Preços dos Resinas de Volume Caminham para Baixa ou Mantêm-se Estáveis
No meio do ano, os preços das resinas de volume pareciam estar a caminho de uma diminuição maior ou se mantendo estáveis, devido à demanda doméstica e global reduzida na maioria dos setores-chave e aos preços de matérias-primas geralmente em queda. Essas foram as opiniões de consultores de compras da Resin Technology Inc. (RTi), analistas seniores da PetroChemWire (PCW) de Houston, CEO Michael Greenberg da The Plastics Exchange e Scott Newell, vice-presidente executivo de poliolefinas da distribuidora/compostadora Spartan Polymers.
PE: Preços Estáveis ou em Queda
Os preços do polietileno em maio pareciam ter se estabilizado, com algumas oportunidades de mercado para quedas de 2 a 3 centavos por libra de maio a julho, segundo David Barry, diretor associado de PE, PP e PS da PCW; Robin Chesshier, vice-presidente da RTi para os mercados de PE, PS e nylon 6; e Greenberg da The Plastic Exchange. No entanto, os fornecedores estavam buscando aumentos de 3 centavos por libra para junho. Barry disse: “A indústria está agora sobrecarregada e a situação dependerá de quão duro os fornecedores irão com suas taxas de operação. Não vejo os preços do PE se recuperando logo.”
Chesshier observou que os processadores estão comprando apenas quando necessário e que mesmo com taxas de operação reduzidas, os estoques dos fornecedores cresceram para mais de 300 milhões de libras em março e abril. Ela acrescentou: “A China já colocou em operação mais de 70% da nova oferta de PE.”
Barry relatou que a Shell estava iniciando, no começo de junho, duas de suas três novas linhas de produção de PE baseadas na tecnologia Unipol de fase gasosa, aumentando a capacidade para LLDPE de buteno, bem como alguns graus de hexeno e metaloceno, além de resinas de injeção de HDPE. A terceira linha, um processo de pasta de Innovene, está programada para início no começo de 2024 e produzirá principalmente graus de molde por sopro de HDPE.
Greenberg informou que a disponibilidade de PE no mercado era ampla e que os fornecedores ficariam felizes em manter os contratos de PE estáveis, se possível. “Na melhor das hipóteses, os contratos devem permanecer até 6 centavos por libra para 2023, com alguma erosão possível, já que os processadores estão clamando para que o aumento contencioso de 3 centavos por libra seja retirado,” referindo-se ao aumento inesperado implementado em março.
PP: Preços no Fundo do Poço?
Os preços do polipropileno caíram em maio por 8 centavos por libra, acompanhando o monômero de propileno, e as tentativas de aumentos de preço não baseados em monômero emitidas por alguns fornecedores de PP foram abandonadas, conforme Barry da PCW, Newell da Spartan Polymers e Greenberg da The Plastic Exchange. Quanto ao período de junho a julho, essas fontes aventuraram que os preços estariam estáveis com algum potencial de nova erosão, dependendo da demanda e da trajetória dos preços do petróleo bruto.
Barry viu os preços de PP como em grande parte no fundo do poço, observando que a maior parte da correção de preço já havia ocorrido. “Alguns compradores sentem que o terceiro trimestre será pior que o segundo. A demanda na indústria automotiva parece ser a mais decente em termos de demanda, com os compostadores de PP nos EUA e México bem ocupados até o segundo trimestre.”
Newell observou que a demanda ainda estava fraca, com as taxas de operação caindo para os baixos 70% a partir dos meados dos 70% no primeiro trimestre. Ele observou que, mesmo com baixas taxas de operação, os estoques dos fornecedores continuaram a aumentar, com dias de estoque em 43,6, uma faixa alta que ele não via há anos. Ele também viu mais potencial de redução nos preços do monômero, particularmente à medida que outra nova planta de propileno on-purpose (PDH) estava sendo inaugurada pela Enterprise, o que globalmente manterá o propileno dos EUA no custo mais baixo.
Greenberg relatou que o comércio de PP spot estava muito robusto no início de junho; os preços do homopolímero de PP prime caíram outro centavo por libra em relação à semana anterior, enquanto os preços do copolímero PP se mantiveram firmes, sendo um pouco escassos. Ele observou que, com os preços mais baixos do homopolímero de PP, o diferencial versus o copolímero PP expandiu-se pela primeira vez desde o final de setembro de 2022. “Ainda há muita incerteza sobre a economia e os mercados,” disse ele, “mas parecia que havia um toque de entusiasmo no ar, à medida que a demanda aumentava e os compradores se tornaram mais ousados em seus esforços de aquisição.”
PS: Preços Sobe e Então Estabilizam ou Caem
Os preços do poliestireno subiram em maio por 3 centavos por libra, em linha com os contratos de benzeno e estavam prontos para serem estáveis ou mais baixos no período de junho a julho, à medida que os preços spot de benzeno estavam caindo, segundo Barry da PCW e Chesshier da RTi. Este último, na verdade, aventurou que os preços em junho poderiam cair até 2 a 4 centavos por libra, com novas concessões de preços em julho, se os preços do benzeno continuarem caindo.
