Preços dos Resinas em Queda: Economize com Tendências de Mercado Favoráveis!






Análise de Mercado de Resinas em 2023

Introdução ao Mercado de Resinas no Segundo Trimestre

O segundo trimestre de 2023 está se aproximando do fim, com os preços das principais resinas commodities se mantendo estáveis ou em queda. Os fornecedores de PVC tentaram implementar um aumento no mês passado para recuperar uma perda anterior, e os contratos de monômero de propileno, que foram fechados tarde em maio, resultaram em um aumento nos preços de PP, embora essa trajetória de alta fosse esperada ser de curta duração.

Essa tendência de preços majoritariamente estáveis deve continuar no terceiro trimestre. Fatores que podem alterar este cenário incluem interrupções na produção devido a tempestades, picos nos preços do petróleo e como as tarifas se desenrolam.

Visão dos Especialistas do Setor

Nossos colegas da indústria com expertise em precificação têm muito a dizer sobre cada uma das principais resinas commodities. Eles são consultores de compras da Resin Technology, Inc. (RTi), sediada em Fort Worth, Texas; editores seniores da PetroChemWire (PCW), com sede em Houston; e o CEO Michael Greenberg, da Plastics Exchange, em Chicago.

PE: Polietileno

Os preços do Polietileno permaneceram estáveis em maio, após um aumento de 3¢/lb no final de abril. Os fornecedores pareceram adiar o aumento de preço de 3¢/lb de maio, pois lutavam para justificar o aumento anterior, segundo Mike Burns, vice-presidente de mercados de PE da RTi.

Na verdade, a previsão para junho e julho era de preços estáveis ou em queda, de acordo com Burns e David Barry, editor sênior da PCW. “Exceto por interrupções relacionadas a tempestades ou algum grande evento global, podemos ver mais impactos de redução de preços no terceiro trimestre”, afirmou Barry.

PP: Polipropileno

Os preços de Polipropileno aumentaram 4,5¢/lb em maio, seguindo o fechamento tardio dos preços dos contratos de monômero de propileno que se fixaram em 40¢/lb. As projeções para junho e julho eram de preços estáveis, com potencial de ligeira movimentação para baixo ou para cima, segundo Scott Newell, vice-presidente de mercados de PP da RTi e David Barry da PCW.

Ambos, Newell e Barry, caracterizam o mercado como bem abastecido, devido a vendas domésticas e exportações mais lentas, que foram compensadas por algumas interrupções planejadas e não planejadas na produção.

PS: Poliestireno

Os preços do Poliestireno permaneceram estáveis em maio, e foram esperados se manter em junho, com uma possível queda em julho, após subir 2¢/lb em março e 2-4¢/lb dependendo dos termos do contrato em abril, de acordo com David Barry da PCW e Robin Chesshier, vice-presidente de mercados de PE, PS e nylon 6 da RTi.

Chesshier observou que até o final de abril, a oferta aumentou 2% enquanto a demanda subiu apenas 1%, e as exportações de monômero e PS caíram 17%. Tanto ela quanto Barry caracterizaram a demanda sazonal de PS como insatisfatória, observando que não está onde deveria tradicionalmente estar, com plantas operando a 72% da capacidade em abril, após uma marca sem precedentes abaixo de 70% no primeiro trimestre.

PVC: Policloreto de Vinila

Os preços do PVC caíram 2¢/lb em abril, essencialmente anulando o aumento dos fornecedores de fevereiro. Eles permaneceram estáveis em maio, mas novos aumentos de 2¢/lb, efetivos em 1º de junho, surgiram, de acordo com Mark Kallman, vice-presidente de PVC e resinas de engenharia da RTi, e Donna Todd, editora sênior da PCW. “Há muitos fatores que podem determinar o sucesso do novo aumento de 2¢/lb”, disse Kallman.

Todd, da PCW, observou que alguns compradores argumentaram que o aumento de preço de junho não será totalmente implementado. “Enquanto os produtores falavam sobre alta demanda por resina e oferta restrita, os compradores disseram que a demanda doméstica não tem sido tão forte este ano e que isso não se devia apenas ao mau tempo no coração do país.”

PET: Polietileno Tereftalato

Os preços do PET caíram 1¢/lb no início de junho em relação aos níveis de meados de maio, com PET importado disponível na faixa alta de 50¢/lb entregues a 300 milhas de portos na Costa Oeste, Costa Leste e no Meio-Oeste. O PET produzido domesticamente estava de 1-4¢/lb mais caro (faixa de 60-63¢/lb) para negócios de vagões ferroviários vinculados a contratos mensais usando custos de matérias-primas como base de precificação.

Uma oferta excedente de importações de PET e preços globais mais baixos para matérias-primas, como o Paraxileno, foram as principais razões para a queda nos preços do PET durante grande parte do segundo trimestre, segundo Xavier Cronin, editor sênior da PCW. Ele observou que as fontes do mercado esperam que os preços domésticos estagnem nos níveis atuais até junho e possivelmente em julho.

ABS: Acrilonitrila Butadieno Estireno

Os preços do ABS permaneceram estáveis durante a maior parte do segundo trimestre, acompanhando o primeiro trimestre e é provável que este mês siga o mesmo padrão, de acordo com Kallman da RTi. Os principais fatores incluem demanda doméstica estável para baixa de todos os principais setores de mercado e o fator importações. “A recuperação geral do mercado doméstico de ABS será baseada na resolução da guerra comercial”, explicou Kallman.

PC: Policarbonato

Os preços do PC ficaram estáveis durante grande parte do segundo trimestre, após concessões feitas pelos fornecedores de 8-10¢/lb nas negociações de contratos do primeiro trimestre, conforme Kallman da RTi. Ele aventurou que esta trajetória continuaria, apesar de alguns aumentos nos custos das matérias-primas.

A demanda interna mais fraca do setor automotivo e o início tardio da temporada de construção sinalizaram algum potencial para novas concessões de preços, mas o aumento dos preços das matérias-primas pode manter os preços estáveis.

Nylon 6 e 66: Tendências de Preços

Os preços do Nylon 6 se mantiveram estáveis em abril, após permanecerem inalterados no primeiro trimestre, de acordo com Chesshier da RTi, que projetou um movimento dos fornecedores para aumentar os preços em abril. Os fornecedores emitiram aumentos de 6¢/lb, atribuindo a mudança principalmente ao aumento temporário dos preços do benzeno, mas houve forte resistência dos compradores.

Os preços do Nylon 66 permaneceram amplamente estáveis durante os primeiros dois meses do segundo trimestre, como estiveram no primeiro, seguindo os aumentos de 25-40¢/lb de 2018. A situação do mercado foi caracterizada como mais equilibrada; resultado de uma demanda global em suavização no setor automotivo, juntamente com melhorias incrementais na cadeia de suprimentos.





#Generally #FlattoDown #Prices #Volume #Resins

Última atualização em 11 de julho de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Impacto do Boletim Focus e PMIs Globais: Entenda a Influência no Dólar Hoje!

Next Article
Scania e AMAGGI iniciam operação com 101 caminhões movidos a biodiesel B100

Revolução Verde: Scania e AMAGGI Lançam Frota de 101 Caminhões 100% Movidos a Biodiesel!




Related Posts