Preços de Resinas: Oportunidades e Desafios no Mercado de Commodities em Alta






Mercado de Resinas: Expectativas para o Mês Atual

Os preços do PS, PVC e PET subiram em março, mas uma reversão desses aumentos era esperada para este mês. A combinação de custos de matérias-primas em queda e uma melhora na disponibilidade de monômeros e polímeros estava pressionando os preços para baixo. Enquanto isso, os preços do PE permaneceram estáveis, apesar de um aumento em março que foi adiado para abril, mas não pareceu ter força. Se houver alguma mudança, espera-se que os preços continuem estáveis ou até mesmo mais baixos em maio.

A exceção foi o PP, com uma queda de dois dígitos entrando em abril. A queda nos preços das matérias-primas, uma diminuição na demanda de exportação e alguma melhoria na disponibilidade de material foram alguns dos fatores, embora um aumento de preço para expansão de margem estivesse previsto para maio.

Estas são as opiniões de consultores de compras da Resin Technology, Inc. (RTi), de Fort Worth, Texas, do CEO Michael Greenberg da The Plastics Exchange em Chicago, e da Houston-based PetroChemWire (PCW).

PE PREÇOS ESTÁVEIS OU MAIS BAIXOS

Os preços do Polietileno (PE) ficaram estáveis em março e eram esperados para permanecer assim em abril, com possibilidade até de algum movimento descendente este mês, de acordo com Mike Burns, vice-presidente de serviços ao cliente da RTi para PE. Burns, PCW, e Greenberg da The Plastic Exchange apostavam que os fornecedores poderiam tentar passar o aumento de 3¢/lb de março em abril, mas duvidavam que tal movimento fosse bem-sucedido.

“Os produtores vão tentar novamente em abril, mas os processadores sentem que o topo do mercado de PE já pode estar estabelecido”, relatou Greenberg. A PCW observou que o ímpeto de preços parecia perdido em meio a uma demanda doméstica fraca. Ambos os lados caracterizaram os preços spot de PE como estáveis ou mais baixos, com atividade de compra enfraquecida tanto no mercado doméstico quanto internacional. Greenberg relatou uma fraqueza particular e declínio de até 4¢/lb para o LDPE e LLDPE de injeção à medida que mais material se tornou disponível. Burns disse: “Os preços globais de PE estavam muito mais baixos no início de abril, à medida que há muita oferta disponível. Além disso, a China não está importando nenhuma resina agora, o que tem obstruído as coisas”.

Burns enfatizou que os preços de PE na América do Norte devem permanecer no máximo 7-10¢/lb acima do nível de preços globais para reter a demanda de exportação. Ele observou que os preços de PE fora do padrão estão de volta aos níveis pré-furacão Harvey, enquanto os preços spot de monômero de etileno em março estavam próximos de uma baixa de 10 anos.

Burns esperava “muitas discussões sobre preços” na NPE2018 este mês em Orlando, Flórida. “Os processadores estão pagando 14¢/lb a mais do que esperavam no final de 2017 ao fazer seus orçamentos. Eles pensaram que os preços cairiam 3¢ este ano, mas, em vez disso, os preços subiram 11¢/lb.” Ainda assim, ele previa pressão descendente indo para este mês, mas não esperava um grande declínio — digamos, na ordem de 3¢/lb.

PP PREÇOS BAIXOS

Os preços do Polipropileno (PP) caíram mais 6¢/lb em março, em linha com os contratos de monômero de propileno, após a queda de 6¢/lb em fevereiro. Enquanto os contratos de monômero de abril, estabelecidos tardiamente, eram esperados para serem estáveis ou cair 1-2¢, vários fornecedores de PP emitiram aumentos de preços de 3-5¢/lb para 1º de abril.

Fontes da indústria eram céticas quanto à implementação completa, se alguma, de tais aumentos. Scott Newell, vice-presidente de mercados de PP da RTi, observou que o aumento proposto para abril é uma tentativa de aumento de margem. Ele esperava que os preços do PP em abril fossem próximos de estáveis — mais ou menos no máximo 1-2¢/lb. Ele esperava preços igualmente estáveis em maio, salvo qualquer ocorrência imprevista significativa. Ele observou que os fornecedores de PP alegavam escassez de oferta e estarem esgotados, embora as taxas de utilização das plantas estivessem abaixo de 80% da capacidade nos primeiros dois meses do ano. Newell esperava um aumento nas taxas de produção e na demanda entre março e maio, retornando pelo menos aos níveis normais.