As taxas de operação de resinas PS estavam na faixa de 50%, sem movimento ascendente na demanda e com as exportações caindo vertiginosamente. Importações bem precificadas de PS continuaram a ser um fator. Barry relatou que o custo implícito de estireno, com base em uma fórmula de 30% de etileno/70% de benzeno spot, caiu por 8 centavos por libra no início de junho em relação a quatro semanas antes. “Ao contrário do verão passado, quando os preços do benzeno dispararam no final de maio e início de junho, o fornecimento de benzeno era adequado em meio a uma demanda fraca de produtos downstream.”
PVC: Preços em Queda
Os preços do PVC estavam caindo 2 a 3 centavos por libra em maio e tinham potencial para cair mais 2 centavos por libra no período de junho a julho, segundo Mark Kallman, vice-presidente da RTi para PVC e resinas de engenharia, e Donna Todd, editora sênior da PCW. Ela relatou que os preços contratuais do PVC estavam previstos para serem amplamente estáveis de julho a outubro, com quedas de 1 centavo por libra cada em novembro e dezembro. “Os preços estavam sendo puxados para baixo pela contínua erosão dos preços de exportação, além de uma demanda doméstica apática,” ela observou.
Ambas as fontes perceberam que o típico aumento sazonal na demanda no segundo trimestre nunca se materializou. Disse Kallman, “A construção ainda está fraca enquanto os bens de consumo estão em queda. Além disso, há uma abundância global de PVC, então as exportações sofreram e a China está trazendo mais produção nova de PVC.”
PET: Preços Modestos para Cima e depois para Baixo e Estáveis
Os preços do PET caíram 2 a 2,5 centavos por libra em maio, depois de subir 1 centavo por libra em abril, para contratos baseados nos preços de matérias-primas paraxileno/PTA e MEG, segundo Kallman da RTi. Ele antecipou preços estáveis em junho-julho, à medida que os preços do paraxileno subissem um pouco mais devido à demanda por octano para gasolina. Ele caracterizou o mercado como bem abastecido, apesar das taxas de produção reduzidas, devido em parte à boa disponibilidade de importações de baixo custo.
ABS: Preços em Queda
Os preços do ABS caíram na faixa de 5 a 8 centavos por libra no período de abril a maio e tinham potencial para permanecer estáveis ou cair um pouco mais até julho, segundo Kallman da RTi. Isso, depois de cair na faixa de 5 a 10 centavos por libra no primeiro trimestre e na vizinhança de 30 a 45 centavos por libra no terceiro e quarto trimestres de 2022. Ele atribuiu a trajetória descendente a um mercado doméstico amplamente abastecido, apesar das taxas de operação reduzidas, muitas importações asiáticas de ABS bem precificadas, junto com demanda fraca nos setores de construção e eletrônicos, com um pequeno aumento no setor automotivo.
PC: Preços Estáveis a em Queda
Os preços do policarbonato no segundo trimestre foram estáveis a em queda, possivelmente caindo 5 a 7 centavos por libra em situações mais competitivas em junho-julho, segundo Kallman da RTi. Isso veio depois de cair 5 a 10 centavos por libra em dezembro-janeiro e 10 centavos por libra no terceiro trimestre de 2022. Embora a demanda tenha melhorado para o setor automotivo, isso não foi o caso com outros setores. Apesar de uma longa force majeure da Covestro durante o segundo trimestre, o abastecimento doméstico era “excelente, e as importações de PC bem precificadas da Ásia continuaram,” disse Kallman.
Queda nos Preços do Nylon 6 e 66
Os preços do Nylon 6 continuaram a cair no segundo trimestre por 10 a 20 centavos por libra, depois de cair 5 a 10 centavos no primeiro trimestre. Importações de baixo custo continuaram muito fortes, segundo Chesshier da RTi, forçando os fornecedores domésticos a reduzir ainda mais seus preços. Desde agosto de 2022, os preços do nylon 6 caíram na faixa de 40 a 70 centavos por libra, dependendo do fornecedor e da qualidade. Chesshier aventurou que os preços poderiam erodir ainda mais se os preços do benzeno continuassem caindo, mas em uma quantidade menor. Um fator chave foi a demanda reduzida de todos os mercados-chave de nylon 6, exceto por um pequeno aumento na construção.
Os preços do Nylon 66 também continuaram a cair por cerca de 10 centavos por libra em abril, depois de cair 5 a 10 centavos no primeiro trimestre e 15 a 30 centavos no terceiro e quarto trimestres de 2022, segundo Kallman da RTi. Depois de preços estáveis em maio, ele permitiu um movimento descendente adicional de cerca de 5 centavos por libra ou mais em junho-julho. “Os custos de matérias-primas têm caído, e enquanto a demanda automotiva está um pouco melhor, não é o caso para os setores de construção e eletrodomésticos.”
#Soft #Prices #Volume #Resins
Última atualização em 27 de setembro de 2024