Preços de Resinas em Queda: Aproveite as Oportunidades de Compra Antes que os Valores Subam!






Preços de resinas: Tendências e previsões para maio

Preços de cinco resinas de commodities de grande volume estavam geralmente estáveis ou em queda em abril e início de maio, com exceção do PET, cuja tendência era de alta em maio. No caso do PET, os preços mais altos do petróleo bruto impulsionaram os preços da matéria-prima do PET. Quanto às outras quatro famílias de resinas, os principais fatores foram a melhora na oferta; uma queda nos custos das matérias-primas – dramática no caso do etileno; e, em alguns casos, a demanda doméstica e de exportação que não atendeu às expectativas devido ao clima e outros problemas ao longo de grande parte do segundo trimestre. Os preços do PP também poderiam contrariar a tendência, pois os fornecedores buscavam aumentos para expansão de margem após uma queda de dois dígitos nos preços.

Essas são as opiniões de consultores de compras da Resin Technology, Inc. (RTi), Fort Worth, Texas; Michael Greenberg, CEO da Plastics Exchange em Chicago; e PetroChemWire (PCW), com sede em Houston.

Preços do PE Estáveis ou em Queda

Os preços do polietileno se mantiveram estáveis em abril e eram amplamente esperados para permanecer estáveis ou cair. Os fornecedores tentaram, sem sucesso, implementar o aumento de preço de 3¢/lb em março em abril, com pelo menos um adiando para 1º de maio, enquanto havia conversas no mercado sobre preços mais baixos no mês passado. Mike Burns, vice-presidente de serviços ao cliente da RTi para PE, aventurou que os preços do PE em maio provavelmente cairiam 2-4¢/lb.

A PCW relatou que os preços à vista do PE estavam estáveis a mais baixos e caracterizou a oferta como equilibrada para a maioria dos graus, exceto para certas resinas de filme LDPE e HMWPE. A PCW também relatou que os compradores domésticos à vista estavam inativos, mas que a demanda subjacente era boa. Greenberg, da Plastics Exchange, colocou isso da seguinte forma: “Os compradores estavam quietos, sem sentir uma ameaça real de aumento de preços, já que os fornecedores postergaram o aumento de abril, deixando dúvidas sobre qualquer sucesso em maio.”

Tanto a PCW quanto Burns notaram que as plantas de PE estavam operando em bons índices – na faixa baixa de 90% – com estoques acumulando como resultado. “Não acho que um aumento de preço possa ser alcançado pelo resto do ano, a menos que os preços do petróleo subam significativamente, significando 10-15% ou $7-10/barril acima dos preços atuais – ou uma demanda falsa no terceiro trimestre devido à pré-temporada de furacões, ou interrupções reais na produção relacionadas aos furacões.” Ele também observou que haverá uma melhoria notável na disponibilidade de resinas começando no terceiro trimestre. “A maioria dos fornecedores terá recuperado das interrupções do furacão Harvey e das interrupções não planejadas pós-furacão.”

Os preços do petróleo, que impulsionaram as tendências de preços do PE, aumentaram 30% ou $15/barril no último ano. Os preços do gás natural foram 10% menores durante o mesmo período. Os preços à vista do etileno atingiram um novo mínimo de 13¢/lb no final de abril, após três semanas consecutivas de preços próximos aos mínimos de 10 anos, de acordo com Burns. Enquanto isso, desde julho do ano passado, os processadores com oportunidades de negociação de contratos viram seus preços aumentarem 5-7¢/lb, e para outros, até 11¢/lb. Burns acredita que as margens dos fornecedores de PE cresceram para cerca de 30¢/lb, já que seus custos não aumentaram.

Preços do PP em Baixa

Os preços do polipropileno em abril eram geralmente estáveis ou caíram 1¢/lb em linha com os contratos de monômero de propileno. Embora algumas fontes da indústria tenham relatado um aumento de 1¢/lb na margem em certas contas, Scott Newell, vice-presidente de mercados de PP da RTi, afirmou que tais ocorrências não eram generalizadas e disse que via os preços do PP em abril caindo 1¢ junto com o monômero na maioria dos casos.

A PCW relatou que os preços à vista do PP estavam mais altos em meio a uma oferta apertada e demanda saudável. Da mesma forma, Greenberg relatou alta atividade no final de abril, dizendo que os compradores estavam reconhecendo a pressão ascendente nos preços dos contratos e procuravam garantir material além de suas necessidades atuais. Todas as três fontes relataram que os preços do monômero à vista começaram a subir devido a interrupções planejadas e não planejadas que mantiveram a oferta apertada. Newell afirmou que os contratos de monômero em maio poderiam fechar 1-2¢/lb mais altos.