No entanto, houve alguns indicadores contrários. A PCW relatou que os preços spot de PP estavam estáveis, embora a disponibilidade de material de primeira linha fosse limitada devido às baixas taxas de operação no primeiro trimestre. Greenberg da The Plastics Exchange relatou que a demanda no mercado spot estava em baixa, pois os compradores antecipavam mais quedas de preços, mesmo que os fornecedores com muito pouco inventário pensassem o contrário. Sobre o aumento de preço anunciado para abril, ele observou: “Faz tempo desde que um aumento de margem teve sucesso, mas os fundamentos atualmente estão inclinados para algum nível de sucesso”.

PS PREÇOS SUBINDO E DESCENDO

Os preços do Poliestireno (PS) geralmente subiram 4¢/lb em março, conforme os fornecedores forçaram um aumento. O movimento foi atribuído a suprimentos apertados de monômero de estireno devido a interrupções não planejadas. No entanto, tanto a PCW quanto Mark Kallman, vice-presidente de serviços ao cliente da RTi para resinas de engenharia, PS e PVC, projetavam uma curta duração para esse aumento.

Kallman esperava uma queda de pelo menos 1-2¢/lb nos preços do PS em abril, com o restante do aumento de 4¢ em março desvanecendo até o início de maio. A PCW relatou que a disponibilidade geral de PS spot era adequada, pois as interrupções de monômero do primeiro trimestre pareciam ter impacto mínimo nas operações de PS.

“A situação de fornecimento de estireno nos EUA estava se afrouxando significativamente”, relatou a PCW. Kallman observou que os preços dos contratos de benzeno para abril caíram 7¢/gal para $2,99/gal, enquanto os contratos de etileno de março eram esperados para cair pelo segundo mês consecutivo por mais 1-1,5¢/lb. Outro mês de declínios foi considerado provável para ambos os produtos químicos. Kallman esperava que os preços do PS permanecessem estáveis em maio.

PVC PREÇOS SUBINDO E ESTÁVEIS

Os preços do PVC (Policloreto de Vinila) pareciam ter subido 2¢/lb em março, após a implementação do aumento de preço de 3¢/lb de fevereiro. A PCW relatou que, enquanto os fornecedores ainda pretendiam perseguir em abril o restante de 2¢ do aumento de 4¢ de março, parecia que nem este nem uma nova tentativa de aumento em abril por dois fornecedores seriam implementados. Kallman também se aventurou que os 2¢/lb já ganhos viriam fora em abril devido à melhoria na capacidade de PVC após as paradas planejadas de manutenção. Kallman também citou preços de contratos de etileno mais baixos, uma suavização na demanda de exportação com preços mais baixos no exterior e um atraso na temporada de construção devido às condições meteorológicas.

Ele previu preços estáveis para maio, salvo picos acentuados de demanda. A PCW indicou que os fornecedores tentariam manter seus aumentos totais de 5¢ pelo maior tempo possível.

“A esperança deles é repetir o feito do ano passado de preços estáveis por seis meses. O consenso no mercado é que seu sucesso será determinado em grande parte pelo que acontecer no mercado de etileno, já que a contínua fraqueza nos preços do etileno sem dúvida colocará pressão nos preços do PVC.”

PET PREÇOS ESTÁVEIS A BAIXOS

A PCW relatou que a resina PET (Polietileno Tereftalato) de grau garrafa doméstico começou abril a 72-74¢/lb em caminhão e vagão ferroviário entregue no Meio-Oeste, um aumento de 1¢/lb em relação a março. No entanto, os preços eram esperados para serem estáveis ou cair 1-2¢/lb durante abril, impulsionados pela queda nos custos das matérias-primas e uma oferta constante da produção doméstica e importações. Enquanto isso, o PET importado com um IV de 78 ou superior estava a 69¢/lb entregue com direitos pagos (DDP) na Costa Oeste, e 72¢/lb DDP na Costa Leste, sem alteração desde 1º de março.

Os direitos anti-dumping estavam previstos para serem impostos às importações de PET dos EUA da Coreia do Sul, Indonésia, Taiwan, Brasil e Paquistão no final de abril. Esperava-se que isso produzisse uma queda geral nas importações a partir de maio e durante o verão, já que esses cinco países representaram cerca de 42% de todas as importações de PET dos EUA em 2017.





#Mixed #Bag #Commodity #Resin #Prices

Última atualização em 7 de setembro de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

"É necessário manter. A Amaggi reduzirá a área de algodão", diz Blairo Maggi

Next Article

Revolucionando a Sustentabilidade: TotalEnergies Corbion Divulga LCA do PLA Reciclado com Reciclagem Avançada




Related Posts