Preços de Resinas: Oscilações Surpreendentes Aprovam Novos Desafios e Oportunidades no Mercado!

À medida que entramos no novo ano, o curso dos preços das resinas de alto volume se mostra inconstante. Os fundamentos da oferta e da demanda são essenciais para a tendência de baixa projetada para PE, PS e PVC; enquanto custos mais elevados de matérias-primas e, em alguns casos, demanda forte, são fundamentais para a movimentação ascendente das resinas de engenharia de volume. Há um cenário mais indeterminado para PP e PET, devido à capacidade apertada do primeiro e ao excesso de capacidade do último.

Estas são as opiniões de consultores de compras da Resin Technology, Inc. (RTi), Fort Worth, Texas, do CEO Michael Greenberg da Plastics Exchange, em Chicago, e da PetroChemWire (PCW) de Houston.

Preços de PE Estáveis a Baixa

Os preços do polietileno permaneceram estáveis em novembro, já que ainda não havia acúmulo suficiente de inventário, devido a pequenos problemas de produção em vários fornecedores, para que os preços pós-furacão se ajustassem aos níveis “normais”, segundo Mike Burns, vice-presidente de serviços ao cliente da RTi para PE. Burns disse no mês passado que havia potencial para uma redução impulsionada por fornecedores de até 3¢ antes do final do ano. “Os níveis atuais de preços não podem ser sustentados à medida que os estoques se recuperam”, explicou. Burns esperava novas reduções neste mês e no próximo, com quedas totalizando 7-10¢/lb até março.

No início de dezembro, tanto Michael Greenberg da Plastics Exchange quanto a PCW relataram que os preços spot do PE continuaram a “desfazer-se”, sinalizando uma possível reversão no curso dos preços dos contratos. Greenberg disse: “Houve uma série de aumentos de preços desde agosto que variaram em quantidade e data de implementação. Parece que 10¢/lb em média prevaleceu. Agora, com o mercado spot caindo acentuadamente, não consideraríamos mais nenhum avanço nos preços contratuais e esperamos ver os preços dos contratos começarem a declinar, talvez já em dezembro.”

PCW disse que os preços spot do PE foram em sua maioria menores à medida que os estoques dos fornecedores continuavam a se recuperar das interrupções do furacão Harvey. Burns acrescentou que a nova capacidade de PE continua entrando em operação, com a maior parte desse volume adicional indo para exportação. “Os preços do PE de exportação dos EUA estarão 7-10¢/lb mais baixos que os preços globais”, disse ele. Burns observou algumas preocupações na indústria de que a disponibilidade de monômero de etileno será um desafio no segundo trimestre, pois a nova capacidade de PE poderá bem superar a nova capacidade de monômero que está entrando em operação.

Preços de PP em Alta

Os preços do polipropileno aumentaram 1¢/lb em novembro, novamente em consonância com os contratos de monômero de propileno, embora algumas fontes da indústria tenham relatado que os fornecedores de PP adicionaram 1¢ adicional em expansão de margem. No entanto, Scott Newell, vice-presidente de mercados de PP da RTi, não viu evidências de expansão de margem; ele esperava que os preços do monômero atingissem o pico, possivelmente em dezembro, se a nova unidade de propileno da Enterprise Product Partners aumentasse a produção. “Nesse caso, os preços dos contratos de monômeros de dezembro poderiam ser estáveis ou baixos – mas se a nova planta não aumentar o suficiente, os monômeros podem ficar estáveis ou subir”, disse ele.

Embora não confirmada, há conversas na indústria de que, à medida que as negociações de contratos de 2018 estavam em andamento, o mercado estava se tornando um pouco mais competitivo, e alguns fornecedores estavam recuando das expansões de margem e até oferecendo alguma erosão de margem.

