, não foram suficientemente fortes para impulsionar os preços.

Expectativa e Estratégias Sugeridas
30-60 Dias: Compre conforme necessário. Os preços em dezembro provavelmente representarão o ponto mais baixo do mercado.

PP: Descontos em Ascensão

Os preços do polipropileno permaneceram estáveis em setembro, seguindo a tendência das contratações de monômeros de propileno, que se mantiveram em 78¢ por libra. As paradas de cracker de propileno não impactaram na dureza do mercado, já que a demanda continuava baixa.

Ainda que os fornecedores de PP tenham reduzido a produção, a oferta continuou bastante ampla. As taxas de operação das plantas de resinas caíram para os baixos 80%, em comparação aos altos 80% de agosto. As vendas totais diminuíram em aproximadamente 40 milhões de libras e a produção caiu em 130 milhões de libras, embora os estoques de resina tenham encolhido.

Expectativa e Estratégias Sugeridas
30-60 Dias: A RTi prevê que os contratos de monômero de outubro cairão em até 10¢ por libra. Compre conforme necessário, antecipando preços mais baixos em outubro e novembro, além de uma queda ainda mais acentuada no próximo mês.

PS: Preços Abaixando, Expectativa de Queda

Os preços do poliestireno diminuíram em média 3¢ por libra até o final de setembro, com previsões de uma nova erosão de preços em outubro e durante o restante do ano. Os preços spot de GPPS apresentaram queda de até 8¢ no mês passado.

Os preços de matérias-primas essenciais, como benzeno, etileno e butadieno, sofreram uma queda significativa nos últimos meses, reduzindo o custo médio em caixa para a fabricação de GPPS em 5.5¢ e para HIPS em 7.5¢ por libra. Como resultado, a diferença de preço entre HIPS e GPPS começou a se estreitar. Atualmente, o HIPS ainda apresenta um prêmio de 11¢ a 12¢ por libra na América do Norte, mas caiu de 9-10¢ na Ásia e na Europa, refletindo a grande queda nos preços do butadieno. Depois de ter atingido um pico de $2.20 por libra, o preço do butadieno está em queda, com preços spot já inferiores a $1.30 por libra, e contratos de setembro fechados em $1.70 a $1.75 por libra. Os preços spot do monômero de estireno caíram em até 7.5¢ por libra até o final de setembro, com contratos do mês 3¢ mais baixos.

Expectativa e Estratégias Sugeridas
30-60 Dias: Espera-se que a disponibilidade de resina seja abundante e que os preços continuem a se suavizar. Os fornecedores tentarão liquidar os estoques em meio à queda da demanda. A RTi sugere que compradores de HIPS negociem prêmios mais baixos sobre o GPPS, com a expectativa de que essa diferença diminua em 3¢ por libra em outubro.

PVC: Preços em Queda

Os preços do PVC caíram ao menos um centavo por libra em setembro, e os preços spot continuaram a se desvalorizar até meados de outubro. Os custos de matérias-primas do PVC foram reduzidos em 1¢ por libra em setembro, e uma diminuição um pouco maior era esperada para o mês passado, principalmente devido à queda nos preços contratuais de etileno.

A demanda doméstica por PVC cresceu 12% em agosto, impulsionada pela reposição de estoque e por uma leve melhora na construção civil. As exportações aumentaram 17%, atingindo uma nova marca acima de 565 milhões de libras, representando 43% da demanda total. No entanto, a incerteza econômica, tanto local quanto internacional, desacelerou o crescimento. As previsões sobre a demanda doméstica indicam uma continuação da desaceleração, assim como no mercado externo, levando à queda dos preços de exportação.

Expectativa e Estratégias Sugeridas
30-60 Dias: Compre conforme necessário e fique atento a preços mais baixos. A RTi prevê uma demanda global mais fraca até o final do ano, o que ajudará a pressionar os preços das resinas de PVC ainda mais para baixo.




#Prices #Commodity #Resins #Headed


Última atualização em 25 de abril de 2025

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior
mato grosso do sul aposta na suinocultura sustentavel e colhe

Mato Grosso do Sul aposta na suinocultura sustentável e colhe resultados positivos para produtores e meio ambiente

Próximo Artigo
solucoes sustentaveis transformando pas eolicas em plastico e fertilizantes para

Soluções Sustentáveis: Transformando Pás Eólicas em Plástico e Fertilizantes para um Agro Mais Verde




Posts Relacionados