Preços de Resinas de Commodities Sobem, Mas PP Cai. Saiba Mais!


Os preços das resinas de commodities sobem, mas o PP cai

A demanda forte contínua e as restrições de fornecimento em matérias-primas e/ou resinas impulsionaram os preços do PE, PS e PVC novamente, com os preços do PET também mais altos. Esse cenário de oferta e demanda se aplica ainda mais ao PP, mas o monômero caiu quase 20¢/lb e o PP seguiu o exemplo, já que os fornecedores continuaram a emitir aumentos de preços mensais não relacionados ao monômero.

Algumas “correções de preço” são prováveis este mês ou no próximo devido à recuperação dos estoques dos fornecedores para todas as resinas de commodities de maior volume, exceto para o PP. Essas são as visões de consultores de compras da Resin Technology, Inc. (RTi), editores-chefe da PetroChemWire (PCW) e CEO Michael Greenberg, do The Plastics Exchange.

Preços do PE sobem acentuadamente novamente

Os preços do polietileno subiram 7¢/lb em março, e os fornecedores buscavam mais 7¢ a 9¢/lb para abril, cuja implementação era provável, de acordo com Mike Burns, vice-presidente de mercados de PE da RTi, bem como o editor sênior da PCW, David Barry, e Michael Greenberg, do The Plastics Exchange. Greenberg relatou que, desde o menor preço do mercado no segundo trimestre de 2020, os preços contratados subiram 43¢/lb (19¢ desse valor no primeiro trimestre de 2021), e os preços spot subiram muito além dos aumentos contratuais (até 10¢/lb a mais), especialmente após a tempestade no Golfo meados de fevereiro. “Parece que esse ambiente único poderia levar a um amaciamento dos preços de forma mais suave, em vez de uma queda acentuada. A atividade da semana passada e o aumento da demanda confirmaram nossa sensação de que esse mercado ainda não está fora do perigo”, relatou na primeira semana de abril.

Este mês provavelmente parecerá mais estável, já que todas as três fontes esperavam que os fornecedores completassem a recuperação de seus estoques a partir da tempestade de fevereiro mais tarde neste mês. Burns afirmou: “Maio começará a mostrar mais normalidade, mas não espere que os preços caiam”. Na verdade, ele não prevê grande alívio nos preços até depois de setembro. Ele disse que os fornecedores de PE deveriam prestar atenção às preocupações de crédito de seus clientes, observando que os processadores estão pagando quase o dobro por um vagão-tanque de resina em comparação com um ano atrás. “Embora pareça que as grandes lojas não tenham repassado os aumentos de preços durante a pandemia, os pequenos negócios na cadeia não conseguem absorver esses aumentos – há um ponto de quebra para os processadores.”

Os preços do PP se aliviam um pouco

Os preços do polipropileno caíram 12,5¢/lb em março, com os contratos de monômero de propileno sendo concluídos tardiamente, com queda de 18,5¢/lb, os fornecedores de PP implementaram um aumento “marginal” de 6¢/lb não relacionados ao monômero. Além disso, os fornecedores de PP anunciaram outro aumento de margem de 6¢/lb para abril, além de qualquer movimento nos contratos de monômero.

Segundo Greenberg, Barry e Scott Newell, vice-presidente de mercados do PP na RTi, esperavam outra queda nos contratos de monômero em abril. Barry arriscou dizer que poderia ser outra queda de dois dígitos. E neste mês, Newell esperava que a volatilidade retornasse para o monômero: “Pode ser o velho oeste para os preços do monômero, semelhante ao que estava acontecendo mesmo antes da onda de frio de fevereiro. Os fornecedores de polipropileno precisarão aumentar as taxas de operação para o percentil inferior de 90% para o resto do ano para atender à demanda. O problema é que a produção de monômero pode não acompanhar, e os preços subirão”.

Última atualização em 6 de fevereiro de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Novo vídeo sugere lançamento em breve da versão global do Xiaomi 14

Next Article

Confira os detalhes da chegada oficial da linha Xiaomi Redmi Note 13 ao Brasil




Related Posts