O mercado spot de PP foi caracterizado como apertado – com abastecimentos de copolímero de impacto de fluxo mais elevado e copolímero randômico clarificado particularmente apertados – tanto pela PCW quanto por Greenberg. No início de dezembro, Greenberg disse: “Apesar do fato de que os preços do PE estão voltando a cair duramente, os fundamentos do mercado de PP são bastante diferentes; e, para frustração dos compradores, os preços permanecem firmes ou mais altos. Os produtores responderam aos preços elevados e à boa demanda com produção adicional, mantendo os reatores o mais próximo possível de sua capacidade prática. Isso ajudou a manter uma tampa sobre os preços do PP.”

Tanto Newell quanto a PCW caracterizaram o mercado geral no final do ano como equilibrado de forma apertada e a demanda como um tanto sem brilho. Newell observou que, em 2017, as vendas totais (incluindo exportações – que caíram) aumentariam cerca de 1%, embora as vendas domésticas fossem de 3,5%. Ele esperava ver algum crescimento contínuo da demanda em 2018. PCW relatou que as conversas sobre a manutenção planejada em várias unidades no primeiro trimestre, combinadas com nenhuma nova capacidade, poderiam apertar ainda mais o mercado. Embora algum PP tenha chegado do exterior, Newell não esperava uma enchente de importações, embora muito dependerá dos preços domésticos do PP.

PS para Cima, Mas Não por Muito Tempo

Os preços do poliestireno permaneceram estáveis em novembro, mas os fornecedores estavam buscando aumentos da ordem de 5-6 c/lb, a partir de 1º de dezembro, segundo a PCW e Mark Kallman, vice-presidente de serviços ao cliente da RTi para resinas de engenharia, PS e PVC. PCW observou que o movimento foi apoiado por um aumento de 50¢/gal nos contratos de benzeno de dezembro (cada aumento de 10¢/gal equivale aproximadamente a um aumento de 1¢/lb no custo de PS), mas também caracterizou dezembro como um mês de demanda sazonalmente mais fraca.

Kallman aventurou que os fornecedores implementariam mais provavelmente 4-5¢/lb, mas ele também esperava que “uma boa parte, senão todo, desse aumento sairá em janeiro e fevereiro devido à antecipada melhor disponibilidade de benzeno”.

PVC Estável a Baixa

Os preços do PVC em novembro foram um pouco “confusos”, de acordo com Kallman da RTi, variando de estáveis a 2¢/lb mais baixos – após um aumento de 3¢ em outubro. Kallman esperava uma redução de preço adicional em dezembro, seja por descontos reconhecidos ou incorporados em novos contratos para 2018 – totalizando 3¢/lb em geral. Não só os estoques de PVC estavam começando a se acumular, mas os negócios de exportação estavam diminuídos.

A PCW noticiou que os processadores — exceto os extrusores de tubos, que conseguiram aumentar os preços dos tubos para o mais alto nível do ano — foram apaziguados pela perspectiva de que os preços do PVC caíssem pelo menos 3¢/lb. A PCW observou que o aumento de outubro elevou o aumento total nos preços do PVC para 9¢/lb, enquanto os preços dos contratos de etileno até setembro aumentaram apenas 1,75¢/lb desde janeiro de 2017. Kallman previu preços estáveis ou mais baixos para o PVC no primeiro trimestre.

Preços de PET em Alta

PCW relatou que os preços domésticos da resina PET grau garrafa começaram dezembro em 68-70¢/lb para entregas por caminhão granel ao Centro-Oeste – um aumento de 2-3¢/lb em comparação com novembro. No entanto, os negócios de contratos de dezembro vinculados aos custos das matérias-primas foram 2-5¢/lb mais baixos para quantidades de vagões e caminhões granel. Os preços domésticos das matérias-primas PET encerraram moderadamente mais altos em novembro, com o paraxileno subindo 1,5¢/lb, o PTA subindo 1¢/lb, enquanto o MEG caiu 1,4¢/lb. A resina PET importada, com IV de 78 ou superior, em 6 de dezembro estava a 65¢/lb, entregue com todos os impostos pagos (DDP) na Costa Leste e 70¢/lb DDP na Costa Oeste, um aumento de 1-2¢/lb em relação a novembro.