Para o PP, Greenberg disse que parte do aumento de 3-5¢/lb de expansão de margem provavelmente será concretizado no segundo trimestre, apesar de um fluxo constante de novas ofertas no mercado spot. Newell afirmou que, além do potencial aumento do monômero, os fornecedores de PP poderiam obter uma expansão de margem de 1-2¢ em maio. “Quando olho para os fundamentos do mercado de PP, não vejo o mercado apoiando um aumento. Até agora, a demanda foi estável a ligeiramente baixa. Na verdade, temos um período de oito meses com demanda abaixo da média.” Ele esperava uma demanda razoavelmente decente para maio, mas rejeitou relatórios da indústria de que o mercado está muito apertado: “O mercado não está frouxo, mas também não está tão apertado – e os números simplesmente não mostram a alegada limitação.” As taxas de operação das plantas no primeiro trimestre foram de apenas 84-85%, no entanto, houve um acúmulo de estoque de fornecedores de 70 milhões de libras. As importações de PP têm sido acima da média desde o furacão Harvey, o que explica parte da demanda doméstica perdida. Newell viu cerca de 1,2% de crescimento doméstico negativo no primeiro trimestre. Ele notou que os estoques de fornecedores estão equilibrados em 31,3 dias.

Preços do PS em Queda

Os preços do poliestireno estavam estáveis em abril e vários fornecedores notificaram os clientes de reduções de 2-4¢/lb para 1º de maio, de acordo com Kallman da RTi. Tanto Kallman quanto a PCW atribuem a tendência de queda a alguns fatores-chave. Primeiro, os preços das matérias-primas caíram significativamente – na ordem de 6¢/lb. Os preços dos contratos de benzeno caíram de um pico de $3,30/gal em dezembro para $2,93/gal em maio. Os preços à vista do etileno despencaram de cerca de 27¢/lb no início de janeiro para 13¢/lb na última semana de abril. Os contratos de etileno, que se estabelecem tardiamente, deveriam cair 2¢/lb. E os preços à vista do monômero de estireno voltaram aos níveis de início de janeiro em maio, de acordo com a PCW.

Além disso, a estação mais forte para o consumo de PS viu atrasos relacionados ao clima, enquanto a oferta estava bem equilibrada. Por essa razão, Kallman afirmou que os preços do PS neste mês, após as reduções de maio, provavelmente se manterão estáveis, e os fornecedores precisam compartilhar mais dos custos mais baixos das matérias-primas com o mercado.

Preços do PVC em Baixa a Estáveis

Os preços do PVC foram relatados por um índice da indústria como tendo caído 2¢/lb em abril – anulando o aumento de março, embora tenha parecido uma mistura, mais como estável para baixo, de acordo com Mark Kallman, vice-presidente de serviços ao cliente para resinas de engenharia, PS e PVC da RTi.

Kallman previu que os preços do PVC em maio seriam estáveis a baixos e se estabilizariam este mês, conforme a demanda sazonal pelo PVC era esperada para ser robusta. Tanto Kallman quanto a PCW citaram ampla oferta, menores custos das matérias-primas, particularmente o etileno, e uma queda nas exportações durante o segundo trimestre para a tendência de preços suaves.

No entanto, Kallman notou que as taxas de operação dos fornecedores de PVC estão na faixa de 90% desde março devido aos baixos custos das matérias-primas e devem permanecer lá, com tanto a demanda doméstica quanto de exportação se fortalecendo.

A PCW relatou que os conversores de tubo apoiaram tanto os aumentos de preço de fevereiro quanto de março na expectativa de que isso lhes permitiria aumentar os preços dos tubos. Em contraste, aqueles que não estão no lado dos negócios de tubos sentiram que o aumento de 2¢/lb em março nunca deveria ter sido implementado, já que tanto os preços do etileno quanto os preços de exportação do PVC estavam caindo em março.

Preços do PET em Alta

A PCW relatou que os preços internos da resina PET de grau para garrafas em abril estavam estáveis nos níveis de março de cerca de 73¢/lb em caminhão e vagão entregue no Midwest. Ao mesmo tempo, os preços mais altos do petróleo bruto em abril pressionaram os preços das matérias-primas do PET. Isso era esperado para resultar em preços internos do PET subindo 2-3¢/lb em maio – especialmente para contratos mensais vinculados aos custos médios das matérias-primas.

Enquanto isso, os preços de importação do PET nos EUA eram de 70-71¢/lb entregues com impostos pagos (DDP). Esses preços também estavam subindo no final de abril, devido às taxas antidumping (AD) impostas às importações de PET do Brasil, Indonésia, Coreia do Sul, Paquistão e Taiwan – que representaram cerca de 40% das importações de PET em 2017.

O Departamento de Comércio dos EUA anunciou em 1º de maio que havia imposto essas taxas “de margem” AD como segue: Brasil, 24.09-226.91%; Indonésia, 13.16%; Coreia do Sul, 8.81-101.41%; Paquistão, 7.75%; Taiwan, 9.02-11.89%. Depósitos em dinheiro equivalentes à porcentagem atribuída do valor de uma determinada carga devem ser postados com a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA antes de serem liberados para entrada.





#Commodity #Resin #Prices #Flat

Última atualização em 30 de agosto de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Fávaro promete crédito a produtores e considera "crime" os incêndios no interior de São Paulo

Next Article

Quais são os Benefícios dos Eventos Paralelos na Interplast?




Related Posts