ABS Estável a Alta

Os preços do ABS mantiveram-se estáveis de junho a novembro, após aumentarem 15-20¢/lb até abril e caírem 5¢/lb em maio. Mas os fornecedores estavam buscando aumentos de 5¢/lb para meados de dezembro, atrelados aos preços mais altos do benzeno.

Kallman, da RTi, observou que enquanto os contratos de benzeno se estabilizaram mais altos, eles geralmente eram esperados para cair no primeiro trimestre, e os preços do butadieno caíam. Ele esperava que os preços do ABS em dezembro e neste mês variem de estáveis a 2-3¢/lb mais altos.

Ele observou que o ABS importado continua competitivo, mas não tanto. Caracterizando o mercado doméstico de ABS como bem equilibrado, ele esperava que a demanda por ABS fosse estável em 2018.

PC Subindo

Os preços do policarbonato permaneceram estáveis nos terceiro e quarto trimestres de 2017, após subir 10-20¢/lb nos dois primeiros trimestres. Mas ofertas de um aumento de 14¢/lb para 1º de janeiro estavam atreladas ao aumento no final do ano dos preços do benzeno. No entanto, Kallman da RTi observou que o aumento – que não tinha suporte na indústria na época da redação – não era equivalente ao aumento do benzeno, mas uma tentativa de expansão da margem.

“À medida que os estoques dos fornecedores aumentam a partir da produção aprimorada das plantas, espero que a maioria dos compradores consiga negociar uma redução significativamente menor do que os 14¢ buscados”, disse Kallman. Além disso, ele observou que houve importações significativas de PC em 2017, que eram esperadas para continuar fortemente este ano devido a grandes expansões de capacidade na Ásia, tornando o ambiente mais competitivo. Ele previu que o crescimento da demanda de PC continuaria este ano, embora talvez não atingisse os níveis de 2017, impulsionado por automóveis, eletrônicos e construção.

Nylon 6 e 66 em Alta

Os preços do nylon 6 subiram 5¢/lb em novembro, após aumentarem 2-7¢/lb no segundo trimestre e permanecerem estáveis de julho a outubro. Kallman da RTi esperava que os preços em dezembro subissem mais 5-8¢/lb.

Os aumentos implementados rapidamente em novembro foram atribuídos à forte demanda e a algumas limitações na disponibilidade de matérias-primas após o furacão Harvey. Além disso, houve pressão adicional dos preços mais altos globais desde ambos, benzeno e caprolactama. No entanto, ele esperava que os preços caíssem no primeiro trimestre à medida que a disponibilidade de benzeno melhorasse.

Os preços do nylon 66 em outubro e novembro foram estáveis a altos. Alguns aumentos foram passados pelos canais de distribuição, embora a maioria tenha permanecido estável para as negociações de contratos de 2018, segundo Kallman. Ele esperava que os compradores de nylon 66 vissem aumentos de 5-10¢/lb, embora um fornecedor estivesse pedindo 14¢. Kallman aventurou que uma vez implementados os aumentos este mês, os preços do primeiro trimestre provavelmente seriam estáveis. Ele prevê crescimento contínuo da demanda por nylon 66 impulsionado pelos mercados automotivo e de construção e caracterizou o mercado como equilibrado a ligeiramente apertado.


#Mixed #Bag #Volume #Resin #Prices

Última atualização em 30 de setembro de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Segredos da Incubação: Dicas de Ouro para Maximizar a Eclosão de Ovos com Daniel Dalla Costa

Next Article
Com foco nos cegonheiros, Expo de Transportes do ABCD deverá gerar R$ 480 milhões em negócios

Expo de Transportes ABCD: Evento Promete R$ 480 Milhões em Negócios para Cegonheiros!




Related Posts